x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 1.032

Escolhe Entre Graduação Ciências Contábeis x Gestão Financeira.

Marcos Roberto

Marcos Roberto

Bronze DIVISÃO 2, Operador(a) Telemarketing
há 3 anos Sábado | 13 fevereiro 2021 | 15:36

Boa Tarde!

Gente deixo me apresentar, me chamo Marcos e moro na zona sul de São Paulo, tenho 25 anos de idade e estou pensando em cursar graduação entre ciências contábeis ou gestão financeira (tecnólogo) 

Gosto muito de planilhas, sou metódico, gosto de organizar e gosto também de matemática básica, alguém que já trabalhe na área pode me ajudar se de acordo com meu perfil mencionado acima é mais compatível com contabilidade ou gestão financeira, estou indeciso entre esses dois cursos.

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 14 fevereiro 2021 | 13:36

Marcos Roberto, boa tarde

Meu amigo isso é muito difícil de responder. O curso de gestão financeira acredito que seja mais específico, então o estudo engloba essa atividade.

Agora o curso de Ciências Contábeis é bem amplo e pode te oferecer diversos caminhos. Apesar de ser como 'contador' a experiência aqui e a função pode ser exercida de diversas maneiras. Inclusive quando começa o curso há muita procura para algumas áreas. Vou tentar mostrar algumas:

1) Contador clássico/empresa: O curso é baseado (pelo menos o que fiz) nesse perfil. O contador que analisa resultados e ajuda a decisão de tomadas em uma grande/média empresa. Você aprenderá custos, analisar indices, resultados e balanços para a melhor tomada de decisão.

2) Contador proprietário: Você pode empreender na área e ser contador e auxiliar empresários (grandes, médios ou pequenos) com a experiência da área.

3) Auditoria interna/externa: empresas de Auditoria são as que mais contratam estudantes da área. É um mercado específico e que atende grandes empresas que necessitam de auditorias.

4) Perícia contábil: ramo contábil onde você presta trabalhos para grandes empresas ou em processos judiciais (para a parte ou para o fórum/juiz diretamente). É um ramo 'mais fechado'.

5) Outros: fora isso o fato de você estudar os números, balanços e demonstrativos faz com que você tenha uma ampla gama administrativa. Muitas empresas contratam contadores para áreas administrativas por seu conhecimento. Afinal a parte administrativa também está englobada no curso.

Sei que esqueci algumas coisas... rsrsrs Mas é isso que vi na minha passagem na faculdade. Dúvidas sei que os colegas complementarão nas respostas. 

Estou a disposição e boa sorte pra você em sua jornada.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/zanoncontador
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.