x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 35.649

Monografia: Problema e Hipotese

Carlos Alexandre da Silva

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2010 | 18:22

Boa tarde André.

Segue abaixo algumas dicas pra voce formular a situação problema e a hipotese para seu trabalho.

Formulação da situação problema - é a questão principal da pesquisa (seja monografia, dissertação ou tese), o problema a ser resolvido (O quê?);

Hipótese - é a antevisão de algo que se pretende provar ao longo da pesquisa (seja monografia, dissertação ou tese). A hipótese deve ser apresentada no projeto em três ou quatro linhas e o texto pode ser na primeira pessoa do singular;

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 11:45

André Guilherme Rondini Neves!

A "grosso modo" você vai definir um problema, determinar uma hipótese e em seguida, no desenvolvimento da sua monografia, irá verificar se a sua hipótese é verdadeira ou falsa.

Um bom exemplo é a minha monografia, que apresentei para a conclusão do meu curso de Administração de Empresas.
Meu problema era "Treinamento em ME". Minha hipótese era "Treinamento em ME é um investimento, e não um custo". No desenvolvimento, constatei que a afirmativa era verdadeira, ou seja, o treinamento é um investimento para a ME.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
André Guilherme Rondini Neves

André Guilherme Rondini Neves

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 14:24

Wilson, eu sei que é complicado, mas ve se tem como me ajudar, meu tema é a influencia da auditoria interna na tomada de decisão, a monografia esta quase pronta e afirma que a auditoria influencia nessa tomada, agora o problema e a hipotese seria mais ou menos isso:

Problema

Nos dias de hoje muitas fraudes e erros ocorrem em grandes empresas, além de pequenas falhas que causam grandes problemas futuros.
E para que esses tipos de riscos sejam melhores avaliados, examinados e assim sendo detalhadamente corrigidos, é necessário um controle interno com grandes recursos e possíveis alternativas.
Com base nessas necessidades a auditoria interna influencia, tendo como objetivos e importâncias assessorar sua administração e acionistas.
Assim podendo auxiliar na tomada de decisão empresarial conforme necessita seus superiores.

Hipótese

A auditoria interna, com todos seus recursos possíveis, influencia ou não numa tomada de decisão empresarial?

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 15:31

André Guilherme Rondini Neves!

Não sou a pessoa mais indicada para ajudá-lo nesta questão. O mais correto e aconselhável para você, é buscar uma orientação com o seu professor orientador, pois este sim vai te passar a correta informação.

Mas, analisando o que você disse, EU penso que o problema seria: "a influencia da auditoria interna na tomada de decisão"; e a sua hipótese seria: "a auditoria interna influencia na tomada de decisão".

Mas, é certo que temos muitos usuários capazes de ajudá-lo também.
Vamos esperar que alguém se manifeste.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade