Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.606

Mensuração do Estoque

Lorena Balbino

Lorena Balbino

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2020 | 14:55

Colegas, boa tarde!

Estou com uma duvida em relação a mensuração do estoque. Digamos que meu estoque inicial seja de 112.000.  

No encerramento do mês de janeiro o valor de realização do estoque estava em R$115.000, sendo estimado o valor de R$15.000 como gastos necessários para a concretização da venda. 
Como ficaria a contabilização? 

eu fiz: 
D- Provisão para ajuste ao valor realizável dos estoques. 12.000
C- provisão para ajuste ao valor realizavel dos estoques -12.000

Está correto? preciso lançar os 15.000  dos gastos? 

Continuando... 
Digamos que no mês seguinte, no encerramento do mês de fevereiro o valor realizável líquido do estoque estava em R$110.000.
Como ficaria a contabilização? 

eu fiz:
D- Provisão para ajuste ao valor realizável dos estoques. 2.000
C- provisão para ajuste ao valor realizavel dos estoques -2.000

Usei o seguinte raciocínio:
Segundo CPC 16, fazemos a mensuração de acordo com o valor de custo ou valor realizável liquido. Nesse caso, o valor de custo é 112.000 e o valor realizável liquido é de 110.000. Logo, fazemos o ajuste. 

Mas me pergunto: será que deveria fazer o ajuste em cima do ultimo ajuste ou em cima do valor da aquisição? 

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 3 novembro 2020 | 09:37

Bom dia Lorena,

Se o estoque inicial ao valor de custo é R$ 112.000 e não houve nenhuma movimentação de compras e vendas no mês, mesmo que no final de janeiro ele esteja avaliado em R$ 115.000 não é necessário fazer nenhum lançamento contábil. (CPC 16 no item 9 cita: "Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor")

O gastos citados de R$ 15.000 deverão ser contabilizado como despesas com vendas somente no período que ocorrerem.

No mês seguinte como o valor realizável líquido do estoque é R$ 110.000, o seu raciocínio está correto, deve se fazer a provisão de perdas de R$ 2.000.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.