x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 126

Declaração de IR sem autorização

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 1, Analista Informática
há 3 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2020 | 13:55

Boa tarde pessoal,

Estou no 2 semestre de Ciências Contábeis e estudando alguns casos me deparei com uma situação que não achei uma resposta. Uma pessoa reclamou que ao declarar o IR, a declaração dela já havia sido enviada, mas não foi ela quem o fez e nem autorizou que alguém fizesse. Agora, ela é cobrada pela declaração que ela desconhece. Minha dúvida, como ela consegue saber quem fez e anular essa declaração? Somente ajuizando a União?

Muito Obrigado.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2020 | 14:03

Ricardo

Por primeiro e mais importante,  a pessoa conseguiu o número do recibo e fez a retificação para os valores corretos

se sim ->  OK      se não ->  ir urgente na receita federal, solicitar a cópia e fazer a retificação/conferir os valores declarados

Segundo:    ir em uma delegacia,   fazer o boletim de ocorrência e aí sim, solicitar junto a receita federal de consegue o IP de entrega

Márlus

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 1, Analista Informática
há 3 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2020 | 14:55

Obrigado Márlus pela prontidão.
Na declaração atual ele teria que pagar o IR, mas como ele é interditado, alienado mentalmente, acredito que teria até alguma isenção (não entrei a fundo nesse ponto de isenção ainda). Essa retificação poderia gerar alguma multa?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.