x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 19

acessos 16.733

As dificuldades do contador

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Domingo | 10 agosto 2008 | 18:36

Boa noite Luciane,

Sem querer emprestar a conotação de reclamação e por mais estranha que possa parecer a afirmação, uma das maiores dificuldades do contador de hoje em dia, é praticar a contabilidade propriamente dita.

Há o inegável "afastamento" do raciocínio puro e simples, da análise que leva à lógica, de se buscar na mente (não nos livros) os Princípios e as Normas de Contabilidade. Isto porque os softwares contábeis já parametrizados roubam-nos o exercício mental que nos capacita, e a preocupação maior de cada contador volta-se para legislação burra e estafante de nosso país.

Já não dedicamos a maioria de nosso tempo ao exercício contábil, e sim ao estudo da legislação e ao atendimento das obrigações acessórias que se multiplicam. Hoje, a empresa precisa também de um bom advogado tributarista e (na falta deste) o contador deverá fazer suas vezes.

Ainda que seja imprescindível, poucos são os contadores que podem reunir-se com seus clientes e oferecer, com base nos índices apurados contabilmente, condições para tomada de decisão acerca da melhor estratégia de negócios a ser tomada pela diretoria.

Isto porque na maioria dos casos, a contabilidade serve mais ao fisco do que aos empresários. Se os primeiros exigem, punem e multam, os últimos consideram-na necessária enquanto obrigatória.

...

Thiago Alves de Menezes

Thiago Alves de Menezes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 00:26

Olá...aproveitando,

Sou estudante e estagiário. É impossível não notar as diferenças entre a realidade e o que a universidade ensina. Eu queria saber até onde o contador é responsável por aqueles documentos que não são (não podem) ser contabilizados. Supondo que fique como pendência em uma conciliação...quando ela será resolvida, se não existe uma nota fiscal, por exemplo, para explicar um débito no banco? Caso o fisco encontre isto...o contador é penalizado? ou apenas a empresa? Essas são minhas dúvidas. Desde já...fico muito agradecido. E parabéns mais uma vez por este fantástico fórum. (Ah, por sinal....quando deixo de ser usuário novo? risos...)

Abraço

André Controller

André Controller

Prata DIVISÃO 2 , Controller
há 16 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 10:00

Bom dia

Nós, contabilistas, respondemos pela veracidade das informações contábeis e financeiras da empresa, pelas obrigações de ordem legal e pelas assumidas contratualmente.

A natureza jurídica da responsabilidade pode ser contratual e extracontratual. A primeira se aplica aos profissionais liberais, onde as obrigações fazem parte das cláusulas de um contrato; a segunda se aplica aos profissionais que violarem o dever legal, previsto pelas normas do Conselho Federal de Contabilidade.

Caso o contabilista pratique atos dolosos (com intenção ou que assume o risco de provocar danos à sociedade ou a terceiros), será responsável solidário com o empresário, isto é, respondem o contador e o empresário pelos prejuízos causados a terceiros.

Veja mais no Novo Código Civil(Art. 1.177, parágrafo único da Lei nº 10.406/02).
[

AMS
Rafael Rodrigo da Silva

Rafael Rodrigo da Silva

há 16 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 14:21

Olá

Concordo profundamente com André.
Aquilo que aprendemos de coerente na forma como a contabilidade deve ser exercida, sua teoria em que tudo tem que casear, seguindo toda a sua sustentação de postulados, princípios, convenções e normas emitidas pelos órgãos contábeis tem que dar preferência a frenética busca do fisco por dados, que, de tão inumeráveis exigências induzem ao erro e consequente punição a empresa e ao solidário contador.
Contabilidade está virando profissão de risco! Você errou, no mínimo R$ 500,00 de multa em muitas das obrigações acessórias da Receita.

Inté.

Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2008 | 15:41

Nossa legislação é extremamente complexa, a a tualização exige dispendio de tempo, dinheiro, tanto nossa quanto dos nossos funcionários

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
JOAO PAULO DE QUEIROZ

Joao Paulo de Queiroz

há 14 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 00:09

Olhe sou contador a pouco mais de 05 meses, e minha primeira dificuldade esta sendo convençer os empresários da importância de manter uma contabilidade organizada, com escrituração em boa forma e com base documental.
Mudar a mentalidade é uma tarefa extremamente difícil..

Alexandra Felicio

Alexandra Felicio

há 14 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 16:06

Boa tarde João Paulo,

Trabalho como técnica em contabilidade nos últimos 10 anos e neste ano fui contratada para fazer a contabilidde de uma empresa (contadora).
Esta empresa tinha a contabilidade feita por um escritório e era feito apenas para atender o fisco, portanto os responsáveis pela empresa não tem nem idéia do quanto a contabilidade pode ajudá-los.
Está sendo muito difícil, ainda mais eu sendo mulher, baixinha e com "cara de menina".... affff.. eles não põe fé no que eu falo mesmo.
Minha esperança está em colocar a contabilidade em dia e mostrar serviço.
Mudar sempre é difícil, mas se tivermos em mãos uma base sólida e um trabalho bem feito, acredito que vai ficar fácil encontrar os argumentos certos para a mudança!

Seja a mudança que você quer ver no mundo. (Dalai Lama)
Maxwell de Oliveira

Maxwell de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 09:40

Infelizmente a maior dificuldade que eu vejo, é forma como a sociedade/empresários enxergam o Contador, estamos no ano 2010 e ainda existem pessoas que tratam os Contadores como guarda-livros, é verdade que isto está mudando, porém existem colegas de profissão que andam pra traz, cobrando honorários excessivamente baixos, desvalorizando a classe. Se você cobra pelos seus serviços R$ 1.020,00, com certeza o empresário encontrará outro profissional que cobre a metade 510,00, e por incrível que pareça, talvez até menos, botando no papel, alguns trabalham praticamente de graça.

JOAO PAULO DE QUEIROZ

Joao Paulo de Queiroz

há 14 anos Domingo | 20 junho 2010 | 13:08

É pessoal, as dificuldades são diversas, visão do real papel do contabilista no meio empresarial, instabilidade da legislação, concorrência, em fim são muitas mesmo. Assim como a Alexandra, espero que com trabalho e esforço sejam superadas todas as dificuldades..

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 21 junho 2010 | 16:08

...
espero que com trabalho e esforço sejam superadas todas as dificuldades...

Mesmo porque, se não superarmos estas dificuldades, seremos superados por elas e estaremos invariavelmente fadados ao fracasso.
Nos textos que tenho lido sobre a carreira contábil, percebo que é quase uma unanimidade a ênfase sobre uma abordagem gerencial utilizando a contabilidade como instrumento de decisão.
Assim sendo, para exercer este papel, somos obrigados a conhecer com profundidade não apenas os aspectos fiscais, legais, tributários e científicos, mas buscar conhecimentos corporativos. Vejo como sendo muito importante, encontrarmos tempo e espaço além dos escritórios para conviver com pessoas que vivam nesta realidade.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
luiz alves

Luiz Alves

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2010 | 20:53

acredito que a maior dificuldade está em não termos um parâmetro como os advogados têm para a cobrança dos honorários, alguns colegas de profissão na ânsia de conquistar mais clientes acabam nos desvalorizando cobrando valores absurdamente baixos. Acredito que toda a classe cobrasse um posicionamento dos conselhos para ajustarmos esse procedimento. Que de maneira geral beneficiaria toda a classe contábil no país.

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 08:32

Uma das maiores dificuldade que eu considero, levando em conta todas que os amigos falaram aqui e ainda acrescentando-as a minha lista:
1 - Respeito e reconhecimento do contador
2 - Legislação absurda
3 - Não observancia dos princípios contábeis por parte dos empresários (apesar desse assunto já ter sido debatido aqui no fórum, muitos poderão retrucar alegando que isso é uma questão de diálogo entre contador e emrpesário, e eu já digo que não é. Tem casos que sim, outros não, empresário acredita que contador é tapa buraco e o trata como tal, (claro que tem excessões) mas o geral é assim que age.)
Como eu deixei de trabalhar em escritório tem mais de 4 anos, fazendo apenas 2 contabilidade em casa, estou parando com esse serviço devido a falta de documentação, demora em enviar pro contador o que falta, enfim, quando a gente passa a trabalhar em empresas, se torna mais exigente (eu já era e fiquei ainda nmais), pra mim, a contabilidade tem de ser real, se não for, não tem necessidade da mesma.

Leonardo Sampaio Leite

Leonardo Sampaio Leite

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 21:13

Considero os valores dos cursos voltados à área contábil muito caros mesmo com os descontos oferecidos para aqueles que possuem a carteira do Conselho Regional de Contabilidade. Este fato acaba dificultando ainda mais o contador ou técnico contábil que pretende se atualizar acerca das mudanças ocorridas na legislação e no mundo. Tanto cursos quanto livros contábeis deveriam ser mais baratos ou, pelo mesmo, menos onerosos aos contadores e técnicos em contabilidade. Com relação à legislação, não é de hoje que a dificuldade e ambigüidade são características marcantes nas normas brasileiras. Dificuldade, primeiramente, em acompanhar as constantes modificações sofridas pelas leis de nosso país. Segundo, a imprecisão do próprio legislador sobre aquilo que diz e, que no final, resultará em lei. É por isso que os Conselhos de Contabilidade devem resistir à aprovação de leis esdrúxulas e desprovidas de bom senso a fim de preservar a dignidade desta categoria profissional. Quanto aos profissionais da área, devemos questionar os procedimentos impostos pelos governantes e que afetam - direta ou indiretamente - a nossa classe de forma prejudicial. Reclamar só não dá. Agora, buscar solução e pressionar para que ela aconteça é o que resulta em mudança.

Até mais...

"Para todo o ESFORÇO, há a devida RECOMPENSA"
Graziele Kurtz Assmann

Graziele Kurtz Assmann

Iniciante DIVISÃO 2 , Agente Financeiro
há 14 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 20:06

Rejeli Brochetto

Oi colega, estou no 8° semestre porém sou nova no forum. Já estou gostando bastante, e acho que é muito importante esta interação dos alunos e profissionais de nossa área, para melhores conhecimentos.

Um forte abraço a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade