Gustavo Cesar
Iniciante DIVISÃO 4 , Programador(a)Boa tarde senhores,
estou iniciando os estudos em contabilidade e fiquei com uma dúvida enquanto lia sobre desconto de dublicatas.
Vi que na operação de desconto de uma duplicata se lança o registro da seguinte forma:
D- Bancos c/ Movimento
D- Juros adiantados (a Vencer)
C- Duplicatas Descontadas
Entendi que a conta Juros adiantados é criada para registrar o valor antecipado da Despesa com os Juros descontados, que serão recebidos pelo banco. Em seguida vem a parte da dúvida. O livro fala que é feito um lançamento de "apropriação dos juros" ao resultado:
D - Despesa de Juros
C - Juros adiantados
Não intendi exatamente o que ele quer dizer com "apropriar juros" ou qual é o sentido disso. É registrar o momento em que a despesa está de fato ocorrendo? Por que ao invés de registrar a conta "Juros adiantados" não foi-se logo lançada a despesa "D - Despesa de Juros" ?
Após isso vem a parte da duplicata recebida pelo banco onde é feito lançamento de baixa da conta diplicatas a receber, mas acredito que essa parte eu entendi, o problema é essa intermediária.
Favor desculpar se falei alguma "gafe", como disse estou começando a estudar, favor corrigir qualquer coisa.
Obrigado,