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Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 2 anos Terça-Feira | 14 setembro 2021 | 20:24

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SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
 A biodigestão anaeróbica é um método de reciclagem que consiste na produção de gás combustível e de adubos, a partir de compostos orgânicos (geralmente excrementos de herbívoros, restos de frutas e vegetais). Realizada por bactérias que existem livres na natureza é considerada uma alternativa energética renovável e principalmente uma maneira de eliminação dos resíduos orgânicos urbanos.
 Em ambientes rurais com criação em confinamento de suínos, a quantidade de dejetos é extremamente prejudicial ao ambiente, pois, quando descartados de forma inadequada, poluem o ambiente e podem ser fonte de transmissão de vetores, deste modo, o sistema de biodigestão anaeróbica é uma forma eficiente de tratar os dejetos e como resultado, é produzido biogás, que pode ser utilizado para produção de energia e biofertilizante. 
SITUAÇÃO-PROBLEMA
 Fábio, 55 anos, é produtor rural há mais de 30 anos. Com o passar do tempo, ele resolveu diversificar sua área de produção agrícola e começou a criar animais em sistema de confinamento para abate, iniciando a produção de suínos a pelo menos 10 anos. Porém, ao iniciar a produção, ele observou um problema que estava gerando grande preocupação em sua propriedade, a grande quantidade de dejetos que estava contaminando o solo, o ar e a água. Deste modo, ele contratou uma empresa de consultoria no setor agronômico para implantação de um sistema de biodigestão anaeróbica dos dejetos produzidos em sua propriedade. 
O sistema proposto para implantação é um biodigestor do tipo canadense, ou de lona, com retenção de pelo menos 21 dias, acoplado a um sistema de geração de energia elétrica para geração de eletricidade a partir do biogás produzido. Quanto ao biofertilizante, ele seria empregado diretamente na área de produção de milho para fabricação de silagem para alimentação dos animais. 
Ao iniciar a implantação e operação do sistema, Fábio começou a verificar alguns problemas técnicos, desta maneira, a equipe de consultoria foi novamente convocada para elaborar um relatório técnico dos problemas observados. Os principais pontos de atenção para implantação e operação do sistema estão descritos no tópico desenvolvimento (a seguir) e deverão obrigatoriamente estar presentes no relatório final entregue ao cliente Fábio. 
IMPORTANTE: Após a leitura da SGA e devidas reflexões, elaborem um texto que integre e relacione os pontos levantados em “Desenvolvimento”, mencionado abaixo, com a situaçãoproblema apresentada. Para isso, busque soluções para os problemas apresentados a seguir, mas, lembrem-se de que TODOS os desafios propostos devem ser respondidos fazendo a relação entre a SGA apresentada e a respectiva teoria. Portanto, é fundamental apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das justificativas.
 Para o desenvolvimento do trabalho, a equipe deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas, webaulas, sugestões de leitura e no livro-texto disponível na Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância por meio do sistema de mensagens. 
Seguem abaixo sugestões de Bibliografia: 
• BORGES NETO, M. R. Geração de energia elétrica: fundamentos. São Paulo: Érica, 2012. [Minha Biblioteca]
 • DIAS, S. L. P. et al. Química Analítica: teoria e práticas essenciais. Porto Alegre: Bookman, 2018. [Minha Biblioteca]• ATKINS. P. et al. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. [Minha Biblioteca] 
• PHILIPPI, A. JR.; REIS, L.B. Energia e sustentabilidade. 1. Ed. Barueri, SP: Manole, 2016. (Coleção ambiental --vol. 19) [Minha Biblioteca] 
• HINRICHS, R. A. et al. Energia e meio ambiente. 1. Ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014. [Minha Biblioteca] 
• CARDOSO. M. O que representam os suínos na transmissão de zoonoses para humanos? Acta Scientiae Veterinariae. 37 (Supl 1), 81 -89, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/actavet/37- suple-1/suinos-09.pdf Acesso: 19/07/21. 
• JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO J. Biologia celular e molecular. 9.ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 
Assim, para o desenvolvimento deste trabalho, o grupo deverá refletir sobre a situação problema e produzir um texto de acordo com as instruções a seguir:
 1. Introdução: discorra sobre o contexto geral do assunto proposto e os principais temas a serem tratados no desenvolvimento do trabalho.
 2. Desenvolvimento: nesse momento, o grupo deverá escrever uma breve fundamentação teórica abordando os seguintes assuntos:
 • As etapas envolvidas no processo de biodigestão anaeróbica destacando as reações químicas envolvidas nas transformações da matéria e explicando sucintamente cada uma das etapas.
 • Pensando na temática proposta, temos que diversos fatores podem interferir no processo de biodigestão anaeróbica, entre eles, o pH. Explique de maneira sucinta o processo de determinação do pH e como este parâmetro pode interferir no processo de decomposição da matéria orgânica.
 • Sabendo que os hábitos alimentares de um mamífero e sua estrutura física estão estreitamente relacionados. As adaptações associadas ao ataque e à defesa, bem como à captura, mastigação, deglutição e digestão do alimento determinam, no seu conjunto, a 
 anatomia e os hábitos desses animais. Classifique o tipo de dentição dos suínos e explique a relação com os hábitos alimentares desses animais.
 • Embora o processo de domesticação de animais e plantas tenha sido fundamental para o desenvolvimento da espécie humana, permitindo o desenvolvimento da agricultura e pecuária, vale salientar que diversos mamíferos podem ser danosos aos seres humanos, transmitindo doenças. Cite pelo menos 2 doenças que os suínos podem transmitir aos seres humanos e explique como ocorre o contágio.
 • Considerando que os biodigestores anaeróbicos atuam degradando compostos orgânicos em substâncias simples como metano e dióxido de carbono, por meio da ação de microrganismos que atuam na ausência de oxigênio, indique o tipo de microrganismo que participa do processo de biodigestão. Seria um ser procarionte ou eucarionte? Discorra sobre algumas características estruturais desse tipo de microrganismo. Comente suas funções.
 3. Considerações finais: para a finalização do texto, deve ser feita uma retomada do tema-base, com a síntese do seu posicionamento em relação ao caso discutido e ao relatório elaborado. (No máximo 1 lauda)
 NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTG)
 • O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo.
 • A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema. 
• Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
 • O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 
• Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
 • A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 
• Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
  Critérios avaliativos
 A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual: 
· Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
 · Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). 
· Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. 
· Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
 · Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
 Bom trabalho! 
Equipe de professores


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