x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 684

Plano de contas gerencial

Percy Van Den Bylaardt

Percy Van Den Bylaardt

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 31 março 2019 | 15:14

Oi Matheus,
Eu não uso plano de contas gerencial, eu uso planos de contas gerenciais, explico:
Notadamente é interessante cruzar informações patrimoniais com as gerenciais, e não substituí-las, por isso, na hora da classificação contábil uso alguns planos de contas que e cruzam entre si, no mesmo exemplo que já foi teorizado lá no século XX conhecido como "centro de custos" que hoje já evoluiu para muitos outros nomes, entenda melhor por exemplos:
Eu tenho uma entidade onde as verbas são destinadas, e por isso, além do acompanhamento contábil, cada lançamento deverá informar de que verba o recurso está sendo. O meu plano patrimonial continuará sendo como conhecido por cada contador, mas o meu plano de verbas (gerencial) terá apenas as informações de quais verbas são usadas e ele poderia ser um plano de contas (pequeno, mas ainda assim um plano de contas gerencial) contendo algumas verbas:
- Verbas Ordinárias
    - Manutenção
    - Fundo de reserva
- Verbas Extraordinárias
   - Chamadas de capital
   - Doações
- Verbas públicas
  - Federais
  - Estaduais

Note que seu eu classificar uma transação, poderei saber contabilmente qual o resultado das operações por verba, e o balanço/resultado pode ser planilhado antes do total, identificando quanto arrecadei e quanto gastei em cada verba específica.
Resumindo, como o Guilherme Kerschbaum Burger bem colocou, o seu plano de contas gerencial deverá ser adequado à sua necessidade, não existem fórmulas prontas. talvez você queira gerenciar atividades, produtos, projetos, verbas, departamentos minha recomendação é: crie um plano de contas de atividades ou produtos, ou projetos...
O segredo é planejamento e ter um bom software gestor para contabilizar com múltiplos planos de contas, afinal, sem a ferramenta correta, o resultado pode ser desastroso.

"você nunca verá um bom carpinteiro pregando com o cabo do alicate".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.