x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 662

Portfólio Educação Física 7º Semestre - Whatsapp:(49) 99193-5437

Unopar Portfólio

Unopar Portfólio

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 14 abril 2021 | 22:20

2 DESENVOLVIMENTO
 
2.1 RESOLUÇÃODE SITUAÇÃO-PROBLEMA 01
 
Whatsapp:Oculto
 
1ºPARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO
TEMA:A intervenção pedagógica do professor de Educação Física diante dos conceitos
de diversidade e inclusão, a partir da sua atuação em diferentes níveis de
escolaridade”

✓Vocês deverão fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados:
 
OLIVEIRA,R. C. de. Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível. Conexões,Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 19–30, 2008. Disponível em:
periodicos.sbu.unicamp.br
FERREIRA,F. M.; DAOLIO, J. Educação física escolar e inclusão: alguns desencontros. Kinesis,Santa Maria, v. 2, n. 32, p. 52-68, 2014. Disponível em:https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/16505.
CAETANO,S. P. N.; SANTOS, M. R. dos. Educação Física na Educação de Jovens e Adultos:
Um Relato De Experiência. X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, Curitiba-Pr, 2011.Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4564_3561.pdf
✓Fazer a discussão destas referências em grupo;
✓Após leitura e discussão dos textos propostos, vocês deverão redigir uma
produção textual, em forma de texto crítico-argumentativo, com o tema: A intervenção pedagógica do professor deEducação Física diante dos conceitos de diversidade e inclusão, a partir da sua
atuação em diferentes níveis de escolaridade”.

✓É importante que o texto aborde os conteúdos presentes nos artigos
disponibilizados, além de uma reflexão sobre a prática do profissional de
Educação Física, fazendo a interlocução entre: a ação docente no ensino de
jovens e adultos, a educação inclusiva e voltada à diversidade.
✓Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a
respeito do tema desta etapa de produção de texto com artigos científicos de
fontes confiáveis, livros e publicações de trabalhos em anais de congresso.
Orientaçõesespecíficas:
-Elaborar um texto de no mínimo 2 (duas) e no máximo 3 (três) páginas de
conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT.

2.2RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA 02
 
Whatsapp:Oculto
         
2º PARTE –RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA
Objetivo: Integraros aspectos teóricos materializados diante de um cenário prático, de forma
interdisciplinar, para a resolução de uma situação real da área, com o tema
“Ensino de Educação Física no Ensino Médio: temas relacionados à fisiologia do
exercício”.
Situação-Problema(SP)
Diogo é um professorde Educação Física com pouco tempo de formação. Entretanto, devido a todo seu
esforço e dedicação durante os estudos na faculdade, Diogo não demorou para
conseguir emprego em uma escola privada de sua cidade. O diretor da escola
indicou as turmas do Ensino Médio para ele assumir, a partir de aulas teóricas
e práticas. A proposta inicial foi estudar sobre os exercícios físicos e seus
efeitos no organismo dos alunos, considerando as várias diferenças entre eles.
Diogo entende que propiciar aos jovens estudos sobre alguns aspectos
relacionados à fisiologia do exercício proporciona uma ampliação sobre o
“olhar” dos alunos acerca da temática da saúde, alertando ainda sobre os variados
problemas de saúde que tantas pessoas sofrem. Dentre os diversos temas abordados
e discutidos, três se destacaram nas turmas que ele lecionava, devido às
principais dúvidas e queixas dos alunos:
a) Resistênciacardiorrespiratória muito baixa.
b) Baixos níveisde Força muscular
C) Sobrepeso eobesidade
Caro (s) aluno(s), ao analisar estes três tópicos, e sabendo que é importante diminuir os
fatores de risco que podem causar disfunções crônico-degenerativas aos alunos,
questiona-se:
a) Que tipo de metabolismo estáassociado as atividades cardiorrespiratórias e de força muscular? Explique sua
resposta.
b) Quais poderiam ser osexercícios/atividades físicas indicadas aos alunos? Justifique as respostas
utilizando seus conhecimentos de fisiologia do exercício.
c) Quais aspectos os docentespoderiam estudar nas aulas, a partir destes três temas?
 
Diante do cenárioaqui posto, tentem fazer o exercício de se colocar no lugar de Diogo e
demonstrem todo o conhecimento de vocês sobre este tema. Vamos lá!
Aqui segue duasreferências que podem colaboram com a resolução da situação:
ROWLAND, ThomasW. Fisiologia do exercício na criança. 2ed. Barueri, SP: Manole, 2008.Disponível em:
Oculto/cfi/0!/4/@Oculto:0.00" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">integrada.minhabiblioteca.com.br

MCARDLE, Willian;KACHT, Frank; KACHT, Victor. Fisiologia do exercício: nutrição, energiae desempenho humano. 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Disponível
em: Oculto/cfi/6/2!/4/2/2@0:0" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">integrada.minhabiblioteca.com.br
.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.