x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.817

Contabilidade de Condominios

Carlos das Neves Ricci

Carlos das Neves Ricci

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 22:08

Pessoal sou estudante de Contabilidade e preciso de ajuda dos colegas. Estou fazendo um trabalho para um amigo no qual vai me servir como estágio e a minha duvida é com ralação a lançamentos contábeis.

O meu colega é engenheiro e tem um condominio fechado no qual ele recebe dos proprietários. A minha duvida é com relação ao dinheiro que ele enjetou para cobrir a conta do condominio que estava negativa. Esse dinheiro no caso é da conta particular dele. Como faço para lançar (Empréstimo ou Adiantamento ??) Outra duvida ele pode cobrar juros dos condominos com relação ao dinheiro que saiu da conta particular? Pois no banco o saldo dele chegou a ficar negativo e teve juros sobre cheque especial.

Beth Borochovicius

Beth Borochovicius

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2009 | 22:58

Olá Carlos

Adiantamento: vc lança adiantamento se for algo a compensar com um serviço/produto, ou seja, qdo vc paga adiantado alguma coisa (o que não é o caso)

Empréstimo: é o que ocorreu, ele emprestou um dinheiro que vai receber de volta.

Qto aos juros, no empréstimo tem incidência de IOF. Se ele cobrar esses juros, entrará como rendimentos e deve ter a incidência de IR.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade