x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 1.788

Portfolio de Educação Física 4º Semestre - Whatsapp: (49) 99193-5437

Unopar Portfólio

Unopar Portfólio

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2021 | 11:42

Precisa de ajuda com seu portfólio?

Entre em contato através do Whatsapp: Oculto

Instagram: @atinja.mais


PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG
Educação Física

Curso: Educação Física Licenciatura Semestre: 4° Regular e 3º Flex Disciplinas:

• CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES
• METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL
• METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL E FUTSAL
• PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DE SALA DE AULA
• SAÚDE COLETIVA Professores
• Douglas Cardoso Giancarelli
• Lucio Flávio Soares Caldeira
• Marcio Teixeira
• Anísio Calciolari Junior
• Danieli Juliane Garbuio Tomedi Competências:
• Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas a partir do ensino de jogos coletivos e de invasão.
• Compreender as dimensões metodológicas implicadas nos esportes coletivos.
• Refletir sobre a prática de exercício físico por pessoas com acometidas pela COVD 19 e as características, efeitos e riscos da doença em atletas profissionais”. Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.
• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.
• Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivo da Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

APRESENTAÇÃO
Caro aluno e cara aluna, sejam bem-vindos e bem-vindas a este semestre!
O presente semestre está possibilitando uma significativa ampliação e aprofundamento de conhecimentos sobre a Educação Física e suas bases teórico-práticas que são essenciais para a atuação na área. Desta forma, o campo de atuação profissional apresenta-se diverso e possibilita que a materialização dos conhecimentos teórico e técnicos, ocorram fundamentados pelas novas evidências científicas. Assim sendo, o tema central da proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) será “INFLUÊNCIA DA COVID-19 NO DESEMPENHO ESPORTIVO E A METODOLOGIA DE ENSINO DOS ESPORTES COLETIVOS”. Este tema é importante para que você possa conhecer e reconhecer sobre o significado do objeto de estudo da Educação Física. Com isso, as possibilidades profissionais de atuação, o conhecimento técnico-científico, seu público-alvo, seus campos de atuação e como esses elementos interagem com a dinâmica cultural e tecnológica na sociedade fazem com que a seja uma profissão de grande amplitude e complexidade sobre a atuação deste profissional no futuro. Neste sentido, considere este cenário exposto para o desenvolvimento desta produção textual, tendo como conteúdos apresentados nas disciplinas: CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES; METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL; METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL E FUTSAL; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: GESTÃO DE SALA DE AULA; SAÚDE COLETIVA.

