x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 16

acessos 20.166

Tema para Monografia

Franci

Franci

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Domingo | 4 outubro 2009 | 17:40

Olá pessoal....

Em pleno domingo....estou aqui desesperada procurando um tema para minha monografia....e encontrei este fórum...

Estou no 3º ano de contábeis, e preciso começar a fazer meu pré projeto da mono, mas o problema é o maledeto tema.

Trabalho em uma prefeitura (de cidade pequena), por isso pretendo fazer algo relacionado a ela.
Sugeriram que eu fizesse sobre patrimônio público, mas não CONSIGO pensar em um "problema" para ser resolvido e desenvolver a monografia.

Alguém tem uma idéia, dica, solução, informação ou sei lá o que, sobre este assunto: patrimônio público?

Ou algum outro tema pra ser feito sobre a prefeitura?

aguardo....impaciente...respostas...rs

Angela Maria

Angela Maria

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2009 | 09:44

Bom dia Francine,
Bom o tema escolhido por você, embora se acredite que não existem "problemas" no patrimônio, tenha certeza que existem e muitos, normalmente os municípios deixam o patrimônio totalmente às moscas, desconhecem a importância de um controle rigoroso do patrimônio, tenha certeza, é a parte mais abandonada nas prefeituras.

Angela Maria
Jorge Luís de Oliveira Daibes

Jorge Luís de Oliveira Daibes

Iniciante DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 11:32

Bom dia Francine,

Sou novato aqui no forum, mas tenho boa experiência em trabalhos acadêmicos (sou professor universitário e orientador TCC) e, ainda, auditor governametal (atualmente afastado no exercício do cargo de auditor para cumprimento do cargo de Secretário de Saúde).

Sempre digo aos meus orientandos que o primeiro passo no TCC é encontrar o problema a ser respondido (problematização). Então um passo a passo torna fácil a escolha do tema.

1- busque um conteúdo mais ou menos definido para o tema que pretende estudar
2- escolha dois ou tres autores e faça uma leitura de alguns tópicos que entenda estar alinhado com sua ideia de tema
3- encontre o problema, a questão a ser respondida (em média 3 a 5 perguntas)
4- observe as hipótese (o que responderá essas perguntas)

Esse é um dos passos sugestivos para o inicio do TCC.
Qual dúvida posso ajudar.

Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter pedido de ajuda por e-mail.
De acordo com as Regras do Fórum, "21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda".
Ao usuário Jorge Luís de Oliveira Daibes: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.

Jorge Luiz Drogemoller

Jorge Luiz Drogemoller

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 21 outubro 2010 | 04:32

Desafios para o setor púbico brasileiro:
- Sistema de Custos para o Setor, mensuração dos resultados e eficiência.
- Os efeitos negativos da ausência da ciência contábil aplicada aos controles de receitas, patrimônio, almoxarifado, folha de pagamento e valores a receber oriundos de processos judiciais.
- Controle Interno, uma questão multidisciplinar ou prerogativa exclusiva dos profissionais da ciência contábil.
- A autonomia do contador X corrupção e desvios dos recursos públicos.

Flavio DC

Flavio Dc

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Domingo | 14 agosto 2011 | 15:58

Boa tarde pessoal,

Bom gente, estou com o seguinte problema relacionado com o meu TCC.

Preciso encontrar um problema CONTÁBIL para desenvolve-lo, porém pretendo focar na área tributária por trabalhar na mesma. Estou com sérios problemas quanto a isso, pois não consigo encontrar esse PROBLEMA CONTÁBIL e já estou ficando desesperado com isso.

Alguém poderia me ajudar nesse sentido? Tinha em mente falar sobre incentivos fiscais (focado no ICMS), mas onde vou encontrar problema contábil nisso?
Depois pensei em EFD Pis/Cofins, por tratar-se de um dos "temas do momento", mas não foi aceito por não mostrar o tal problema.

O que falar?

Se por acaso alguém puder me ajudar nesse último suspiro na Universidade, até mesmo com outro tema... sei lá, AUDITORIA, GERENCIAL...

Grande abraço a todos.

FDC
ALEXANDER XAVIER DA SILVA

Alexander Xavier da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Tesoureiro(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 02:28

Olá Flavio, trabalho com sistemas de contabilidade pública e vejo grandes problemas para emissões de relatórios gerencias que abordem todos os passos da contratação pública. Do começo, requisição, até o pagamento do bem ou serviço adquirido. Talvez fosse um problema a ser discutido.
Boa sorte!

Adas Alexandre Rodrigues

Adas Alexandre Rodrigues

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 11:00

Bom Dia Pessoal estou no 3 ano de Ciências Contábeis e estou querendo uma opnião sobre o meu Tema de Pre Projeto eu to pensando escolher Análise Finceira de Balanços ( Como Avaliar Empresas) o que vocês acham alguma sugestão vocês acham um bom tema como uma abordagem de fácil entendimento? estou aberto a sugestões

claudia cristina de oliveira

Claudia Cristina de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Estagiário(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 11:16

Bom dia a todos, estou no 5º semestre do curso de ciências contábeis e coloquei uma meta pessoal que ate o final deste semestre escolheria o tema do meu TCC que acontecerá no final do ano de 2012, mas o problema é que não consigo pensar em nada, comecei a estagiar em uma empresa tem 6 meses e agora que estou tendo a verdadeira prática do curso, pensei em fazer o tema em cima de alguma matéria que me identifiquei, gostei muito de economia e dp, mas não faço ideia de temas relacionados a essas matérias, se alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecida....

LUCIANO TENORIO MOURA CAVALCANTE
Articulista

Luciano Tenorio Moura Cavalcante

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 12 outubro 2011 | 15:44

Prezada Claudia, boa tarde

sugiro que pesquise sobre o tema o comportamento do avanço tecnológico em função da tributação.
tema baseado no protocolo ICMS 21/11 e na tributação sobre aquisição de software via download.

Em breve no link artigos você terá acesso a um artigo que escrevi sobre o protocolo ICMS 21/11.

Bom espero ter ajudado

Atenciosamente,

Luciano Cavalcante

Esp.Contabilidade e Planejamento Tributário
https://www.forumcontabeis.com.br
sheila donin

Sheila Donin

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 09:26

Bom dia pessoal,
Tmbém estou elaborando meu projeto de monografia e será na área pública, em um município pequeno, mas ainda não está bem definido o assunto...
Estou pensando em fazer sobre custos:
- o custo da educação (por aluno) para o município;
- o custo do transporte escolar, se é vantagem terceirizar ou não; ou
- os custos da saúde para o município (consultas médicas, exames gratuitos para o povo nos postos de saúde).

Peço também algumas sugestões e opiniões sobre o tema.
Obrigada!

Att, Sheila.
Luan Damin

Luan Damin

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 17:30

Bom dia Pessoal.

Contabilidade Pública é um ramo da Contabilidade que estuda e pratica
as funções de orientação e controle relativas aos atos e fatos da
administração pública, ou seja, qualquer coisa que esteja ligada a administração publica pode vir a acarretar em conteudo para a formulação de um problema, tema, contudo...e assim por diante.

Um bom assunto na parte publica para mim seria a arrecadação municipal contra os gastos e custos decorrente dos serviços prestados a sociedade.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade