x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 13

acessos 4.829

Prova de suficiência

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 15:13

Para tirar o tão sonhado CRC, devemos passar pela prova de suficiência?

Porque antes se fazia, e agora parece que não se faz mais?

Formarei em 2011, será que até lá terá essa prova?

Celeste Oliveira Silva Camilo
Articulista

Celeste Oliveira Silva Camilo

Articulista , Advogado(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 17:48

Olá

A as provas encontram-se atualmente suspensas, aguardando decisão judicial ou elaboração de lei específica para a sua regulamentação.
Eu acredito que não decidirão o assunto tão cedo!

Celeste Camilo

Celeste Camilo
Henderson

Henderson

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sábado | 22 agosto 2009 | 15:59

Olá

Ouvi que até o final deste ano voltaria a prova de sulficiencia, mas fique tranquila, acredito que ainda vai levar um bom tempo
como citou nosso colega Celeste Camilo!!!

Henderson

Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 23 agosto 2009 | 20:25

Realmente o exame de suficiência ainda está arquivado rs... quando terminei minha faculdade eu fiz ele, e sinto orgulho de ter obtido meu CRC dessa forma.

O exame não é para assustar os estudantes, mas para valorizar o aprendizado e o profissional. Não tenha receio, ele é um plus a mais na carreira, pode apostar.

Confesso que faço parte do time de colegas que torce por seu retorno, pela credibilidade que transmitia ao mercado consumidor dos conhecimentos contábeis rs.

Enquanto isso estudemos... muito e sempre.
Abraços
Cris

Eric Barrichello Juknevicius

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2009 | 17:18

Somente para postar minha opinião também sou a favor, não por tê-lo prestado também, mais para estabelecer um nível mínimo de conhecimentos para o profissional da área.

'O problema do Brasil é que, quem elege os governantes
não é o pessoal que lê jornal, mas quem limpa a bunda com ele!'
Solange França

Solange França

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 00:02

Olá.

Pelo que sei continua suspenso o exame, não se sabe ao certo até quando.
Como me formei este ano não terei que presta.
Mas gostaria de te- lo feito, a falta deste exame permitiu a entrada de muitos profissionais no mercado sem um nível de conhecimento adequado para a profissão, denigrindo a imagem do contador.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 08:30

Bom dia amigos!

Pelo que vi aqui e pelo que tenho acompanhado em conversas com colegas de profissão, é unânime que o CFC deve estabelecer a prova de suficiência.
A cada dia tem se massificado as entidades particulares de ensino e, assim como qualquer empresa, elas têm buscado cada vez mais o lucro, deixando a desejar (é claro que existem várias excessões) na qualidade do ensino, colocando no mercado profissionais despreparados e, na grande maioria das vezes, sem o mínimo de conhecimento.

Na minha opinião, não é justo concorrermos com "profissionais" que não sabem o mínimo e que não procuram melhorar.

Desta forma, a única solução que vejo e nos unirmos e exigir que, para que um profissional esteja hapto a exercer a profissão de contabilista, pelo menos seja aprovado no exame de suficiência, como é no caso dos advogados, por exemplo.

Creio eu que o Fórum é um ótimo lugar para começarmos a nossa união nesta causa.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 09:13

Ouvi dizer que os profissionais que forem registrados com a prova suspensa, terão de prestá-la assim que for resolvida essa situação, uma vez que não foi cancelada ainda.

Alguem sabe se essa informação procede?

'O problema do Brasil é que, quem elege os governantes
não é o pessoal que lê jornal, mas quem limpa a bunda com ele!'
Fabricio Pereira Shimabuku

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 14:30

Ouvi dizer que os profissionais que forem registrados com a prova suspensa, terão de prestá-la assim que for resolvida essa situação, uma vez que não foi cancelada ainda.

Alguem sabe se essa informação procede?

Segundo um professor contabilista do meu curso técnico, ele orientou a turma que enquanto houver essa liminar na justiça suspendendo o exame, todos os técnicos e bacharéis formados terão o direito de exercer a profissão e ter o seu registro garantido no CRC.

Ou seja uma vez registrado no conselho, o próprio conselho não poderá "caçar" os registros desses profissionais alegando a não realização do exame de suficiência.

Não quero ser o carrasco do pessoal, mas eu já penso diferente da maioria. Eu realmente acho desnecessário o teste de suficiência.

