x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 21.325

Tema para TCC - opções

JEAN CARLOS OTTO

Jean Carlos Otto

Prata DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 23 abril 2010 | 07:46

Bom dia,

Gostaria de opiniões acerca dos temas para o meu TCC. Atualmente tenho como opções três temas, porém cada qual com seu diferencial, tanto positivo quanto negativo.

A falta de uniformidade nas demonstrações contábeis dos clubes de futebol (estudo de caso). Prós: realmente há uma falta de critérios, mesmo com a legislação vigente com as normas de contabilidade, cada clube adota suas próprias práticas, quer seja sobre a contabilização dos atletas, sobre a valorização, etc. Contras: efetivamente, para mim não haverá aplicabilidade prática, o tema surgiu de uma palestra ministrada no seminário da USP.

Orçamento pessoal. A utilização das ferramentas contábeis para o planejamento familiar. Prós: gosto do tema, tem bastante conteúdo à respeito, terá aplicabilidade prática futuramente. Contras: Não sei se é um tema "necessário" à pesquisa acadêmica.

O terceiro tema enquanto estava pesquisando no site encontrei alguém (me perdoem por não poder citar a fonte, realmente não encontro mais o tópico dentro do site) que gostaria de falar sobre a absorção dos serviços de departamento de pessoal pelos escritórios de contabilidade. Prós: Trabalho na área, o trabalho seria voltado à um estudo de caso nos escritórios aqui da minha cidade. Contras: não sei há tanto material assim sobre o tema. Também estou em dúvida quanto à relevância do tema.

Fico grato pelos comentários, sugestões, orientações.

Jean Carlos Otto

Roberson Alexandre Trambuch

Roberson Alexandre Trambuch

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 11:53

Olá Jean Carlos,
então defendi o meu TCC agora dia 20 sobre os ativos intangiveis nos clubes de futebol onde falei sobre a falta de uniformidade nas demonstrações contábeis dos clubes de futebol (estudo de caso), peguei como base 3 times, tipo o assunto é bem interessante o lado ruim é conseguir informações diretamente com os clubes ,

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 8 dezembro 2010 | 09:06

Meu conselho é partir para assuntos que estão em evidências, como NF eletrônica, MEI, as alterações da lei 6404/76 e por ai em diante.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Larissa Torres de Vasconcelos

Larissa Torres de Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 21:19

Olá, estou no meu segundo de Ciencias Contábeis e no semestre que vem iniciaremos nosso Tcc, gostaria muito da ajuda o resposta de algum de vocÊs para o nosso tema. Pensamos em Auditoria, mas meu professor disse que só estudaremos sobre o assunto no ultimo ano e até o presente momento ainda não pensei em nenhum um temo bom que possa abrir o interesse na aerea de Auditoria. Desde já obrigada!

Lilian Sobral Natalino

Lilian Sobral Natalino

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 maio 2011 | 10:24

Alguém poderia me ajudar? Estou tentando concluir o meu TCC e não encontro material a respeito das divergências de informações que estão ocorrendo entre a lei 11941/09, os pronunciamentos contábeis e o não posicionamento da Receita Federal... Estou tratando das regras de aplicação dos Ativos Intangíveis, e gostaria de fechar o assunto com estes questionamentos... Que existem porém não encontro material para utilizar como base! A questão é... O CPC fala uma coisa, a lei outra e a Receita solicita outra... Todas são válidas... Por favor! Quem puder me envie material a respeito... Obrigada!

Romir de Alcântara Lamim

Romir de Alcântara Lamim

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 maio 2011 | 11:17

Prezada, Larissa Torres

Auditoria é um bom tema, sem dúvidas há muitos artigos disponíveis em sites correlatos.Como sugestão você poderia enfatizar o Controle Interno de uma Empresa, já que o mesmo faz parte da auditoria ou a importância dos ERP's (Sistemas Integrados).
Há temas interessantes relacionados a IFRS, é um assunto de suma importância para a contabilidade atual, as novas normas estão ditando novos rumos a profissão contábil, exigindo do profissional uma posição de gestor e estrategista.

De qualquer forma boa sorte na escolha de seu tema!

Romir.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.