Welton Silva
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista SistemasOlá a todos.
Sou graduado em Ciência da Computação, área em que trabalho há 10 anos. E sempre trabalhei como analista de negócios, cenário em que usei a TI como atividade meio em empresas de ramos distintos. Nessas experiências, sempre precisei manter constante diálogo com a contabilidade, como por exemplo, na parametrização dos Sistemas de Gestão e sua integração para com o ERP (participei da equipe de implantação de ERP). Ouvi de uma contadora (em uma das empresas que trabalhei) que seria muito útil se eu fizesse uma graduação em Contábeis, pois segundo ela, isso iria facilitar em muito o diálogo entre as equipe de TI e Contabilidade, principalmente em atividades de trabalho mútuo das duas equipes, como na implantação de um ERP e na extração de relatórios para cumprimento legal.
Recentemente, estou trabalhando como consultor de implantação de uma Solução de Gestão para Empresas de Prestação de Serviços: Folha de Pagamento, Gestão Operacional para Prestação de Serviços e Software ERP. Acredito que aliar minha formação em Tecnologia com Ciências Contábeis seria um plus como profissional. Sinto que preciso entender melhor os conceitos do ERP do ponto de vista legal e funcional assim como dominar o "contabiliquês". Além disso, vislumbro atingir um cargo de gerência futuramente.
Outro fator motivador, é que eu gosto de trabalhar com números, busca de padrões (interpretação) em um cenário com muitas variáveis numéricas e controles financeiros.
Gostaria de saber se vocês, profissionais da Contabilidade, vêem uma ligação entre TI e contabilidade e se meu raciocínio está correto. Ou seja, um profissional de TI com contabilidade ou vice-versa é um profissional raro (e caro) no mercado, e, se as duas formações se complementariam?