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Portfólio Educação Física 7º Semestre - Whatsapp:(49) 99193-5437

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Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 22:13

2.1 PRODUÇÃOANALÍTICA E TEXTUAL
 
Whatsapp:Oculto
 
Objetivo:Discutir, de forma interdisciplinar, os conteúdos das disciplinas/temáticasdo semestre por meio da produção textual com o tema “Mecanismosfisiológicos, biomoleculares e celulares relacionados as adaptações ao
treinamento de força e hipertrofia e sua relação dose-resposta para a população
idosa”.

Natentativa de transitar entre áreas correlatas à Educação Física, sobre a
compreensão dos mecanismos fisiológicos, moleculares e celulares que sofrem
adaptações com o treinamento (em específico, ao treinamento de força),
solicitamos a leitura obrigatória dos seguintes textos de caráter científico,
listados a seguir.
Textosde apoio:
FERNANDES,T. et al. Determinantes moleculares da hipertrofia do músculo esquelético
mediados pelo treinamento físico: estudo de vias de sinalização. RevistaMackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1238.
SILVA,NÁDIA LIMA DA; FARINATTI, PAULO DE TARSO VERAS. Influência de variáveis do
treinamento contra-resistência sobre a força muscular de idosos: uma revisão
sistemática com ênfase nas relações dose-resposta. Revista Brasileira deMedicina do Esporte, v. 13, n. 1, p. 60-66, 2007. Disponível em:Oculto00100014&lng=en&nrm=iso." target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.scielo.br

FLECK,Steven J; KRAEMER, Willian J. Fundamentos do treinamento de força. 4ed.São Paulo, SP: Artmed, 2017. Disponível em:
Oculto/cfi/0!/4/2@100:0.00" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">integrada.minhabiblioteca.com.br
 
Ostextos citados apresentam um panorama sobre os principais efeitos e adaptações
esperadas, a nível celular e neuromuscular, que o treinamento de força e sua
relação adequada de dose-resposta podem promover. Assim, tome nota de cada
mecanismo fisiológico apresentado, vias de sinalização celular e adaptações
crônicas relacionadas ao treinamento de força/contra resistência/resistido tem
sido relatados pelos estudos científicos apresentados pelos autores indicados.
Orientaçõesespecíficas:
- Fazera leitura (obrigatória) dos textos de apoio.
- Fazera discussão, em grupo, dos textos de apoio.
- Seacharem necessário, podem realizar buscas de artigos científicos em indexadores
(ex: scielo, google acadêmico, lilacs, domínio público e pubmed entre outros)que possam subsidiar a produção textual do grupo. Para tanto, é importante
realizar a citação devida do artigo adicional de acordo com as normas da ABNT
vigente.
-Redigir um texto descritivo de no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro)
páginas de conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir o texto de acordo com as
normas da ABNT vigente.
•                 • O texto deve abordar os mecanismosfisiológicos, moleculares e celulares relacionados ao treinamento de força e de
hipertrofia e como esses mecanismos são influenciados pelas características que
envolvem a razão dose-resposta do treinamento.

 

