Igor Costa Vidal
Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)Olá,
Estou com um exercício no qual me deparei com diversos contratos de serviço e não sei bem como devo realizar a contabilização.
Nos seguintes casos.
c) Contrato de Prestação de Serviços - Pessoa Física:
Contrato assinado, em 16.08.2018, com o autônomo, Sr. Contador Formado para prestação de serviços de contabilidade. Os honorários deverão ser pagos no primeiro dia útil do mês seguinte ao da prestação dos serviços, no valor bruto mensal de R$ 6.900,00, durante o período de agosto e setembro/2018 e R$ 10.400,00 a partir de Outubro/ 2018.
Nesse caso, eu devo lançar no dia 16.08 uma provisão com o valor somado de todos os meses e ir deduzindo desse valor na medida que for ocorrendo o pagamento todos os messes? Ou posso apenas lançar em cada mês o valor do pagamento separadamente?
e) Contrato de Comodato:
Contrato assinado em 17.09.2018, com a empresa “Internet & Comunicação Ltda.”, para instalação em regime de comodato, de um cable modem, visando à utilização da internet a cabo, no valor de R$ 1.100,00, vencível no 5º dia útil do mês seguinte, com vigência a partir de 01.10.2018.
Nesse outro, persiste o mesmo questionamento do anterior porém, esse valor de R$1.100,00 será adicionado ao Ativo Imobilizado? O fato da vigência começar no dia 01/10 influencia no lançamento?
Desde já, obrigado.