Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 5.371

Salário da Administração da empresa. Custo ou despesa?

VitorG

Vitorg

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2020 | 12:31

Salário da Administração da empresa. Custo ou despesa? Eu ainda não consigo compreender qual dos dois é. Poderiam me explicar?

Alan Alves Silva

Alan Alves Silva

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2020 | 13:36

É relativo, tanto pode ser Despesa quanto pode ser Custo, analise se o mesmo esta ligado diretamente a linha de produção da empresa. Exemplo:

Num escritório de contabilidade, os funcionários são CUSTO DO SERVIÇO uma vez que estão diretamente ligados a produção do serviço prestado pela empresa. Enquanto em um VENDEDOR que trabalha apenas com as vendas seria considerado DESPESA C/ VENDAS, porém o mesmo vendedor poderia se enquadrar parte como CUSTO e parte como DESPESA caso acumulassem função de produção como controle de estoque, devoluções, reposição, etc.

Porém as empresas não costumam fazer um bom rateio do que seria CUSTO e o que seria DESPESA então fica, creio eu, que fica a caráter de entendimento julgar como CUSTO ou como DESPESA (em geral usam despesa no segundo exemplo que citei).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.