x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 13.940

Lançamento de ajuste a valor justo

Kelton Holanda

Kelton Holanda

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2018 | 12:35

Estou em dúvida quanto ao lançamento de ajuste a valor justo de um investimento. Por exemplo, a entidade X comprou um imóvel por R$ 300.000,00 e este imóvel sofrerá uma valorização de R$ 5.000,00 no mês que vem. O lançamento da compra ficaria:

D - Imóvel em Patos de minas(Investimentos) - R$ 300.000,00
C - Bancos - R$ 300.000,00

E eu imagino que o lançamento do ajuste a valor justo seja assim, mas não tenho certeza:

D - Imóvel em Patos de minas(Investimentos) - R$ 5.000,00
C - Receita com ajuste a valor justo - R$ 5.000,00

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 16 outubro 2018 | 15:43

Kelton,

O lançamento está correto.

Lembro que é necessário atentar para a correta classificação dos imóveis como propriedade para investimento. Veja o item 05 do Pronunciamento Técnico CPC 28:

Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário em arrendamento financeiro) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas, e não para: (a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou (b) venda no curso ordinário do negócio.

Lembro também que as propriedades para investimentos não estão sujeitas ao registro de depreciação. Lembro, ademais, que o ganho do valor justo não é tributado senão na alienação do bem, mas o contribuinte (do lucro real) deve manter registro individualizado em subconta especialmente criada para esse fim.

michelle

Michelle

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 28 março 2019 | 17:46

Olá, Edmar 

Estou com uma situação talvez você possa me ajudar, iniciei um balanço de abertura de uma empresa que não possui escrita contábil porém um dos sócios faleceu e a viúva exigiu via Justiça a apresentação do Balanço então fui contratada para fazer este trabalho mas levantei todas as contas do ativo e passivo e verifiquei que a empresa possui um prédio mas deste prédio temos apenas a escritura do lote o prédio foi construído no decorrer dos anos e não localizamos as notas fiscais de compras de materiais de construção e de prestação de serviços da construção, mas foi contratado um corretor que avaliou o imóvel em 3.900.000,00, como vou lançar este lote quando converto em reais porque foi comprado em cruzado da R$ 0,06 centavos, como fazer com relação ao prédio? Ou será se lanço estes 0,06 deprecio completamente e lanço a avaliação pelo valor informado pelo corretor?

Se puder me ajudar agradeço muito estou completamente perdida nunca tive esta situação. 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 29 março 2019 | 15:13

Olá Michelle,
 Esse seu caso é especial. Sugiro que você converse com um perito judicial experiente; não me sinto confortável em te dar uma resposta fundamentada. Só posso de te dizer que a contabilização do valor do imóvel pelo justo fora dos casos previstos em lei ou Pronunciamento Técnico CPC - como é o seu caso - pode ser equiparada a uma reavaliação que é proibida pelas normas contábeis e suscetível de gerar receita tributável para fins fiscais caso a empresa for tributada com base no lucro real.   

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.