x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.762

Perguntas sobre o Simples Nacional

wanderson Vieira

Wanderson Vieira

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 18:23

Olá amigos contadores, boa tarde !

Estou precisando da ajuda de vocês, estou terminando meu TCC sobre o Simples nacional, e gostaria que respondessem duas perguntas para o meu questionário, estou precisando também de novas perguntas e respostas, se puderem expor suas ideias ! Ficarei grato ! Lembrando que não estou querendo que vocês façam o meu questionário, estou simplesmente precisando de novas ideias ! obrigado

pergunta 01 Levando em conta que o Simples Nacional veio para beneficiar os Pequenos Empresários, propondo melhorias na contribuição fiscal, de que forma o novo regime pode acrescentar positivamente na economia do Brasil?

Pergunta 02 Qual das Vantagens você considera mais relevante para o simples Nacional, comparativamente a uma empresa não enquadrada no Simples?

Obrigado !

João Henrique

João Henrique

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 09:14

Gostei da ideia Wanderson, próximo ano estarei preparando minha monografia e também vou irei abrangi o tema Simples Nacional.

Darei minha opinião sobre as duas perguntas:

1 - Tenho apenas 20 anos, e apenas 2 anos na área fiscal, digo isso porque sei que o Simples Nacional é um programa muito antigo e não sei como ele era regulamento a 10 anos atrás... Mas hoje, o Simples Nacional, é um dos melhores programas (benefícios) tributários que o governo já pode fazer, além de trazer simplicidade ao contribuinte, o programa também reduz muito a carga tributária. Isso acredito que vá ajudar muito os pequenos empresários a crescer, e com isso, crescer a renda, crescer o número de pessoas com carteira assinada. Além de trazer maior competitividade dos pequenos empresários com as grandes empresas. Acredito que o programa diminuiu muito a informalidade e a desburocratização, já que o próprio empresário pode calcular o próprio tributo na ferramenta PGDAS-D.

Não estou dizendo também, que o Simples é uma mil maravilhas, não são todos os pequenos e micro empresários que sabem utilizar dessa ferramenta (PGDAS-D), porque o programa ainda tem muitas particularidades que deve-se ter um pequeno estudo sobre o sistema. Mas comparado aos outros regimes de tributação, o Simples se torna realmente Simples!

2 - A vantagem mais relevante, sem dúvida alguma é a redução na carga tributária. E lógico existem outras vantagens como dispensa do cumprimento de certas obrigações trabalhistas e previdenciárias, preferência nas compras públicas, regulamentação da figura do pequeno empresário, criando condições para sua formalização, estímulo à inovação tecnológica, simplificação do processo de abertura, alteração e encerramento das MPEs, dispensa também de várias outras obrigações tributárias acessórias.

Espero que sirva, lógico que tudo que eu falei aqui é apenas a minha humilde opinião tendo pouca experiência na área, mas é uma área que me interessei muito, espero que também você venha a gostar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade