x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 9

acessos 1.347

O futuro da contabilidade

Kelton Holanda

Kelton Holanda

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2018 | 09:27

Olá, sou estudante de contabilidade e venho por meio deste tópico incitar uma discussão sincera e sensata a respeito do futuro da contabilidade no mundo. Muito se fala a respeito do fim da contabilidade, alguns estudos dizem "provar" que é algo inevitável e outros profissionais discordam completamente.

A questão que venho trazer aqui, para que haja uma discussão sincera a respeito é: Se seu filho quisesse cursar Ciências contábeis hoje, você o apoiaria?

O robô da IBM consegue executar hoje em dia, algumas tarefas de alta complexidade, como por exemplo: Auditar contas imensas em um curto período de tempo(isso sem levar em conta a escalabilidade desse serviço, se o robô audita as contas de uma empresa, é o mesmo que auditar as contas de cem empresas). Aqui no Brasil temos exemplos como o site Contabilizei e o Contador amigo, que apesar de já terem sido denunciados por violar o código de ética do contador, continuam em vigor.

Esse é um assunto que vem apavorando muitos estudantes de contabilidade, gostaria de saber dos profissionais que estão na área, o que vocês enxergam para o futuro da profissão?

Michel Lourenço

Michel Lourenço

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 5 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2018 | 17:19

Acredito que o profissional da área contábil que se limitar a atividades mecânicas e rotineira como lançamentos, preparação e elaboração de demonstração contábeis certamente perderá espaço no mercado para a inteligencia artificial. Mas o profissional que se aprofunda no estudo da matéria, desenvolve sua capacidade analítica e de decisão e fortalece sua habilidades em gestão, esse certamente será um profissional competitivo no mercado.

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 5 anos Domingo | 28 outubro 2018 | 23:53

Olá Kelton,

veja algumas considerações!!!!

Mas como uma máquina poderá auxiliar na gestão de uma empresa e na tomada de decisão, como o Marcos acima Falou , aquele contador que ficar
limitado a fazer apenas a parte operacional de um escritório esta enfadado a sumir do mercado......esta contabilidade do modo antigo entrara em exitinção sim, se pretende pensar pequeno nem começe pois os desafios da profissão são muitos....
ao meu ver o contador nunca deixara de ser essencial no papel das empresas, quando seu administrador acredita nos números da contabilidade podem levar sua empresa a patamares mais alto...
hoje em dia é fato o perfil do profissional contábil precisa ser diferenciado daquele tradicional contador que ao parecer dos olhos da empresa é uma sobrecarga que tem que pagar os honorários todo o mes para não fazerem nada.... como eles pensam
mas precisa ser um contador com perfil estrategico, estar atento as tecnologias, e saber usar isto a seu favor!!!

sobre os sites informados por você, mostra como somos desunidos, talves isto um dia mude, mas como neste mundo cada um só pensa em si mesmo e não pensa no outro, não é nossa categoria que vai conseguir mudar isto, se eu puder encher meu bolso de grão em grão enchendo o meu saco, pq vou valorizar a categoria cobrando um honorário mais justo.....

esta é a minha opinão!!!!

Gilmar Jesus Mendes
Paulo Ricardo de Freitas

Paulo Ricardo de Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 12:50

Pode ser que para as grandes cidades isso venha impactar mais, pra nós do interior
isso acaba não afetando muito, pelo alto custo para as empresas.

A contabilidade é essencial e aqueles que se destacarem além das apurações dos impostos
com certeza terão o seu lugar.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2018 | 15:39

Kelton, boa tarde

Ao meu ver, a contabilidade no Brasil não acabará rápido assim.

Existe sim uma tendência na automatização de processos e o uso da inteligência artificial para aprimorar diversos procedimentos.

Neste âmbito será cada vez mais exigido do contador que seja mais um consultor e um analista, que deverá apoiar o cliente e inovar seu negócio todos os dias para se manter vivo.

Lembre-se que o fator humano é fundamental em diversos aspectos do nosso mercado.

Sim, a tecnologia veio para ficar e caminha a passos muito largos, mas ainda temos tempo de nos preparar pelo que vem.

Aprender a desaprender e aprender novamente. Esse é o lema.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Kelton Holanda

Kelton Holanda

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 28 novembro 2018 | 16:27

Entendo o ponto de vista de cada um. Vejo que de uma maneira geral, o contador do futuro será uma espécie de administrador/planejador que conhece de maneira aprofundada as contas da empresa(mesmo que ele não as faça, como hoje em dia). Afinal de contas, para planejar é necessário saber a situação como um todo.

Estou a caminho do meu segundo semestre no curso e estou gostando, agradeço a todos os comentários do tópico.

EDER DEL QUIQUI

Eder Del Quiqui

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2018 | 10:19

Todas as profissões hj estão passando por mudanças mas não vejo a do contador ameaçada a não ser por questões de lei extinguindo-a.

Veja alguns exemplos de profissões que terão que ir além do aprendido em faculdade e de uma assinatura como responsável.

Farmacêutico - qualquer bom balconista de farmácia le uma receita e pega o medicamento, afere pressão, afere temperatura... se o farmacêutico ficar só nisso, vai ter dificuldades.
Advogado - Qualquer profissional experiente pode montar um bom processo, conhecer profundamente as leis... se o advogado ficar somente nisso será ultrapassado.
Contador - Com os programas existentes qualquer boy com um pouco de experiência pode fazê-lo... se o contador ficar apenas nisso será substituído certamente. Um contador que não gerencia, não administra, não analisa, não se aperfeiçoa, não é um conhecedor de leis, trabalhista, tributária, civil... (que muda quase toda hora), não vai sobreviver.

Sou contador desde 1999, se pudesse voltar ao passado faria vestibular para contador quantas vezes fosse necessárias. Gosto da profissão, me atualizo sempre que posso. Conhecimentos básicos de ortografia, gramatica, história, e um bom aprofundamentos em matemática financeira ajuda e são necessárias.

Lee Anderson

Lee Anderson

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2018 | 12:38

Assim como em qualquer profissão, aquele que não se atualiza, que não diversifica seus meios de atuação e que se limitar a apenas a fazer o trabalho operacional, sim, este será facilmente substituído pela tecnologia. Hoje em dia, se você parar para analisar, aqueles contadores que só emitem guias já são facilmente substituídos, fora que este tipo de trabalho não representa valor algum para os clientes. Hoje fala-se muito a respeito da Contabilidade Consultiva, onde você se aproxima ainda mais dos seus clientes e de fato os ajudam nas tomadas de decisões. Pra isso, você precisa se dedicar ainda mais aos estudos e se especializar em gestão de negócios para se permitir fazer este tipo de trabalho. Aqueles contadores que quiserem representar algo no futuro, precisarão elevar seus serviços a outro nível e saírem da sua zona de conforto de apenas trabalhar para os órgãos públicos e emitir guias.

kadu

Kadu

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Marketing
há 5 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2019 | 16:05

Kelton,

De fato a desvalorização do profissional contábil existe... Mas do contador BÁSICO! Aquele cara que se preocupa apenas com aquela "chatice", com as apurações, questões fiscais e fechamentos.

O contador de verdade, é o responsável por uma movimentação absurda do mercado! Ele é o participante de tomadas de decisão, do crescimento das empresas e do SUCESSO. A Contabilidade, quando tratada de forma consultiva, pode trazer frutos incríveis! Ela é a ciência da mudança.

Estudantes e os participantes do futuro da contabilidade, precisam ser responsáveis por essa transição. É preciso ser agente da mudança!


Analisei um estatística da diminuição de alunos de ciências contábeis e publiquei no Blog Da Nucont. Achei um assunto bem próximo ao discutido. Olha só: Sisu e as Ciências Contábeis


Você, como estudante de Contabilidade, precisa fazer parte dessa mudança!

Grande Abraço,

Kadu: Gestor de Conteúdos da Nucont

André Menezes

André Menezes

Prata DIVISÃO 3
há 5 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2019 | 00:15

Kelton,

Eu acho que é muito pelo contrario, como todos os colegas acima já falaram, a tecnologia vai substituir muito do trabalho mecanizado e repetitivos dando lugar ao conhecimento atraves da automação dos processos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.