Ao meu ver o que deve ser feito para garantir a competência do profissional é a reciclagem constante ( e isso graças a Deus está sendo possivel graças às palestras, cursos, publicações e informações que são ministrados constantemente através do nosso Conselho Federal e Regional de Contabilidade, com o apoio do nosso Sindicato e outras entidades que promovem atualizações e especializações dos Contabilistas. Fora a própria Internet que se bem aproveitada, pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar aos contabilistas, se alguém duvida disso o que estamos fazendo postando aqui no fórum/site do Contabeis?) Somos uma categoria forte diferente de muitas outras.

Capacitação do profissional depende apenas de duas coisas: Experiência e reciclagem o que muitos aqui devem concordar comigo. E principalmente acima de tudo isso...VONTADE! QUERER! CORRER ATRÁS! Ou seja tudo depende apenas do próprio contabilista é ele que tem que tomar a iniciativa e buscar o conhecimento para progredir na profissão.

Afinal o que define se o contabilista realmente está preparado para exercer a profissão é o dia-a-dia, aplicar o conhecimento adquirido ao longo dos seus estudos e buscar as melhores soluções para a resolução dos problemas das empresas. Garanto que não será um teste de suficiência que irá avaliar o profissional, até porque, como toda boa prova, teorias e fórmulas podem ser decoradas para a realização do exame e esquecidas posteriormente...somente o exercício é que irá dizer se realmente aquele profissional é capacitado ou não.

Email: [email protected]

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." - Platão
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 15:12

Boa tarde Fabricio Pereira Shimabuku!

Como disse antes, eu penso diferente de você.

O que você destacou (e que eu concordo plenamente) é que devemos sempre estar atrás de conhecimentos, melhorando nossa qualidade como profissional.

Mas não seria justo nós, que buscamos sempre mantermos atualizados, concorrermos com "profissionais" que não se preocupam com isto.
O mínimo que poderia ter é um exame de suficiência para que, aquele que não conseguir passar neste exame, não venha a exercer a profissão.

É claro que apenas teorias e fórmulas não definem a qualidade de um bom profissional, mas pelo menos já "tira" do mercado aqueles que praticam a concorrência desleal, exercendo a profissão sem o mínimo de conhecimento.

Visite o meu Facebook.
***CCB

há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 16:20

Caro Wilson, boa tarde!

Reconheço que talvez eu seja uma pessoa muito suspeita para até mesmo comentar neste tópico por dois motivos:

Primeiro: Ainda estou cursando o técnico em contabilidade, portanto não sou um contabilista pleno, diplomado e com registro no CRC. Apesar de estar exercendo a profissão no escritório de contabilidade em que trabalho.

Segundo: Tenho apenas 21 anos e com certeza ainda me falta muita experiência de vida profissional, porém...

Eu assumo o risco de defender minha opinião pela visão que tenho da profissão e do profissional em contabilidade. Para argumentar me baseio nas notícias que venho acompanhando diariamente, nas opiniões e conselhos dos profissionais da área e porque não no pouco de experiência que adquiri nesses 2 anos de profissão?. Afinal não optei por seguir a profissão de Contabilidade sem antes fazer toda uma pesquisa.

Deixe-me ressalvar que concordo com seu ponto de vista também em relação às entidades de ensino que, visando apenas o lucro, acabam proporcionando uma educação defasada e não possibilita uma formação sólida como deveria ser.

Mas meu caro Wilson, queira por favor refletir comigo, vejo que sua preocupação com os profissionais "não qualificados" não está errada, porém há talvez um certo exagero nesta justificativa. Por favor peço para que não se ofenda com o que escrevi, mas analise bem, acredito que muitas pessoas, isso inclui você, deve saber que as empresas hoje em dia estão muito mais seletivas em relação à contratação do seu quadro de empregados. PRINCIPALMENTE quando estamos falando de Contabilistas que cuidam da parte que interessa qualquer sócio, presidente ou acionista de grande, média ou pequena empresa, ou seja o financeiro. Você acha mesmo que estas empresas terão a capacidade de contratar contabilistas que estão desatualizados ou que não detém de formação técnico/acadêmica suficiente para exercer a função a que foi contratado?

Pense! Não há muito com o que se preocupar, pois o próprio MERCADO nos fará o favor de excluir esse profissional, eu posso te dizer sem sombras de dúvidas que teu emprego não está em risco por causa destes profissionais, pois você detém um elemento chave que eles não possuem, o CONHECIMENTO. Há contabilistas não-qualificados o suficiente atuando no mercado? Infelizmente há, mas estes "contabilistas" acabam pagando o alto preço da sua ignorância mais cedo ou mais tarde. Porque os erros gerados pela falta de informação deles voltarão e com todas as correções possíveis e inimagináveis. Seja por parte dos clientes que estes contabilistas prestam serviços através de escritórios, dos acionistas da empresa ou mesmo do próprio Conselho Federal de Contabilidade que conta com uma gama de ferramentas para descobrir se o profissional está realmente preparado ou não para exercer aquela profissão, mas já digo em ante-mão que, o teste de suficiência não se encaixa, ao meu ver, nesse pacote.

Em todo caso perceba que concordo em alguns aspectos com seu ponto de vista e também me demonstro preocupado com a competência de alguns de nossos colegas, mas você deve saber melhor que eu que, para estes tipos de profissionais nosso mercado já está pronto para coloca-los em seu devido lugar (na exclusão).
É óbvio que nosso país não é aquela maravilha, mas também não devemos culpar apenas as instituições, deveríamos colocar a culpa no MEC por autorizar um curso que forma profissionais desqualificados e até uma parcela destinada ao próprio CFC por não contestar as instituições de ensino e o próprio MEC.
Quer uma solução sobre o tão clamado teste de suficiência? Que acabei pensando enquanto escrevia este texto? Pois eu lhe digo e compartilho com todos...o CFC poderia muito bem, através da aprovação do MEC, que o teste de suficiência seja aplicado para os alunos que estão concluindo o ultimo ano de Ciencias Contabeis ou ultimo semestre dos Técnicos de Contabilidade. Caso o aluno por ventura, não conseguisse realizar o exame, ele não poderia concluir o curso e não teria direito a exercer a profissão. Nesse aspecto eu sou muito a favor do teste, agora, após a conclusão do curso como era feito e como é feito pela OAB, eu desaprovo totalmente. Porque isso frusta o profissional que passou 4 anos de sua vida ou 2 anos cursando Ciencias Contabeis e após a formação, com o diploma em mãos, oficialmente gabaritado para exercer a Contabilidade, ter a profissão impedida por causa de um teste? Lembre-se que não podemos generalizar, pois nem todas as pessoas que NÃO são aprovadas no teste de suficiência faz com que elas sejam profissionais mal qualificados.
Esta é a minha visão, agora caberá a você se concorda ou não com o que digitei.

Tem meu respeito e desejo uma excelente tarde Wilson! =]

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento." - Platão
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 17:29

Fabricio Pereira Shimabuku,

Reconheço que talvez eu seja uma pessoa muito suspeita para até mesmo comentar neste tópico...

Você, assim como todos nós usuários somos aptos (e devemos) deixar nossas opiniões.
É claro que devemos estar atentos às Regras do Fórum.

Você acha mesmo que estas empresas terão a capacidade de contratar contabilistas que estão desatualizados ou que não detém de formação técnico/acadêmica suficiente para exercer a função a que foi contratado?

Até concordo com você que neste ponto, mas somente quando estivermos falando de empresas de médio e grande porte.
Realmente elas mesmas fazem a seleção de profissionais competentes e qualificados, "excluindo" do mercado os profissionais que não se preocupam com o seu conhecimento.

Mas quando falamos em micro e pequenas empresas, a realidade é outra. Estas empresas não contratam contabilistas (no regime C.L.T.), mas terceirizam o setor de contabilidade para profissionais autônomos.
Não sei se você tem experiência como um profissional autônomo no relacionamento com estas Micro e Pequenas Empresas, mas, infelizmente, elas priorizam (em sua grande maioria) o preço do serviço cobrado pelo contador, deixando de lado a qualidade.
Aqui na minha cidade eu estou tentando mudar isto, realizando palestras e reuniões com os empresários, mas não é fácil esta mudança. Quem vai pagar R$ 300,00 por um serviço a um profissional quando se tem uma outra pessoa que se diz profissional que cobra R$ 50,00??

... eu posso te dizer sem sombras de dúvidas que teu emprego não está em risco por causa destes profissionais, pois você detém um elemento chave que eles não possuem, o CONHECIMENTO.

