x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 527

COBRANÇA DE JUROS NA PANDEMIA

Aldo Michelato

Aldo Michelato

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Vendas
há 3 anos Sábado | 6 fevereiro 2021 | 09:44

Bom dia pessoal ! Tenho a seguinte dúvida em relação a cobrança de juros na pandemia.

A situação é o seguinte:

Se um cliente fez um compra em janeiro de 2020 (antes da pandemia no brasil) e o mesmo deveria ter pago em março de 2020, mas não pagou e depois o mesmo decidiu pagar em janeiro de 2021.

 * Os produtos que o mesmo comprou (em janeiro de 2020 antes da pandemia)  teve um aumento significativo durantes  pandemia (alguns em torno de 50%).

Resumindo, quando o cliente comprou o produto o valor estava com o preço bom, porém devido a pandemia o preço subiu abaurdamente, e o cliente não pagou até o dia vencimento. 

É correto eu cobrar o valor do vencimento  somente com o juros que ele deve, ou devo também cobrar juros sobre esse aumento dos preços do produto? visto que o cliente só veio pagar após 1 ano ( e nesse período os preços dos produtos que ele comprou subiu ).

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Domingo | 7 fevereiro 2021 | 12:07

Aldo,
Smj, não há base legal para cobrar o aumento dos preços dos produtos, já que houve a concretização comercial com a sua entrega. À partir disso, passou-se a existir uma relação financeira, sobre a qual incidirão juros de mora.
Abs,
João

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.