
Cleidival Aguiar dos Santos
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde....
Porque Sociedade Ltda??? é porque Limita a Quantidade do valor do Capital???
E quanto cada Sócio Responde, pelo seu CPF???
desde ja agradeço pela Atenção!!!!
respostas 1
acessos 1.521
Cleidival Aguiar dos Santos
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde....
Porque Sociedade Ltda??? é porque Limita a Quantidade do valor do Capital???
E quanto cada Sócio Responde, pelo seu CPF???
desde ja agradeço pela Atenção!!!!
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador , Contador(a)Boa tarde Cleidival Aguiar dos Santos!!!
Encontraremos resposta à este seu questionamento analisando o Código Civil/2002.
Em seu Artigo 981 estebelece que "Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.
O Capítulo IV desta base legal trata da Sociedade Limitada e, o Artigo 1.052 estabelece que "Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social".
A sociedade limitada é na atualidade, o tipo mais comum e usual de organização e estruturação da empresa coletiva. Representa a espécie societária adequada à constituição das pequenas e médias empresas.
A norma dessa disposição (Artigo 1.052 do CC) define a sociedade limitada como aquela em que a responsabilidade de cada sócio é restrita ou limitada ao valor de suas quotas, que se encontram representadas no capital social. Assim, diferentemente das demais espécies de sociedades, a sociedade limitada prevê, relativamente a seus sócios, a garantia da limitação da responsabilidade, estabelecendo nítida separação entre o patrimônio da sociedade, representado a partir de seu capital, e o patrimônio pessoal dos sócios, que não pode ser alcançado nem executado em razão de dívidas e obrigações sociais. A responsabilidade dos sócios é limitada e não solidária, ou seja, cada sócio somente responde pela parcela do capital que integralizar, tal como ocorre na sociedade anônima. Mas, enquanto o capital não for totalmente integralizado, os sócios assumem responsabilidade solidária entre si pelo montante que faltar para a complementação, em dinheiro ou bens, do capital subscrito.
Fonte: DINIZ, Maria Helena et al, Novo Código Civil Comentado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade