x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.202

Dúvida para interpretar um lançamento

Vanderlei Batista Da Silva

Vanderlei Batista da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 6 anos Segunda-Feira | 4 dezembro 2017 | 12:05

Bom dia

Sou Vanderlei e estou no 2º semestre de contabilidade.
Gostaria de uma pequena ajuda, estou tendo dificuldade em interpretar 2 lançamentos de um exercício

Contratação de seguro para um imóvel no valor de R$4.800 a ser pago a partir de setembro em 12 parcelas iguais,

No meu entendimento após algumas pesquisas aqui mesmo no forum esse lançamento iria para o diário da seguinte maneira

D Despesa de seguro
C a Seguros a pagar 400

Por que? Porque No lançamento fala que a partir de setembro ele começa a ser pago em 12 parcelas iguais 400 (4.800/12) .
Seguro é uma despesa, como o exercício fala que o pagamento é apenas para o mês que vem entendo eu que o crédito
tem que ser seguros a pagar.

(Recebimento antecipado de 15 000 referente a um serviço de consultoria a ser realizado em setembro)

D Banco
C a Receita de serviço 15 000

Receita de serviço no crédito esta correto? ou eu tenho que colocar alguma informação para especificar que o serviço ainda vai ser feito ?

Esta correto meu raciocínio? Sou meio leigo em interpretar alguns lançamentos.

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 dezembro 2017 | 17:43

Vanderlei,
Boa tarde.

Não sei se ainda vou te ajudar com o esclarecimento, mas ainda sim, vamos lá!

Bem, em relação aos seguros contratados, o lançamento feito por você não está correto. Explico o porquê. Quando da aquisição do seguro não houve nenhum desembolso por parte da empresa, somente existe uma provisão. Nesse caso, você está diante de uma despesa antecipada, a qual é devida com antecedência e pode (ou não) passar para um próximo exercício. Seguem exemplos de despesas antecipadas: seguros, aluguel, assinatura de jornal, juros sobre descontos, IPTU, IPVA.

Enfim, esse tipo de elemento, quando da sua aquisição, é contabilizado no Ativo, no grupo das Despesas Antecipadas. Portanto, o registro desse fato contábil será da seguinte maneira:

D - Seguros a Apropriar (Ativo Circulante) R$ 4.800,00
C - Seguros a Pagar (Passivo Circulante) R$ 4.800,00

Na ocasião de apropriação da despesa, ocorrerão dois tipos de lançamento:

a) Pagamento do seguro:

D - Seguros a Pagar (Passivo Circulante) R$ 400,00
C - Caixa ou Banco (Ativo Circulante) R$ 400,00

b) Apropriação da despesa:

D - Despesas com Seguros (Conta de Resultado: Despesa) R$ 400,00
C - Seguros a Apropriar (Ativo Circulante) R$ 400,00

Já em relação ao "recebimento antecipado de 15 000 referente a um serviço de consultoria a ser realizado em setembro", você se depara com a figura do "Adiantamento de Clientes". É comum acontecer esse tipo de transação, a prestadora recebe pelos seus serviços, porém, eles ainda não foram realizados. Portanto, a contabilização será assim:

D - Caixa ou Banco (Ativo Circulante) - R$ 15.000,00
C - Adiantamento de Clientes (Passivo Circulante) - R$ 15.000,00

Quando a prestação dos serviços se efetivar, o lançamento será o seguinte:

D - Adiantamento de Clientes (Passivo Circulante) - R$ 15.000,00
C - Serviços Prestados (Conta de Resultado: Receita) - R$ 15.000,00

Espero ter ajudado.

Att,

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida
Consultor Tributário e Contábil
Contador - CRC GO nº 24.586/5-O

e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.