Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 855

Portfólio de Pedagogia 8º Semestre - Whatsapp:(49) 99193-5437

Unopar Portfólio

Unopar Portfólio

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2021 | 20:23

Precisa de ajuda com seu portfólio?

Entre em contato através do Whatsapp: Oculto

Instagram: @atinja.mais


SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
 A escola estadual “Mario Quintana” passou por uma reorganização em sua gestão. A partir da nomeação da diretora Lúcia no ano anterior, foi observada a necessidade de implementar, de fato, uma gestão democrática. Nesse sentido, a diretora e a pedagoga Valéria mobilizaram toda a comunidade escolar para atender o que está preconizado nos artigos 14 e 15 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), que afirmam a relevância dos profissionais e da comunidade fazerem parte das tomadas de decisão e construção de planos e metas para a escola. Para isso, reuniões com professores, funcionários, alunos, pais e comunidade foram realizadas, derivando um envolvimento de todos os segmentos para a organização das frentes de trabalho, tais como: conselho escolar, conselho de representante de classe, associação de pais e mestres e grêmio estudantil.
 O trabalho colaborativo e compartilhado não foi nada fácil, visto os inúmeros conflitos encontrados nas relações entre os envolvidos. Por essa questão, Lúcia e Valéria tiveram que assumir um papel de liderança que não impunha as decisões de forma autoritária, mas que encaminha o grupo para reflexões fundamentais, considerando o lugar de fala de cada segmento e negociando os interesses, visando assim benefícios para todos. É nesse caminho que o trabalho está sendo desenvolvido, as eleições das frentes foram realizadas e todos os segmentos possem representatividade na gestão da escola. Os resultados começaram aparecer e foi observada a necessidade de divulgação das ações. Por essa razão, a diretora marcou uma reunião com os representantes dos diversos conselhos e segmentos para pensarem juntos em formas de divulgação dos projetos e resultados da escola.
 SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
 Na reunião realizada estavam presentes representantes dos diversos segmentos que compõem a comunidade escolar, a pedagoga Valéria iniciou a conversa ressaltando a relevância do trabalho colaborativo que está sendo desenvolvido por todos. Em seguida, a diretora Lúcia apresentou um balanço de tudo que está sendo feito e os resultados obtidos. Nesse momento, ela relatou que esses dados não devem ser disponibilizados apenas para os representantes, mas para toda comunidade e por isso ela gostaria de escultar o grupo sobre maneiras para divulgá-los.
 Nesse instante Fernando, pai de três alunos da escola e membro do conselho escolar, teve uma ideia e compartilhou com o grupo:
 - E se utilizássemos as mídias digitais para favorecer essa divulgação? O que acham de organizarmos um jornal digital que apresente o dia-a-dia da escola, transparência nas ações e nos projetos desenvolvidos, envolvendo o financeiro, o administrativo e o pedagógico? Podemos também abrir um espaço para que toda comunidade envie sugestões e críticas construtivas, visando o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido. 
Todos adoraram a sugestão, deste modo, foi votada a implementação do jornal digital e a direção se comprometeu com a construção da proposta do mesmo para ser apresentada na próxima reunião 
Estudante, agora é com você!!!
 Se coloque no papel da diretora Lúcia e a pedagoga Valéria e elabore uma proposta de jornal digital. Lembre-se de valorizar temáticas que auxiliem na transparência de todos o trabalho desenvolvido, a utilização adequada das mídias digitais, beneficiando o diálogo entre gestão e comunidade. 
 ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
 Com essas considerações, a produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados por você: 
1º) Realize a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você poderá utilizar para a elaboração da produção textual, os demais materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre: 
Texto 1: LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001. Disponível em: http://www.faal.com.br/arquivos/complm/Semana2Texto4.pdf Acesso em: 29. jun. 2021. 
Texto 2: MARTINS, Angela Maria; MACHADO, Cristiane. Mediação de conflitos em escola: entre normas e percepções docentes. Cadernos de Pesquisa. 2016, vol.46, n.161, pp.566-592. ISSN 1980-5314. Disponível em: Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://doi.org/10.1590/Oculto Acesso em: 29. jun. 2021.
 Texto 3: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A escola em debate Gestão, projeto político-pedagógico e avaliação. Revista Retratos da Escola. v. 07, n. 12. p. 159-166. Brasília. 2013. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/270/446 Acesso em: 29. jun. 2021. 
Texto 4: OLIVEIRA, Elaine de Abel; MEYER, Patrícia. Jornal eletrônico escolar: uma nova abordagem de produção de conhecimento. Congresso Nacional de Educação. São Carlos. 2008. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/639_717.pdf Acesso em: 29. jun. 2021. 
2º) Construa a Introdução da produção textual. Neste tópico você deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.  3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deverá elaborar duas atividades indicadas a seguir: 
a) Construa um texto composto de três a quatro páginas com o seguinte tema “O papel da gestão participativa e as mídias como ferramenta de auxílio no processo de divulgação”. Para essa elaboração utilize as leituras do item anterior. 
b) Escreva um projeto para a implementação do jornal digital, conforme apresentado na situação-problema. Para essa construção apresente os seguintes itens: 
4º) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações finais, em até uma página apresentando a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Manifeste o seu ponto de vista e opiniões sobre o assunto trabalhado, fundamentados nas referências bibliográficas. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. 
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver o trabalho. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTI)
1. O trabalho será realizado individualmente.
 2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 
3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando se os elementos pré e pós-textuais).
 4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
 5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
 6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:  
Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas. 
 Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).  
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. 
 Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. 
 Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. 
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário. 

Bom trabalho!
 Equipe de professores


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.