Bom dia Elias R Marques!
Veja bem que no link que passei na postagem anterior, a empresa foi multada pelo CRC do Paraná (e teve o seu recurso rejeitado pela 2ª Turma do STJ) "por manter funcionários sem a devida habilitação funcional exercendo atividade profissional privativa de contador. A empresa recorreu à Justiça, alegando que a direção e a supervisão técnica do setor de escrituração contábil era feita exclusivamente por contadores devidamente registrados no Conselho e que o desempenho de atividades cotidianas por auxiliares do setor não caracteriza exercício irregular da profissão".
Este caso (do link que repassei) é idêntico ao exposto pelo nosso amigo Daniel Bonfim, ou seja, o estudante irá cuidar da parte contábil e repassar as informações para o escritório contábeil e, também será registrado como "Gerente de Contabilidade".
É inegável que é a mesma situação da empresa que foi multada pelo CRC/PR.
Você ainda disse que (conforme suas próprias palavras) "Significa que a parte contabil esta sob a responsabilidade de um escritorio".
Veja que no referido processo, "A empresa recorreu à Justiça, alegando que a direção e a supervisão técnica do setor de escrituração contábil era feita exclusivamente por contadores devidamente registrados no Conselho e que o desempenho de atividades cotidianas por auxiliares do setor não caracteriza exercício irregular da profissão". Este recurso não foi aceito pela Turma do STJ.
A função que o Gerente de Contabilidade que o seu cliente quer é a mesme que ele cliente exerce até agora, e no entando ele nao precisa ser contador. Caso contrario todos os seus cliente "empresarios" deveriam ser contador, pois, todos fazem contatos com o escritorio, enviando notas fiscais, cobrando um cadastro bancario, uma guia de tributo, um balanço, etc.
Não está correto este seu entendimento, principalmente quando você disse que "
Caso contrário todos os seus cliente "empresarios" deveriam ser contador".
Os Empresários não devem ser contadores, mas devem (sim) saber o máximo possível de contabilidade. Contabilidade é a "alma" da empresa.
Todos os Empresários devem ser Administradores (Não necessariamente possuir graduação na área de Administração de Empresas, mas pelo menos o registro na
Junta Comercial como Administrador). Devem saber como conduzir sua empresa para a obtenção do sucesso desejado. Saber planejar, decidir, coordenar e organizar.
Para que ele possa tomar as decisões corretas para a sua empresa, ele dever saber da real situação da mesma, analisando as demonstrações e índices contábeis.
Isto é tanto verdade que, na Faculdade de Administração de Empresas, existem matérias exclusivas de Contabilidade, para passar uma noção (pelo menos) básica de Contabilidade aos Administradores.
Resumindo: Para administrar uma empresa, o Empresário deve sim saber as noções básicas de Contabilidade, mas não necessita do registro como Contador. Ele deve ter uma sinergia com o seu Contabilista.