2.2RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
 
Whatsapp:Oculto
         
            Objetivo: Integraros aspectos teóricos materializados diante de um cenário prático, de forma
interdisciplinar, para a resolução de uma situação real da área que envolve a
atividade física e saúde, com o tema “Atividade física na empresa através daginástica laboral e sua relação com saúde”.
Situação-Problema (SP)
Gisele é uma profissional recém formada em Educação Física comhabilitação no bacharelado. Em seus estágios, durante o curso de graduação, ela
realizou algumas atividades relacionadas à atividade física voltada para a
saúde. Após formada, Gisele recebeu uma proposta de emprego para trabalhar em
uma empresa para o desenvolvimento de atividades físicas junto a seus
colaboradores (cerca de 60 pessoas), por meio da “Ginástica Laboral”, pois os
diretores da empresa tem relatado um crescimento nos afastamentos por problemas
de saúde e que grande parte de seus funcionários já apresentam problemas com
sobrepeso e obesidade.
Em uma primeira etapa de sua atuação, junto a empresa que acontratou, Gisele procurou identificar qual era a característica do público alvo
que participariam das atividades. Foi verificado que a faixa etária era variada
e ampla, com homens e mulheres de 18 até 60 anos de idade. Posteriormente,
Gisele realizou uma avaliação das características físicas que as funções
laborais exigiam dos colaboradores da empresa e quais era as queixas e sintomas
dolorosos característicos. Na sequência, como a empresa disponibilizou
organizar grupos de 20 pessoas, com práticas semanais de 3 vezes na semana.
Gisele então, procurou verificar os dias, horários e o tempo disponíveis que as
atividades poderiam ser desenvolvidas entre cada grupo, sendo no início ou no
fim do horário do expediente, na qual cada grupo será alocado em sessões com
duração máxima de 30 minutos.
Assim sendo, Gisele selecionou como foco principal, aflexibilidade a ser trabalhada com exercícios de alongamento e a força muscular
a ser trabalhada com exercícios resistidos utilizando o peso corporal, pois
grande parte dos colaboradores se queixavam de dores na região lombar,
articulação do joelho e dos membros superiores.
No entanto,Gisele tinha ainda algumas dúvidas sobre as atividades que seriam realizadas e
se elas ajudariam, de fato, a contribuir sobre a atividade física e seu impacto
positivo na saúde:
1) Os exercíciosde alongamento e resistidos poderão contribuir para melhoria de componentes da
aptidão física voltada à saúde? Se sim, justifique sua resposta.
2) Quaisestratégias adicionais que poderiam auxiliar o trabalho que Gisele a
identificar se a atividade física habitual poderia promover mudanças positivas
na saúde dos colaboradores da empresa?
 
Caros, alunos ealunas! Diante do cenário aqui posto, tentem fazer o exercício de se colocar no
lugar de Gisele e demonstrem todo o conhecimento de vocês que possam ter sobre
este tema. Vamos lá!
FLORINDO, A. A.,HALLAL, P. C., MOURA, E. C. D., & MALTA, D. C. Prática de atividades
físicas e fatores associados em adultos, Brasil, 2006. Revista de Saúde
Pública, 43, 65-73. 2009. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rsp/2009.v43suppl2/65-73/pt

GEIS, P. (org).LOSADA, S. A. et al. Atividade Física e Saúde na Terceira Idade. 5ed.Artmed, Porto Alegre, 2008. Disponível em:
Oculto/." target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/Oculto/.
MENDES, R. A.,NEIVA, L. Ginástica Laboral: Princípios e Aplicações Práticas. 3ed.Editora Manole, Barueri – SP, 2012. Disponível em:
Oculto/." target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/Oculto/.
BAECHLE, T. R;WESCOTT, W. L. Treinamento de força para terceira idade. São Paulo, SP:Artmed, 2010. Disponível em:
Oculto/cfi/0!/4/@Oculto:35.6" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">integrada.minhabiblioteca.com.br

ESTÉLIO, HenriqueMartins. Alongamento e flexionamento. 6ed. Barueri, SP: Manole, 2010.Disponível em: Oculto/cfi/0!/4/@Oculto:0.00" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">integrada.minhabiblioteca.com.br

MCARDLE, Willian;KACHT, Frank; KACHT, Victor. Fisiologia do exercício: nutrição, energiae desempenho humano. 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Disponível
em: Oculto/cfi/6/2!/4/2/2@0:0" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">integrada.minhabiblioteca.com.br

Orientaçõesespecíficas:
- Resolver a SPem forma de texto. Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.
- O texto deveabordar os questionamentos feitos na SP pelo cliente do Alan.
- O texto nãodeve ser em tópicos de perguntas e respostas. Utilize as orientações acima para
construir a estrutura e a lógica dos parágrafos do texto.
- Redigir umtexto descritivo de no mínimo 3 (duas) e no máximo 4 (três) páginas de conteúdo
escrito, sem tópicos. Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT vigente.
- Paraauxiliá-lo, utilize os artigos e livros sugeridos acima, além dos livros
didáticos das disciplinas em curso do semestre, entre outras referências
(livros ou artigos) sobre o assunto que achar pertinente.  

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