x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 88

Documento não aparece

Paulo Malheiro

Paulo Malheiro

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Terça-Feira | 1 outubro 2019 | 13:24

Estou em dúvida sobre uma correta terminologia na seguinte operação: Foi programado o débito de um prêmio de seguro numa conta corrente. Antes de ser realizado o débito, foi verificado que o débito era indevido. Foi providenciado o cancelamento da programação. Só que outra pessoa da turma diz que a palavra correta é estorno Então estou na dúvida, se o termo correto é cancelamento da programação ou estorno da programação. Alguém pode me ajudar? Agradeço antecipadamente a atenção que puderem dispensar ao meu assunto.

Ezequiel Martinez dos Santos

Ezequiel Martinez dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2019 | 10:16

Prezado Paulo Malheiro, bom dia!

Se olharmos para o significado das palavras, conforme dicionário, temos:

Dicionário

Significado de Estorno:
substantivo masculino
Ação ou efeito de estornar.
[Comércio] Contabilidade. Ação de devolver (estornar) o dinheiro que foi lançado, em conta-corrente, de maneira indevida.
O valor que foi lançado indevidamente; o dinheiro estornado.
[Jurídico] Ação de retirar o efeito de; anulação do efeito daquilo que foi previamente acordado; rescisão ou anulação.
Significado de Cancelamento:
substantivo masculino
Ação ou efeito de cancelar (tornar sem efeito); cancelação ou canceladura.

Então, creio que, se uma Programação de Lançamento não foi concluída, houve um CANCELAMENTO, pois estorno seria a reversão, devolução de algo.

Atenciosamente,


EZEQUIEL MARTINEZ DOS SANTOS


https://www.linkedin.com/in/ezequielmartinezsantos/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.