x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 13.844

Aporte de capital próprio no fluxo de caixa

Rafael Tavares

Rafael Tavares

Iniciante DIVISÃO 1 , Comprador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2016 | 20:50

Boa noite.

Estou tendo dificuldades em definir algumas contas em meu fluxo de caixa, que fazem com que a análise dos indicadores de viabilidade seja errônea,

Ao realizar um trabalho acadêmico, na abertura de uma empresa, considerei, como uma entrada no primeiro mês de funcionamento, o aporte de capital de R$200.000,00, 100% integralizado como caixa da empresa. Fiz uma análise linear da receita, referente a um único produto (um faturamento igual todos os meses, a partir do segundo mês), sendo os recebimentos da venda deste produto 50% à vista, e 50% em 30 dias. Ao final do período, considerei que as entradas do período totalizaram R$1.900.000,00, sendo R$1.700.000,00 provenientes de vendas do produto, e R$200.000,00 provenientes deste aporte próprio. No entanto, fui informado que esta alocação está errada, e que as entradas totalizam apenas os R$1.700.000,00 provenientes das vendas.

Desta forma, estou em dúvida se, para sustentar meu ponto de vista (que os R$200.000,00 consideram uma entrada), devo alterar a terminologia de "aporte de capital" para outra (não sei informar qual seria o correto), ou como devo considerar no fluxo de caixa (bem como na DRE) o valor desta integralização no caixa.

Grato desde já.

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 27 dezembro 2016 | 09:40

Olá Rafael

O Fluxo de Caixa tem algumas divisões padrões, como as Entradas e Saídas nas atividades operacionais e as outras atividades que não são operacionais, como Financiamento, Investimentos, Distribuição de Lucros, entre outras.

Portanto essa condição de aporte financeiro é algo não operacional, não qual deve verificar no seu modelo específico repassado à você, onde ele poderá entrar.
Na DRE esse valor simplesmente não entra, pois trata apenas de aporte de sócio para iniciar ou complementar a atividade. Terá efeito no Balanço, entrando em Caixa/Banco e, em contrapartida, na conta de Capital Social no PL.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies