Ricardo Moura
Iniciante DIVISÃO 4 , Não InformadoOlá a todos do fórum, sou estudante de contabilidade e adorando o curso, mas nestes dias vi um postagem no site Jornal Contábeis e Tecmundo, no qual trazem um estudo de um grupo de renomados economistas da Deloitte, com base na pesquisa da Universidade de Oxford, e há afirmação de que a probabilidade do contador ser substituído é de mais de 94%, a justificativa do fim do contador segundo o estudo é: "Empregos que exigem menos pensamento criativo e inteligência social, têm maior chance de serem automatizados.", e ainda decreta que os robores serão capazes de analisar e elaborar demonstrações contábeis, sem um contador. Tal noticia me deixou bastante triste, pois estudo muito e adoro a contabilidade, e estou com muito medo de no futuro, como a reportagem destacou de 10 a 20 anos os contadores deixarão de ser necessários, ficar desempregado. Gostaria da opinião de todos a cerca deste assunto e gostaria de pedir um conselho: Deve mudar de curso? OBS: não quero fazer isso pois amo meu curso.
Minha opinião:
Gostaria até de externar a minha opinião, acho porque ainda sou iniciante neste mudo contábil que o estudo errou. Primeiro porque a escrituração não é só preencher fichar é algo complexo, exige estudo de normas, princípios, e muita inteligência social ao contrário do que este estudo fala, tendo em vista que até mesmo a intenção da administração de quando vender uma aplicação, pode fazer com que uma conta que deveria ser do circulante ir para o não circulante. Outro ponto contabilidade não é só cálculos, é uma ciência social e não exata. Gostaria de saber a opinião de todos também acerca dessas minha colocações.
Desde já, obrigado!
Fontes:
www.tecmundo.com.br
https://www.jornalcontabil.com.br/robo-contador-e-isso-que-estudos-apontam-para-o-futuro-da-profissao-sera/