x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 822

O que esperar da formação em Contábeis? Mercado, qualidade d

Igor S.

Igor S.

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Domingo | 11 setembro 2016 | 19:07

Olá pessoal,
sou calouro e tenho muitas dúvidas sobre a carreira. Não tenho dúvidas sobre gostar da área (do estudo); adoro! Inclusive venho estudando desde de antes de iniciar a graduação.

Pelas minhas pesquisas, era muito citado o fato de haver desemprego "zero" na área. As notícias datam de 2~4 anos atrás. Vocês notaram alguma mudança radical nesse quadro?

Houve muita desvalorização do trabalho? Vejo que na prestação de serviço liberal a pequenas e médias empresas há um fenômeno de "commoditização" do trabalho de contador, mas sabemos que há várias outras áreas para o profissional de Contábeis trabalhar. Pessoal de auditoria e afins, a concorrência é muito cruel?

A possibilidade de emigração com a assimilação dos padrões internacionais (IFRS & GAAP), legislação local e da fluência em inglês é uma realidade?

E o mais importante: vocês estão felizes com sua escolha?

Obrigado desde já!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 13:27

Igor, boa tarde

A área contábil realmente oferece um leque grande de oportunidades e é possível seguir por diversos ramos específicos.

Pois bem, quanto ao desemprego, devido ao atual cenário econômico do país a crise atingiu diversos escritórios de diversas formas, tais como:
reduções de honorários, empresas encerrando, dentre outros aspectos que afetam diretamente o faturamento, desta forma, atinge também a mão-de-obra, que por sua vez também precisa ser reduzida muitas vezes.

Quanto ao inglês entendo ser muito importante, principalmente dependendo a área que você trabalhará, a posição que irá ocupar, ou o escritório que pretenderá ter. Não acho que é o fator principal, mas entendo ser um caso a ser pensar com muito carinho.

Agora, sobre gostar, sim. Atuo diretamente na área Societária/Legalização, Fiscal e Tributária... E a formação contábil me dá amparo para entender também sobre a parte prática.

Se você gosta, já é um ótimo começo, inicie um estágio, comece a pesquisar e sentir "o que faz seu coração vibrar" dentre as áreas que temos.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 10:46

Olá colegas,

Concordo com Eduardo Freitas, o mercado em si não valoriza o profissional contábil,
entretanto, já vi engenheiros não tendo oportunidades na área, agora a contabilidade em si,
nesses 3 anos que estou na área trabalhando e estudando não faltam vagas e oportunidades.


att,

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.