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Portfólio Educação Física 8º Semestre - Whatsapp:(49) 99193-5437

Unopar Portfólio

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Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 09:10

2 DESENVOLVIMENTO
 
2.1 RESOLUÇÃODE SITUAÇÃO-PROBLEMA 01
 
Whatsapp:Oculto
 
1º PARTE – RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA 01
TEMA: Práticas de Ginástica e suas relações com a saúde equalidade de vida
Augusto e Carla são estagiários de uma instituição pública cujoobjetivo é democratizar o acesso e a prática de esportes por diversos setores
da população, a fim de incentivar a prática de atividade física e a adoção de
um estilo de vida saudável. Recentemente, o grupo de responsáveis pelo setor de
esportes decidiu iniciar um novo Projeto, relacionado à prática de Ginástica,
voltada à Ginástica Geral ou Ginástica para Todos. A dupla de estagiários foi
selecionada porque iriam auxiliar na implementação do projeto junto aos
professores já formados. Na primeira reunião, os docentes responsáveis
solicitaram que Augusto e Carla realizassem um levantamento sobre os conteúdos
que poderiam ser ensinados no planejamento anual, a fim de destacar os
movimentos, os materiais e os cuidados necessários diante do público alvo a ser
delimitado.
Diante desta tarefa, responda às seguintes perguntas:
Ao estudar o conceito e as características da Ginásticapara Todos:
• Quais poderiam ser os objetivos econteúdos ensinados no projeto? Cite três objetivos e argumente sobre os
motivos da escolha utilizando as bases conceituais da Ginástica para Todos.
• Quais as relações entre a prática deGinástica para Todos e a adoção de um estilo de vida saudável, bem como a
democratização de práticas esportivas? Ao escrever sua resposta argumente sobre
estes dois temas.
 
•                 • Ao pensarmos natemática da saúde e suas relações com a ginástica (ou outras práticas
corporais), qual a importância dos conhecimentos advindos do campo da Saúde
Coletiva para o profissional de Educação Física?
 
✓ Para auxiliar nas respostas destasperguntas, sugerimos os seguintes textos:
OLIVEIRA, N. R. C. Ginástica paraTodos: perspectivas no contexto do lazer. Revista Mackenzie de EducaçãoFísica e Esporte, 2007. Disponível em: www.mackenzie.br
EHRENBERG, M. C.; FERNANDES, R. DE C. AGinástica para Todos na sua relação com as atividades físicas orientadas para o
lazer. Efdeportes.com, Revista Digital, ano 15, n. 166, março, 2012.Disponível em:
https://www.efdeportes.com/efd166/a-ginastica-para-todos-para-o-lazer.htm
LOCH, Mathias Roberto; RECH, CassianoRicardo; COSTA, Filipe Ferreira da. A urgência da Saúde Coletiva na formação em
Educação Física: lições com o COVID-19. Ciênc. saúde coletiva, Rio deJaneiro , v. 25, n. 9, p. 3511-3516, Set. 2020 . Disponível em:
Oculto00903511" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.scielo.br

Após leitura e discussão dos textospropostos, vocês deverão redigir uma produção textual, em forma de texto
crítico-argumentativo, com o tema: Práticas de Ginástica e suas relações coma saúde e qualidade de vida.
✓ No texto é importante que o gruporesponda as perguntas abordadas na situação-problema 01.
✓ Além dos textos recomendados, serápossível acrescentar informações a respeito do tema desta etapa de produção de
texto com artigos científicos de fontes confiáveis, livros e publicações de
trabalhos em anais de congresso.
 
Orientações específicas:
- Elaborar um texto de no mínimo 2(duas) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir
de acordo com as normas da ABNT.
- O texto não deve ser em tópicos deperguntas e respostas. Utilize as orientações acima para construir a estrutura
e a lógica do texto.
 

2.2RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA 02
 
Whatsapp:Oculto
         
            TEMA: Lesão naginástica.
Durante a prática de movimentos específicos da Ginástica Artística,um aluno realizou a queda de maneira indevida e reportou dor aguda na
articulação do tornozelo, aparentemente ocasionada por uma torção. Ao verificar
a articulação do praticante, o profissional de Educação Física notou que o
local apresentava edema, sendo que o aluno reclamava bastante de dor na região.
Portanto, considerando que o profissional de Educação Física não apresentava
especialização em sua profissão para o tratamento da lesão, e levando em
consideração áreas presentes em sua formação como os primeiros socorros,
responda:
•                     • Quais cuidados podemser tomados para evitar a ocorrência da torção de tornozelo na ginástica?
•                     • Quais procedimentosconsiderando os primeiros socorros o profissional de Educação Física deve
adotar?
•                     • Qual a importânciada área de primeiros socorros para o profissional de Educação Física?
•                     • Como o profissionalde Educação Física pode criar um local mais seguro para as práticas da
ginástica?
 
✓ Para auxiliar nas respostas destas perguntas, sugerimos osseguintes textos:
 
NUNOMURA, M. Lesões na ginástica artística: principais incidênciase medidas preventivas. Motriz, v. 8, n. 1, p. 21-29, 2002. Disponívelem: < http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/08n1/Nunomura.pdf >.
SILVA, L. G. S. et al. Primeiros socorros e prevenção de acidentesno ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Enferm Foco, v.8, n. 3, p. 25-29, 2017. Disponível em: <
pdfs.semanticscholar.org
>..
 
 
HOSHI, R. A. et al. Lesões desportivas naginástica artística: estudo a partir da morbidade referida. Revista Brasileira
de Medicina do Esporte, p. 440-445, 2008. Disponível em: <
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/6991 >.
✓ Após leitura e discussão dostextos propostos, vocês deverão redigir uma produção textual, em forma de texto
crítico-argumentativo, com o tema: Lesão na ginástica.
✓ No texto é importante que ogrupo responda as perguntas abordadas na situação-problema 02.
✓ Além dos textos recomendados,será possível acrescentar informações a respeito do tema desta etapa de
produção de texto com artigos científicos de fontes confiáveis, livros e
publicações de trabalhos em anais de congresso.

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