x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 609

Segunda graduação em Contabilidade

AAS

Aas

Iniciante DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 31 julho 2019 | 15:16

Saudações a todos que virem esta mensagem.
Procurei sobre algum assunto semelhante no fórum antes de postar minhas dúvidas dúvidas e
encontrei alguns assuntos próximos, mas ainda assim a dúvida permanece e
abro este tópico para solicitar uma ajuda dos participantes mais
experientes.
Sou advogado e trabalho de forma autônoma (escritório unipessoal).
As áreas de atuação principal são contratos, sucessões, imobiliário.
Muito da área em que atuo foi absorvida pelos cartórios (inventários,
usucapião, divórcio). Por um lado, é muito bom, pois acelerou bastante o
resultado das demandas. Entretanto, este fato, aliado ao aumento
assustador na quantidade de profissionais do direito que desembarcam no mercado, ano
após ano, sobretudo no Estado de São Paulo, torna muito difícil atuar
nesta área, principalmente de forma autônoma.
Diante desse quadro, passei a cogitar a graduação em Contabilidade. A um, pelo fato de a
demanda ser grande, até mesmo maior que a oferta, ainda que em um
período não favorável da economia, o que traz uma expectativa de que
haverá espaço para atuar. A dois, por ser, penso eu, uma ciência exata,
de certa maneira rígida (não no sentido de imobilizada), mas que demanda
a interpretação de dados.
Por atuar junto a esta área "cartorial", que exige uma observância às normas legais talvez mais severa que nos
demais ramos, eu me acostumei com essa severidade na realização do trabalho, prefiro fazer as coisas bem
realizadas, certinhas, com observância às normas. Inclusive, o que mais me chamou a
atenção na Contabilidade foi o ramo da Auditoria Contábil.
Feita a breve introdução, temos os "poréns": eu sempre trabalhei por conta
própria, nunca trabalhei em empresas e não tenho pleno domínio das
atividades diárias empresariais.