x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 17.570

Contabilidade para iniciante

WANDERSON FELIX

Wanderson Felix

Iniciante DIVISÃO 2 , Projetista
há 15 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 13:44

Boa tarde,

hoje é meu primeiro dia aqui no forum, e como o de praxe trago dúvidas, e q não são poucas.....rsrsrsr
Me considero ANALFABETO em contabilidade, mas quero aprender.
comecei a estudar e conversei com algumas pessoas até que me deparei com o seguinte, estou estudando contabilidade básica e no meu livro diz que está atualizado pela MP449/08. Bom, esta MP foi convertida em lei 11941, e ouvi falar que nesta conversão algumas coisas foram mudadas. Gostaria de saber de quem está mais inteirado no assunto se este livro pode ser considerado desatualizado.

grato,

Wanderson.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 17:12

Olá Wanderson.

Só uma pergunta: você é estudante do curso de graduação ou está estudando "por conta"?

Para saber se o seu livro está desatualizado ou não, seria interessante ter colocado o nome dele, o autor, o ano e a edição.

A Lei 11941 trata basicamente do parcelamento dos débitos tributários.

Creio que para alguém que está "começando" esse seja um tema irrelevante. Seria mais interessante aprender primeiro o mecanismo das partidas dobradas e a estrutura básica das demonstrações contábeis. Isso independe dessa lei, pois isso é a base da Ciência Contábil.

Mas isso depende dos motivos que lhe levara a estudar.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
WANDERSON FELIX

Wanderson Felix

Iniciante DIVISÃO 2 , Projetista
há 15 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 17:43

Everton, obrigado.

Meu estudo é por conta própria mesmo. Utilizo o livro CONTABILIDADE BÁSICA do RICARDO FERREIRA que está na 7 ed. e foi lançado em 2009 antes da MP 449 virar lei. O livro foi me indicado por ser muito bom para iniciante, mas também aconselharam a não estudar por livros desatualizados, então fiquei em dúvida pois não conheço o escopo da lei, e como não tinha conhecimento prévio da contabilidade básica não sei bem o que foi alterado.

obrigado,

Wanderson.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 19:46

É como eu te disse: depende do porquê de vocês estudar contabilidade.

Você quer aprender sobre tributação, impostos, e estas coisas (que não tem muita relação com a Ciência Contábil) ou quer aprender a Ciência Contábil como ferramenta de apoio ao processo de decisão?

Se o objetivo for a última alternativa, comece focando-se nos princípios básicas da contabilidade: partidas dobradas, demonstrações contábeis, princípios contábeis, conceitos fundamentais, etc.

Também tem um livro do prof. Marion que chama-se Contabilidade para não contadores (ou algo parecido) que é muito bom.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Roane Pacheco

Roane Pacheco

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 15 anos Quinta-Feira | 25 março 2010 | 16:36

Olá Wandeson,

Você terá que escolher por onde quer começar a aprender como disse nosso colega acima.
Recomendo começar nos proncípios básicos da Contabilidade: aprendi o básico (no 1° semestre da faculdade) com o livro Contabilidade Básica do Marion. Segue link do site dele: http://www.marion.pro.br/portal/
Agora, se você pretende aprender sobre Tributação (área que eu, particularmente, adoro) começe estudando direito tributário, depois estude gestão de impostos (para aprender sobre cada tributo)...

Abs,
Roane

Roane Pacheco
Wenyo Silva

Wenyo Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sábado | 3 abril 2010 | 17:04

Boa Tarde,
De acordo com sua pergunta acima citada, sobre a MP 449/08 passar para lei, não deve considerar o livro desatualizado, pois há conteúdo nele que a legislação ainda está em vigor. Ao inves o certo seria estudar ele, e se atualizar com a alteração da MP para LEI, e assim estará ciente de que legislação tinha no decorer da MP e na LEI
Espero ter ajudado.
Att.Wenyo

Wenyo Silva
Contador em Graduação

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade