x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 1.347

O futuro da contabilidade

Kelton Holanda

Kelton Holanda

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2018 | 09:27

Olá, sou estudante de contabilidade e venho por meio deste tópico incitar uma discussão sincera e sensata a respeito do futuro da contabilidade no mundo. Muito se fala a respeito do fim da contabilidade, alguns estudos dizem "provar" que é algo inevitável e outros profissionais discordam completamente.

A questão que venho trazer aqui, para que haja uma discussão sincera a respeito é: Se seu filho quisesse cursar Ciências contábeis hoje, você o apoiaria?

O robô da IBM consegue executar hoje em dia, algumas tarefas de alta complexidade, como por exemplo: Auditar contas imensas em um curto período de tempo(isso sem levar em conta a escalabilidade desse serviço, se o robô audita as contas de uma empresa, é o mesmo que auditar as contas de cem empresas). Aqui no Brasil temos exemplos como o site Contabilizei e o Contador amigo, que apesar de já terem sido denunciados por violar o código de ética do contador, continuam em vigor.

Esse é um assunto que vem apavorando muitos estudantes de contabilidade, gostaria de saber dos profissionais que estão na área, o que vocês enxergam para o futuro da profissão?

Michel Lourenço

Michel Lourenço

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 5 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2018 | 17:19

Acredito que o profissional da área contábil que se limitar a atividades mecânicas e rotineira como lançamentos, preparação e elaboração de demonstração contábeis certamente perderá espaço no mercado para a inteligencia artificial. Mas o profissional que se aprofunda no estudo da matéria, desenvolve sua capacidade analítica e de decisão e fortalece sua habilidades em gestão, esse certamente será um profissional competitivo no mercado.

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 5 anos Domingo | 28 outubro 2018 | 23:53