x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 124.092

Diferença entre razão analítico e razão sintético

SAMIA CAVALCANTE SOUZA

Samia Cavalcante Souza

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 16 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 11:40

Bom dia,

Desculpem a pergunta besta - eu estou começando agora na área contábil...

Qual é a diferença entre um razão analítico e um razão sintético?

Eu perguntei ao meu chefe e ele riu da minha cara, então, tenho que recorrer a vocês...

Obrigada,

Sâmia.

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 13:50

A diferença é que no analítico aparecem os lançamentos individualizados. No sintético só aparecem os somatórios dos débitos e dos créditos dentro de um determinado período.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
JUAREZ DE BRITO FERREIRA

Juarez de Brito Ferreira

Iniciante DIVISÃO 1 , Auditor(a)
há 14 anos Sábado | 4 fevereiro 2012 | 00:13

Samia:

Vamos ao balancete/balanço e identificamos valores lançados, por exemplo, na conta CAIXA.Entretanto queremos conhecer, cada lançamento levados à débito ou a crédito da mencionada conta. Então, vamos ao RAZÃO que dará "razão", ou não, ao valor acumulado e na conta em apreço. Ou seja, como informa o Paulo, a conta de controle CAIXA, sintetiza o movimento e fornece o total. Já o RAZÃO, informa lançamento por lançamento, dia a dia, a movimentação de débitos e de créditos na conta. Portanto, é possível entender que "razão analítico" é mera redundância vez que o termo "razão", em se tratando de Contabilidade, quer dizer analítico. Podemos concluir ainda que, "razão sintético" não existe.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies