Isabela Silva
Bronze DIVISÃO 2, Contador(a) Olá, boa noite.
No exercício proposto pelo meu professor, ele pede para realizarmos umas contas para saber se será válido o deslocamento de determinada empresa ou não. O planejamento será de 5 anos, 2030,2031,2032,2033,2034 e 2035.
Informou que os valores da Receita Bruta, MOD, Custos Fixos Mensais e Despesas Fixas e também que terá um reajuste de 10% nos valores dos custos e das despesas a partir de 2033.
A minha dúvida é:
Supondo que foram informados que, por exemplo, os seguintes valores para a mão de obra:
2030: R$20.000
2031: R$21.000
2032: R$22.000
2033: R$23.000
2034: R$24.000
2035: R$25.000
1º pergunta: Para calcular o reajuste de todos os anos, eu teria que me basear no valor que foi informado (por exemplo: 2033: R$23.000 + R$2.300 valor do reajuste = R$25.300 esse seria o novo valor de mod de 2033) ou no valor anterior, no caso do exemplo, (2033: R$22.000,00 + R$2.200,00 = R$ 24.200,00 esse seria o valor de 2033) ?
Para melhor visualização dos exemplos que dei acima, ficaria assim:
1º exemplo: 2033 valor reajustado - R$25.300,00
2º exemplo: 2033 valor reajustado - R$24.200,00
2030: R$20.000,00
2031: R$21.000,00
2032: R$22.000,00
2033: R$25.300,00 reajustado com base no valor informado
2034: R$26.400,00 reajustado com base no valor informado
2035: R$27.500,00 reajustado com base no valor informado
ou
2030: R$20.000,00
2031: R$21.000,00
2032: R$22.000,00
2033: R$24.200,00 reajustado com base no valor do ano anterior 2032
2034: R$26.620,00 reajustado com base no valor do ano anterior 2033
2035: R$29.282,00 reajustado com base no valor do ano anterior 2034
ou,
2º pergunta: Supondo que tenho um total de Custos e Despesas no valor de R$100.000,00, no qual nesse valor estão inclusos todas as variáveis como MOD, Aluguel, Despesas Gerais, Depreciação, Seguro, eu poderia fazer o reajuste somente nesse total, sem fazer o reajuste em cada item?
Por exemplo:
MOD: R$20.000,00
Aluguel: R$20.000,00
Desp. Gerais; R$20.000,00
Depreciação: R$20.000,00
Seguro: R$20.000,00
Total de Custos e Despesas: R$100.000,00
reajuste: R$10.000,00
Total de Custos e Despesas com reajuste: R$110.000,00
Portanto, esse reajuste de 10% deve ser calculado em cada item como a MOD, Aluguel, despesas gerais, depreciação etc.. ou tem que ser calculado somente sobre o valor total dos custos e despesas, sem reajustar os itens citados?
Agradeço desde já.