ATIVIDADE(S)
A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em dois momentos
1ª PARTE – PRODUÇÃO ANALÍTICA E TEXTUA
Objetivo: Discutir, de forma interdisciplinar, os conteúdos das disciplinas/temáticas do semestre por meio da produção textual com o tema “Fatores importantes que envolvem os efeitos da Covid-19 no desempenho esportivo e a metodologia de ensino dos esportes coletivos”.
Na tentativa de transitar entre áreas correlatas à Educação Física, sobre a Influência da Covid-19 no desempenho esportivo: Características, efeitos e riscos da doença em atletas, solicitamos a leitura obrigatória dos seguintes textos de caráter científico, listados a seguir.
Textos de apoio:
ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos, aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Cap. 14-19. [MINHA BIBLIOTECA].
LOCH, M. R.; RECH, C. R.; COSTA, F. F. A urgência da Saúde Coletiva na formação em Educação Física: lições com o COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 25, n. 9 [Acessado 19 Julho 2021] , pp. 3511-3516. Disponível em: <Oculto59.19482020>." target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://doi.org/10.1590/14Oculto59.19482020>. ISSN 1678-4561. Oculto59.19482020." target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">https://doi.org/10.1590/14Oculto59.19482020. Acesso em 19/07/2021.
UZUNIAN, A. Coronavírus SARS-CoV-2 e Covid-19. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. V. 56, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpml/a/Hj6QN7mmmKC4Q9SNNt7xRhf/?lang=pt. Acesso em 19/07/2021.
Os textos citados apresentam um panorama sobre as principais características do Sars-Cov-2 (Coronavírus-2019), potenciais efeitos e riscos, incluindo à atletas e/ou praticantes de atividades físicas diversas que contraíram o Sars-Cov-2. Dessa forma, é importante destacar que entre os principais riscos à essa população, que, contraíram o COVID-19, destaca-se o risco de lesões cardíacas e a diminuição da imunidade decorrente do esforço físico contínuo e com pequeno intervalo de recuperação. Assim, considerando esses fatores, tome nota sobre os efeitos e riscos da COVID-19, direcionando à população de atletas profissionais, dentro do que foi apresentado pelos textos de apoio.
Orientações específicas:
- Fazer a leitura (obrigatória) dos textos de apoio.
- Fazer a discussão, em grupo, dos textos de apoio.
- Redigir um texto descritivo de no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) páginas de conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir o texto de acordo com as normas da ABNT.
- Se acharem necessário, podem realizar buscas de artigos científicos em indexadores (ex: scielo, google acadêmico, lilacs, domínio público e pubmed) que possam subsidiar a produção textual do grupo. Para tanto, é importante realizar a citação devida do artigo adicional de acordo com as normas da ABNT vigente.
O texto deve abordar a Influência da Covid-19 no desempenho esportivo: características, efeitos e riscos da doença em atletas profissionais, destacando as características gerais do SARS-COV-2. O texto também deve abordar a importância dos estudos epidemiológicos na análise da relação dos efeitos e riscos, indicando e justificando os principais tipos de estudos que podem ser utilizados nessas pesquisas.
2º PARTE – RESOLUÇÃO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA
Tema: O ensino dos esportes coletivos
Um profissional de Educação Física teria como objetivo desenvolver em suas atividades, modalidades esportivas coletivas, e deveria selecionar três delas. Neste caso, foram selecionados o basquetebol, o futebol e o futsal. Os esportes basquetebol, futebol e futsal são considerados modalidades coletivas e invasivas, onde se tem a quadra ou campo do adversário como objetivo de se realizar a cesta ou o gol, tendo os jogadores adversários como opositores.
Segundo Scaglia (2003), fundamenta em seu estudo no caso específico das ‘famílias de jogos/brincadeiras de bolas com os pés’, e caracteriza que dentro da organização de família de jogos, o futebol deixa de ser o único objetivo da aprendizagem, fazendo com que outros jogos (de bolas com os pés) sejam capazes de transferir suas aprendizagens (emergências) para o futebol, e vice-versa. O basquetebol, que também pertence à família dos jogos esportivos coletivos, também é influenciado por emergências produzidas em outras famílias de jogos, tais como as famílias de jogos de bolas com as mãos (à qual o basquete pertence de maneira direta), de apelo popular, de 2x2 (ou convencional 5x5) com alvo e uma gama enorme de famílias de jogos que podem ser organizadas de acordo com o interesse do professor.
Para contribuir com este profissional de Educação Física a compreender sobre o tema, leia o artigo abaixo e elabore um texto a partir das seguintes questões norteadoras:
• Quais as principais características do Jogo?
• Quais as relações entre o esporte coletivo e o jogo?
• Qual a gênese (contribuição) metodológica para ensino dos esportes coletivos?
• Faça uma análise das considerações finais apresentadas pelos autores sobre o tema central?
Para a realização dessa tarefa é fundamental a leitura do artigo/texto base:
LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, Rio Claro, v.15 n.2 p.236-246, abr./jun. 2009. Disponível em: www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br Acesso em: 15 de jul. 2021.
Orientações específicas:
- Elaborar um texto de no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) páginas de conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT atual.
- Se acharem necessário, podem realizar buscas de artigos científicos em indexadores (ex: scielo, google acadêmico, lilacs, domínio público e pubmed) que possam
subsidiar a produção textual do grupo. Para tanto, é importante realizar a citação devida do artigo adicional de acordo com as normas da ABNT vigente.
- Fazer a discussão, em grupo, dos textos de apoio.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
A formatação do trabalho deverá ser realizada da seguinte forma:
o Capa - com nome da instituição (logomarca), nome das disciplinas do semestre, nome de todos os professores desse semestre e nome completo de todos os alunos;
o Introdução - Apresentar o objetivo e o que foi realizado no trabalho (uma página);
o Desenvolvimento - deve constar as duas partes do trabalho descrito acima (produção de texto e resolução da situação-problema);
o Conclusão - Apresentar suas considerações finais sobre o trabalho realizado (uma página);
o Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo com as normas da ABNT.
- Todas as etapas devem ser realizadas dentro do prazo devido.
- Devem participar dos grupos somente os alunos do mesmo semestre e da mesma turma.
NORMAS DO PTG
Caro aluno e cara aluna, abaixo são apresentadas as diretrizes para a realização do PTG:
1. O trabalho deverá ser obrigatoriamente realizado em grupos de no máximo 7 alunos do mesmo semestre;
2. A organização dos grupos é de responsabilidade dos alunos, sendo o tutor presencial responsável pelos cadastros em sistema;
3. O envio da atividade é realizado pelo líder do grupo no seu ambiente virtual, considerando os prazos previamente estipulados no calendário acadêmico;
4. O trabalho será submetido as ferramentas de plágio e sua incidência resultará na invalidação;
5. Os arquivos deverão ser enviados na extensão .doc (word), arquivos em PDF serão invalidados;
6. O trabalho deve conter elementos pré-textuais; textuais e pós-textuais em conformidade com as normas da ABNT;
7. A produção textual deve conter de 6 a 8 páginas, desconsiderando os elementos pré e pós-textuais.
AVALIAÇÃO DO PTG
O processo avaliativo do PTG é realizado pelo Tutor a Distância, considerando os seguintes pontos: 
1. Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade; 
2. Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados; 
3. Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão; 
4. Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão);
5. Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas. 
O PTG é uma atividade interdisciplinar e por essa característica ele compõe a nota de todas as disciplinas do semestre conforme regimentado pelo Manual Acadêmico. A não realização dessa atividade impacta diretamente nas demais disciplinas do semestre.
PROFESSORES E TUTORES As atividades do PTG são elaboradas em conjunto pelos professores do semestre de forma interdisciplinar, sendo que a mediação pedagógica é realizada pelo Tutor a Distância. Sendo assim, as dúvidas referentes a atividade deverão ser direcionadas por meio do canal de mensagem para o Tutor no AVa

 Bom trabalho! Equipe pedagógica

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.