x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 609

Segunda graduação em Contabilidade

AAS

Aas

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 31 julho 2019 | 15:16

Saudações a todos que virem esta mensagem.
Procurei sobre algum assunto semelhante no fórum antes de postar minhas dúvidas dúvidas e
encontrei alguns assuntos próximos, mas ainda assim a dúvida permanece e
abro este tópico para solicitar uma ajuda dos participantes mais
experientes.
Sou advogado e trabalho de forma autônoma (escritório unipessoal).
As áreas de atuação principal são contratos, sucessões, imobiliário.
Muito da área em que atuo foi absorvida pelos cartórios (inventários,
usucapião, divórcio). Por um lado, é muito bom, pois acelerou bastante o
resultado das demandas. Entretanto, este fato, aliado ao aumento
assustador na quantidade de profissionais do direito que desembarcam no mercado, ano
após ano, sobretudo no Estado de São Paulo, torna muito difícil atuar
nesta área, principalmente de forma autônoma.
Diante desse quadro, passei a cogitar a graduação em Contabilidade. A um, pelo fato de a
demanda ser grande, até mesmo maior que a oferta, ainda que em um
período não favorável da economia, o que traz uma expectativa de que
haverá espaço para atuar. A dois, por ser, penso eu, uma ciência exata,
de certa maneira rígida (não no sentido de imobilizada), mas que demanda
a interpretação de dados.
Por atuar junto a esta área "cartorial", que exige uma observância às normas legais talvez mais severa que nos
demais ramos, eu me acostumei com essa severidade na realização do trabalho, prefiro fazer as coisas bem
realizadas, certinhas, com observância às normas. Inclusive, o que mais me chamou a
atenção na Contabilidade foi o ramo da Auditoria Contábil.
Feita a breve introdução, temos os "poréns": eu sempre trabalhei por conta
própria, nunca trabalhei em empresas e não tenho pleno domínio das
atividades diárias empresariais.
Levando este fato em consideração, penso sobre iniciar uma graduação em Contabilidade. Seria
imprescindível, ou pelo menos muito importante trabalhar em uma empresa?
Ou pelo menos conhecer da rotina de uma? Seria necessário ou
recomendável trabalhar em uma empresa ou escritório de Contabilidade? Se
sim, como eu poderia fazer isso sem ter experiência anterior nesta
área? É possível suprir essa "deficiência de alguma forma (simuladores de sistemas contábeis)? Deveria deixar o trabalho autônomo para tentar me empregar em uma
empresa, escritório de Contabilidade? Estágio?
Ou poderia iniciar esta segunda graduação mantendo o trabalho como advogado? Buscar alguns
estágios em escritórios de Contabilidade e, após a colação de grau, 
buscar um emprego na área da Contabilidade? Contando que hoje estou com 34
anos e, até lá, estaria beirando os 40, seria ainda possível? Ou poderia
abrir um escritório Contábil próprio? Ainda que, porventura, não me
empregue e, no máximo, realize alguns estágios no período da graduação?

Confesso que penso bastante em permanecer atuando de forma autônoma. É possível ser um profissional de qualidade diante dessas nuances? E é possível atuar com auditoria de forma autônoma, sem experiência prévia dentro de uma empresa?
Seria válida essa mudança de área, visto que, apesar de Direito e Contabilidade possuírem diversas confluências, no meu caso a comunicação não seria muito próxima (talvez contratos sociais, negócios jurídicos...)
Já me sugeriram uma pós graduação, especialização em Direito Tributário, mas respondi que neste caso, permaneceria na mesma, como advogado e talvez a situação não se alterasse muito. Com uma graduação em Ciência Contábeis, possuiria uma nova profissão, com novos leques.
Todavia, estaria em uma idade até avançada e não seria uma graduação feita por hobby, mas dizer que a possuo, mas com o intuito certo de atuação profissional.
Gostaria de solicitar a ajuda dos participantes sobre essas dúvidas.
Grato pela atenção.

Emily Alves

Emily Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 31 julho 2019 | 15:45

Boa tarde.

Certamente todas as suas dúvidas são comuns entre todos os iniciantes da área contábil.
O mercado esta amplo, dizendo pelo que tenho visto ao meu redor, falta mão de obra qualificada para os diversos departamentos que a ciência contábil nos permite atuar. Com todo seu conhecimento, tenho certeza que conseguirá sim ingressar de maneira honrosa. 
Dicas: Não se acomode na graduação. Serão 8 semestres. Nesse período todo, como não possui experiencia e vivencia em rotinas empresarias, será vantajoso realizar cursos extracurriculares. Se deseja atuar na área de processos, como alterações, constituição, etc, seria bacana realizar um curso/treinamento que aborde a área. Além desse, há um leque de cursos que ajudam muito a quem esta ingressando agora na área. Escrituração Fiscal, Contabilidade para não contadores, Folha de Pagamento, Contabilidade Gerencial, Auditoria, e muitos outros. Esses cursos voce consegue fazer a distancia e com certeza em sua cidade deve existir uma instituição que ofereça.

- Não se agarre ao primeiro salário. Estará entrando agora na área, mesmo com experiencia como advogado, se prepare para agarrar uma oportunidade por menos $. E cuidado com os oportunistas.

Tenho certeza que a idade não irá atrapalhar em nada, creio que já é um profissional capacitado, e por buscar a qualidade antes mesmo de retorno financeiro, já aponta que com certeza será um ótimo contador.

Lembrando que direito e ciências contábeis se complementam.

Ultima dica, aposte suas fichas, valerá a pena.
Boa sorte.


AAS

Aas

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 1 agosto 2019 | 08:45

Emily, agradeço demais a resposta e as informações e dicas. Por dedicar um pouco do seu tempo para auxiliar quem pouco conhece da área e pretende ingressar nela.
Agradeço muito o incentivo!!
A falta de experiências anteriores traz insegurança quanto a opção, por outro lado, a possibilidade de mudar traz expectativa. A idade é algo a ser levado em consideração, não há dúvidas, principalmente por se tratar de cursar uma nova graduação, como 8 semestres, como você disse. É preciso manter o foco.
Muito valiosa a dica sobre os cursos e treinamentos. Realmente eles vão acrescentar competências ao currículo.
Talvez seja melhor iniciar o curso e permanecer na advocacia e com o tempo realizar cursos e buscar trabalho em escritórios/empresas. Certamente a falta de experiência anterior irá prejudicar, terei que buscar experiências em cursos e até mesmo tentar realizar alguns estágios/trabalhos não remunerados (não sei se isso ocorre bastante nas Ciências Contábeis) .
Novamente, agradeço muito a atenção e se tiver alguma outra dica, orientação, peço que me passe, pois é uma mudança que irá acrescentar, claro, mas antes disso, irá mudar o rumo profissional e  em uma idade que não é baixa.
Um grande abraço e sucesso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.