x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 230

Dúvida questão Concurso - IRPJ

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2019 | 21:25

Boa noite pessoal, fiz um concurso e tem uma questão que fiquei em dúvida e não encontrei nenhuma base legal, alguém poderia me auxilar?

Estou analisando se não caberia recurso na questão.

No gabarito provisório está sinalizado como correto a letra "D", porém em minha opinião, por se referir a uma empresa do lucro real, e a resposta expor que a legislação dispensa, em regra, maior atenção e complexidade, essa resposta não seria correta. Essa questão ficou bem confusa, alguém poderia ajudar?

No reconhecimento da provisão do imposto de renda por lucro real, considera-se que o lucro:
a) é apurado e lançado de ofício pelos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil.
b) é utilizado em regra por pequenos contribuintes ou empresas com um menor corpo técnico contábil ou fiscal.
c) refere-se às apurações das participações estatutárias e dividendos.
d) refere-se ao sujeito passivo da obrigação tributária ao qual a legislação dispensa, em regra, maior atenção e complexidade.
e) refere-se ao sujeito passivo da obrigação tributária, representado geralmente pelas cooperativas.


Desde já muito obrigado.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 20 dezembro 2019 | 10:11

Por eliminação, eu acredito ser a D mesmo, pois se houve a provisão, está fundamentada a obrigação principal e quanto a isso realmente dispensa complexidade.

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.