x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 16

acessos 9.515

Devolução BCB - Pessoa Juridicas

Fábio Luiz Muller

Fábio Luiz Muller

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 25 março 2022 | 06:40

Bom dia caros colegas! Tudo bem com vocês?

Não sei se algum de vocês já passaram por essa situação, mas, fui solicitar uma devolução do BCB para um CNPJ (ja baixado), porem quando acessamos com o gob.br do cliente (Responsável pelo CNPJ), ele pede a vinculação através do e-CNPJ da empresa! Segue mensagem:

O CNPJ consultado não aparece na lista de CNPJs vinculados à sua conta gov.br.

Algum de vocês passaram por essa situação e ainda, em CNPJ ativos exigiu-se o mesmo processo, ou seja, a empresa que não tem e-CNPJ, para resgatar o credito dele comprar um certificado, só a fim de fazer a solicitação!?

Atenciosamente.

Fábio Luiz Müller
Técnico em Contabilidade
Patrícia

Patrícia

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 25 março 2022 | 08:12

Bom dia!

Estou com o mesmo problema. Porém, o CNPJ ativo, com e-CNPJ e já como nível ouro. E dá essa mesma mensagem!

Consegui pessoal! Entrei no gov.br, acessar perfil, aí só vincular o responsável legal ao CNPj!

joao g

Joao G

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 25 março 2022 | 09:05

Bom dia.

Tô com o mesmo problema, a empresa não tem certificado digital. Alguém sabe me dizer como posso conseguir um rápido? Porque o acesso ao sistema do BCB no dia de hoje é apenas até às 14h, e amanhã (sábado) é o último dia.

Danilo Nunes

Danilo Nunes

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 2 anos Sexta-Feira | 25 março 2022 | 21:01

Maycon, boa noite! Tentei fazer o procedimento e não abri janela nenhuma ao aperta o botão. Por ventura, teria que ter o certificado digital para verificar? O problema é comprar um certificado, e a pessoa só ter R$ 0,10 pra receber, que foi no caso de uma senhora conhecida minha, porém o dela foi CPF,e o certificado mais em conta que vi R$ 250. Tu teria, ou alguém teria uma alternativa!? 

Jojo

Jojo

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 2 anos Sábado | 26 março 2022 | 09:56

Bom dia! Estou com o mesmo problema, é pior: meu cnpj está INAPTO. Imagina o gasto pra regularizar, comprar certificado e quando for consultar, ter centavos… e o prazo acaba hoje as 23:59h :/ eles vão reabrir futuramente, né?

 Vi nessa página, uma informação relevante:

 22) Como o dono, sócio ou representante de empresa sem certificado digital poderá consultar o Registrato para saber dos valores a receber?
Infelizmente ainda não é possível atender a demanda de empresas sem certificado digital associado ao CPF na Conta gov.br. O acesso de informações do Sistema de Valores a Receber atualmente só é possível via Conta gov.br em nível prata ou ouro do próprio beneficiário ou com o certificado digital no caso de empresas.

Danilo Nunes

Danilo Nunes

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 2 anos Sábado | 26 março 2022 | 10:41

Na verdade, nem com conta gov.br do próprio beneficiário está funcionando. Estou preso nesse impasse falando de não está associado. Agora na hora que a empresa ficou devendo, souberam associar rápido o CPF do dono e bloquear. Governo complicado. Ainda no aguardo de uma solução, mas acredito que não terá. 

Tony Rodrigues

Tony Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 31 março 2022 | 07:43

No momento não é possível acessar os valores a receber com Empresas Baixadas, pois não tem como emitir certificado digital para empresas nessas condições. 

Abri um chamado no Bacem e também no Falabr, para ver como eles irão resolver essa situação, pois tenho dinheiro para receber e tenho direito a isso, mesmo que sejam 10 centavos. 

Vamos aguardar os próximos passos.

Tony Rodrigues

Tony Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 12 abril 2022 | 21:51

Resposta do Bacen:

Senhor(a) TONY ******

Em breve, o BC divulgará os procedimentos para consulta de valores a receber por representantes de pessoas jurídicas, empresário individual e microempreendedor individual que não possuam certificado digital, o que inclui empresas encerradas.


Ou seja, temos de aguardar...

Euzenita Araujo

Euzenita Araujo

Iniciante DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 1 ano Sábado | 16 abril 2022 | 23:16

Ola, estou acessando o banco central e fala que tenho valores a receber, porem quando entro para verificar o valor aparece a mensagem: O CNPJ consultado não aparece na lista de CNPJs vinculados à sua conta gov.br sendo que está sim vinculado ao meu cpf e tenho certificado digital, ja tentei pelo computador, celular e nada

Tony Rodrigues

Tony Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 27 abril 2022 | 07:18

Resposta Bacen:

Prezado(a) Senhor(a),

Informamos que, para acessar as informações de pessoa jurídica, o usuário deve realizar a consulta com o CNPJ da pessoa jurídica na data estabelecida no cronograma e fazer o login no Sistema de Valores a Receber (SVR) com o CPF ao qual esteja vinculado o CNPJ da empresa no gov.br.

Contudo, de acordo com regra estabelecida pelo Ministério da Economia, órgão gestor da conta gov.br, a vinculação de CNPJ a uma conta gov.br de pessoa física somente pode ser feita com o uso de certificado digital de pessoa jurídica, o qual é expedido nos casos de CNPJ não enquadrado na condição de suspenso, inapto, baixado ou nulo.

Assim, no caso de pessoas jurídicas já extintas em que não for possível a expedição de certificado digital, recomendamos que o interessado busque as informações sobre valores a receber diretamente nas instituições com as quais a empresa mantinha relacionamento.

O SVR foi criado com o objetivo de facilitar a comunicação entre o credor e a instituição com obrigação de devolver valores.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.