x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 683

EAD x Presencial - Bacharelado em Ciências Contábeis

Marlon Stharling de Toledo Silva

Marlon Stharling de Toledo Silva

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 17:31

Prezados, sou o Marlon e novo aqui no forum. 

Sou formado em administração, há +- 6 anos.  Tenho mais de 10 anos de experiência em áreas administrativas, já trabalhei em setores financeiros, recursos humanos, planejamento. Atualmente sou sócio em uma empresa, a qual também trabalho como responsável administrativo.

Estou interessado em fazer ciências contábeis (CC) por alguns motivos: melhorar minha atuação aqui na empresa, futuramente abrir um escritório para mim e pretendo lecionar na área.

Quando cursei administração percebi que a experiência prática do dia a dia fez toda diferença para minha formação e para galgar oportunidades profissionais. Sempre busquei fazer estágios e aprendizado aliado a pratica do dia a dia. Acho que isso seria o caso na CC

A minha rotina hoje é bem puxada para fazer um curso presencial, uma porque caso eu faça presencial eu não poderei fazer estágios (tal como fiz na adm) e outra porque precisarei conciliar com o meu trabalho na minha empresa. Por isso, pensei em fazer faculdade a distancia, gostaria de fazer estágios (para aprender na prática).

Entretanto, meu medo é que a faculdade EAD seja tão rasa que não consiga ter uma boa formação. Tenho duas faculdades em mente, a presencial e de renome na minha cidade e a EAD não pensei ainda qual.

Resumindo
EAD - curso contábeis e faço estágio
Presencial - curso contábeis e não faço estágio

Queria opinião de vocês o que seria melhor, se eu faço presencial e tento experiências depois de formado ou se faço EAD e concilio com minha atividade atual o estagio.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 17:45

Marlon Stharling de Toledo Silva

Tem varios topicos sobre esse assunto no portal, faça uma busca na lupa.

Eu fiz EAD pela estácio de sá e não recomendo.  Busque outra instituição rsrsrs

O curso é bem fraco, aulas curtas e antigas. Se eu ja nao tabalhasse na area e tivesse suporte pra aprender e interesse de buscar conteúdo fora do curso, estaria lascada. rsrsrs Porém, pra minha necessidade foi o suficiente, pois como vc bem disse, a prática é oq importa....em contábeis é assim tb.

ADM e contabilidade andam muito juntas, creio que um EAD pra vc possa sim ser uma boa opção, caso vc seja organizado, pq assistir as aulas e fazer as tarefas "no nosso tempo" pode ser uma armadilha.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Marlon Stharling de Toledo Silva

Marlon Stharling de Toledo Silva

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 17:52

Sou bem organizado sim, já tive experiência EAD em outros cursos. Meu foco é o aprendizado, por isso mesmo pensei no EAD porque sei que vou aprender quando tiver num setor contábil ou empresa de contabilidade muito mais que na cadeira da faculdade.
Porém, não queria uma Estácio (que me deixaria com conhecimento muito superficial). 
Sobre os tópicos no fórum andei lendo, mas meu caso era um pouco mais especifico.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2019 | 15:37

Boa tarde, Marlon

Assim como a Karina, fiz EAD e sempre concordamos nos tópicos sobre esse assunto.

O EAD é muito mais raso do que uma faculdade presencial. Se você já tem uma boa base, o EAD pode lhe servir bem, pois sabe que o conhecimento mesmo vem na prática, no dia-a-dia e na constante evolução por meio de estudos fora do curso.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Marlon Stharling de Toledo Silva

Marlon Stharling de Toledo Silva

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Quinta-Feira | 12 dezembro 2019 | 16:26

Boa tarde Fernando, muito obrigado por sua contribuição.
Então, meu objetivo com EAD é justamente poder fazer estágio e aprender na pratica do dia dia, tendo em vista que não deixarei de exercer minha atividade atual.
Como eu já cursei um curso presencial numa excelente faculdade, tenho experiencia profissional acho que a EAD não será problema para conseguir oportunidades, mas a minha matrícula fica restrita a conseguir o diploma pois sei que o conhecimento vira extraclasse.
Não me decidi ainda.

EDER DEL QUIQUI

Eder Del Quiqui

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2019 | 09:57

Bom dia Marlon.

No EAD vc tem a liberdade de estudar onde e quando quiser, mas tem um realidade que precisa ser dita, se vc não correr atrás das informações vc não aprende. Depende somente de vc. 
Em relação ao conteúdo é exatamente o mesmo. Se vc se dedicar o EAD é melhor opção sim. O presencial não garante o aprendizado. Eu fiz CC presencial e outros cursos por EAD. Se eu puder escolher escolheria o EAD. Agora falta escolher uma boa faculdade.

Marlon Stharling de Toledo Silva

Marlon Stharling de Toledo Silva

Bronze DIVISÃO 2, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Quarta-Feira | 18 dezembro 2019 | 19:57

Obrigado pela resposta. 
Já tive experiência com EAD a questão mesmo é encontrar uma faculdade que valha a pena.
Com relação a correr atrás da informação acho que isso vale tanto para presencial quanto a distancia, quem faz o bom profissional é ele mesmo.

Um abraço!

JOSE VASCO

Jose Vasco

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 27 dezembro 2019 | 11:11

Marlon, bom dia !

Como nossa colega Karina eu também atualmente faço CC à distancia e vejo que realmente o aprendizado é muito raso mesmo.
Se você não trabalha na área fica bem complicado entender muitas coisas, seja pelo conteúdo que não é mais utilizado e muitas vezes insuficiente para que você aprenda alguma coisa.
Assim como você também sou formado em Administração, sendo assim você já tem uma base grande já que a grade é bem parecida.
Vejo que pra você um curso EAD já seria o bastante pelo conhecimento que você já adquiriu.

Manoel Luiz

Manoel Luiz

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 27 dezembro 2019 | 14:48

Marlon, boa tarde!
Se eu estivesse na sua situação trocaria o EAD pela presencial. rsrs
Estou me baseando em depoimentos de colegas que se formaram em EAD de CC e mesmo atuando na área enfrentaram muitas dificuldades.
Em meu ponto de vista nada substitui um professor de renome, muitas das vezes doutor em CC com um vasto currículo, estando ali presente no seu dia a dia para te auxiliar e tirar suas dúvidas. Mais é como nossos colegas acima citaram, cada um teve uma experiencia diferente com o curso EAD, tudo depende do seu empenho. Mas jamais trocaria a oportunidade de cursar PRESENCIAL por um EAD.
Forte abraço.

O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica.
Carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 4 anos Domingo | 12 janeiro 2020 | 13:56

Faço presencial numa federal e sinceramente, se for escolher presencial tenha muito cuidado pra selecionar a faculdade que lhe de a melhor base, pois ingressei pelo nome e a contabilidade que vemos aqui é completamente diferente da prática do dia a dia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.