Eu não tenho tanta certeza disto.
Trabalho como contabilista autônomo, com um escritório próprio na minha cidade. Sei que sou capaz e invisto cada vez mais em mim. Se não souber, sei onde buscar. Aqui mesmo no Fórum Contábeis encontramos uma excelente fonte de consultas e orientações.
Neste mês estou fazendo 05 cursos on-line pelo CRC/MG. E minha rotina é sempre assim. Trabalho em média 12 horas por dia e, deste período, mais de 80% é dedicado em estudos, leituras e aprendizado.
Mas os "empresários" não valorizam isto. Não se preocupam nem mesmo com a sua própria aprendizagem. Como vão valorizar o conhecimento do contabilista? Eles querem mesmo é preço.
Só para se ter uma idéia, tenho um concorrente aqui que nem mesmo tem o CRC (paga para um outro contador assumir a responsabilidade técnica de seu escritório) que consegue cobrar R$ 25,00 por mês de honorários de uma ME. Este "profissional" não consegue nem mesmo elaborar um plano de contas ou uma DRE. Livro Diário para ele é um "bicho de sete cabeças". Você acha que o cliente dele está preocupado com isto?? Claro que não, pois ele cobra apenas R$ 25,00, quando que o preço sugerido pelo Sindicato dos Contabilista de MG é de, no mínimo, R$ 235,00.

Quer uma solução sobre o tão clamado teste de suficiência? Que acabei pensando enquanto escrevia este texto? Pois eu lhe digo e compartilho com todos...o CFC poderia muito bem, através da aprovação do MEC, que o teste de suficiência seja aplicado para os alunos que estão concluindo o ultimo ano de Ciencias Contabeis ou ultimo semestre dos Técnicos de Contabilidade. Caso o aluno por ventura, não conseguisse realizar o exame, ele não poderia concluir o curso e não teria direito a exercer a profissão.

Esta modalidade que você sugeriu é boa, mas não passa de um exame de suficiência modificado.
Seguindo este seu raciocínio, concordo com você que o exame deve ser modificado sim. Ele deve ser melhorado, mas não podemos ficar sem ele. Até penso que deveria ser mais "flexível", analisando o real conhecimento do contabilista, e não aquilo que ele conseguiu decorar.

Não concordo com você quando diz que, quando o exame é aplicado após a conclusão do curso pelo aluno, venha a "frustrar o profissional que passou 4 anos de sua vida ou 2 anos cursando Ciencias Contabeis e após a formação e estar com o diploma na mão, oficialmente gabaritado para exercer, ter a profissão impedida por causa de um teste".
Mais frustrante ainda é perder um cliente por um "profissional" não qualificado, apenas pelo fato de oferecer um preço mais barato.

Outro ponto também é que, pela minha experiência que tenho junto as instituições de ensino, elas capacitam o contabilista para trabalharem em grandes empresas, e esquecem que estes alunos também podem abrir o seu próprio escritório de contabilidade e trabalhar como autônomo. Por isso que (imagino eu), você venha a defender a não exigência do exame de suficiência.
Dias atrás participei de um curso sobre Contabilidade Internacional oferecido pelo CRC/MG. Este curso era voltado para professores de Contabilidade e, depois de muita insistência, consegui com que eles me deixassem participar. Resumindo, em uma turma de alunos, havia apenas dois que não eram professores.
Em suas discussões no curso, eles consideravam o contabilista que trabalha como autônomo, em seu escritório, como sendo inferior àquele que trabalha em grandes empresas. Isto é um problema até mesmo histórico, onde o contabilista era considerado como o "guarda-livro" da empresa.
Hoje isto está mudando, mas apenas em grandes empresas, onde o contabilista tem o seu real valor. Nas micro e pequenas empresas, o contabilista não é o "guarda-livro", mas ainda é apenas aquele que calcula os seus impostos.

Termino expondo aqui a minha esperança:
"O Sped vai filtrar o mercado dos contabilistas, deixando apenas os que realmente são profissionais".

Visite o meu Facebook.
***CCB

há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 17:47

Caro Wilson!

Confesso que estava realmente ansioso para ler sua resposta e digo que gostei do que li. Você rebateu meus argumentos para um lado que eu não tinha pensado ou imaginado (pela falta de experiência), garanto a você que muito do que você disse está me fazendo refletir e que consegui aprender muita coisa.

É claro que alguns dos meus pontos de vistas eu não abro mão tão facilmente, mas você conseguiu me fazer pensar em muitas coisas injustas que acontece no meio da nossa profissão, muitas delas por sua experiência própria e por isso tenho que agradecê-lo...

Obrigado e até a próxima!

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2009 | 17:54

Fabricio Pereira Shimabuku,

Fico feliz que em ver que conseguir debater um assunto, onde cada um tem o seu ponto de vista e também a sua visão e conseguimos chegar num consenso.

Isto é muito bom e só enriquece o Fórum Contábeis.

Desejo-lhe um ótimo dia e, sempre que precisar, pode contar comigo.

Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade