Romilson Carvalho
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista InformáticaBoa noite,
Ao analisar demonstrativos de fluxos de caixa de empresas da construção civil, deparei com o fato do caixa gerado nas atividades operacionais aparecer negativo (MRV, Tenda, Cyrela Realty, Rossi, etc).
Em minha compreensão (leiga) isto seria um indicativo que são consumidoras de caixa e não geradoras. Portanto, precisando mais cedo ou mais tarde de obter recursos de outras fontes para complementar o caixa (financiamento de bancos, oferta secundária de ações, etc).
Este pensamento está correto?
A segunda curiosidade seria, considerando especificamente este setor, esta seria a forma de sobrevivência destas empresas (cada vez mais diluindo o capital), ou o ciclo de recebimento de caixa ocorre em intervalos de anos (em um determinado ano, há uma geração de caixa, a qual cobriria os consumos de caixa dos 3 anos anteriores, sendo a empresa portanto uma geradora de caixa se analisada em um periodo de 04 anos.)? Ou seja, o ciclo de geração não seria anual, mas sim em intervalos 04-04 anos por exemplo.(?)
Obrigado, até logo
Romilson