x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 1.177

lucro real e presumido

frederico jose de santana

Frederico Jose de Santana

Bronze DIVISÃO 1 , Professor(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2009 | 19:55

olá pessoal. eu estou terminando o curso técnico de contabilidade aqui em rio preto, e ontem o meu professor começou uma matéria sobre lucro real e presumido, e deu uns exercícios. mas nós não temos nenhuma apostila ou até mesmo exemplos de como se resolve. será que voces poderiam me ajudar a resolver. não quero a resposta dele, mas sim como se resolve. se puderem me ajudar eu agradeço muito. Eis a questão.

A empresa Pegue Pegue, explora a atividade de supermercados e de acordo com os dados abaixo e sabendo-se que o estoque final totaliza 300.000,00 em 31/12/200x, calcule as contribuições para o PIS, COFINS, a contribuição social e o imposto de renda PJ, com base no lucro real.(prejuizos a compensar na base de calculo do imposto de renda e contribuição social 1.000.000,00)

capital social=....................................................25.000,00
despesas c/ depreciação acumuladas..............50.000,00
receitas financeiras...........................................60.000,00
caixa ..................................................................75.000,00
moveis e utensilios.......................................... 80.000,00
despesas financeiras...................................105.000,00
duplicatas a receber....................................130.000,00
estoque inicial..............................................220.000,00
despesas operacionais................................330.000,00
fornecedores...............................................420.000,00
compras de mercadorias............................650.000,00
vendas de mercadorias............................1.200.000,00

muito obrigado pela atenção: frederico j. santana.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 16:42

Estas informações não estão completas. Há uma diferença de 65.000,00 nas soma dos débito menos os créditos. Não é proveniente ao lucro. No olhômetro, sem considerar pis e cofins o lucro é 205.000,00.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
frederico jose de santana

Bronze DIVISÃO 1 , Professor(a)
há 15 anos Domingo | 29 novembro 2009 | 18:19

obrigado pela ajuda. eu também não tenho informções necessárias para responder este exercício. o professor não nos forneceu nenhuma apostila sobre o assunto, e pesquisando na internet não consegui nada. valeu pela força. muito obrigado.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2009 | 04:36

despesas c/ depreciação acumuladas..............50.000,00

Se tem Conta despesas com depreciação , obrigatoriamente, salvo raríssimo caso, terá que ter a conta de DEPRECIAÇÃO ACUMULDA no imobilizado. Não vejo esta conta listada acima. Isto reforça que os dados acima não estão completos.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade