x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 4.302

Ajuda com Trabalhos Academicos

Joana

Joana

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 26 abril 2022 | 18:01

Olá aluno(a), está precisando de ajuda com seu trabalho escolar?Tenho vários modelos de
portfolios já prontos POR APENAS R$45,90 
 faculdades Unopar,Anhanguera, Pitagoras, Uninter...

>>ENCONTREO MATERIAL QUE VOCÊ PRECISA<<

DOWNLOAD IMEDIATO ATRAVES DO SITE  https://uaiportfolios.com.br/
ou se preferir   Vamos bater um papo pelo Wpp ===>>   Oculto
 
 
Paraatingir os objetivos desta produção textual, o seu grupo deverá seguir as
instruções
voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a
orientação do Tutor a
Distância, considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o case ͞ Da informalidade
empresarial para a formalidade apresentado na sequência.
Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento,
conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a situação de
empreendedores que
iniciaram as suas atividades na informalidade e atualmente desejam se
formalizar.
Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas
previstas. Para realizar
essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e nas
fundamentações teóricas diversas(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e
outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por vocês).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a
construção do
trabalho em grupo. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e
orientações para que o
desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as
solicitações que a atividade
exige. Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre
recorra as instruções
aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa
auxiliá-lo da melhor
forma possível.
Aberturade novas empresas bate recorde no Brasil
Foram abertas 1,4 milhão de empresas entre maio e agosto deste ano no país
O Brasil registrou um número recorde de 1,4 milhão de empresas abertas entre
maio e agosto
de 2021, segundo o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, que
considera série
histórica iniciada em 2011. O número representa um aumento de 1,9% em relação
ao quadrimestre
anterior, e de 26,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
No estado de São Paulo, o cenário também é positivo. De janeiro a outubro deste
ano, foram
236 mil novos empreendimentos registrados. O resultado desses 10 meses já é
maior que o recorde
anual anterior, de 2019. O resultado isolado de outubro é o melhor para o mês
na série histórica
iniciada em 1998. O estado do Acre foi o que apresentou o maior crescimento
percentual de
empresas abertas entre maio e agosto deste ano, com aumento de 26,6% em relação
ao mesmo
período do ano passado. Por outro lado, o estado do Sergipe registrou a maior
queda: 2,8% em
relação ao primeiro quadrimestre de 2021.
À CNN, Luciano Salamacha, professor da FGV, disse que a pandemia fez muitas
pessoas
buscarem mecanismos de renda complementar, entre elas, o microempreendedorismo.
Na medida
que a população está conseguindo retomar sua atividade social fora de casa, os
empreendedores
buscam regularizar seus negócios, já que, antes, havia apenas possibilidade de
delivery. Para ele, o
efeito principal é a regulação e profissionalização de muitos empreendedores
que nascerão por conta
da pandemia.
Fonte:LAUAND, S. Abertura de novas empresas bate recorde no Brasil, 2021. CNN BRASIL.
Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/business/abertura-de-novas-empresas-bate-recorde-no-brasil/. Acesso em:
15 dez 2021.
SituaçãoGeradora de Aprendizagem (SGA)
Paraum empreendedor iniciar as suas atividades vários fatores que o motivaram.
E uma das causas que mais
comum é a necessidade de aumentar a renda, que se classifica aquele em que
o empreendedor identifica
uma oportunidade no mercado, faz um plano de negócio e analisa a viabilidade do
empreendimento,
não existe a necessidade urgente de aumentar a receita do investidor.
Segundo o relatório da GEM 2020, o tipo de empreendedorismo que mais aumentou
no Brasil
entre os empreendedores iniciais. Esse
resultado segundo os entrevistadores (82%) acontece porque começar um negócio
era a melhor
alternativa para conseguir uma renda comparados aos empregos que estão
escassos.
Muitos empreendedores iniciam as suas atividades na informalidade e com o
passar do tempo
percebem a importância de se formalizarem. Pensando nesses donos de empresas
que desejam sair
da informalidade você terá a função de auxiliá-los nessa empreitada.
PRODUÇÃOTEXTUAL – Portfólio Da informalidade empresarial para a formalidade
Etapa1
Com o passar do tempo os empreendedores que começaram as suas empresas na
informalidade perceberam que estrategicamente não foi um bom negócio, porque
além de não
poder emitir notas, e de estar ilegal e de correr risco de multas ou
advertências perante as
instituições reguladoras, o outro problema é a dificuldade em negociar com
fornecedores e clientes.
Portanto, quais tipos de soluções você apresentaria para os problemas abaixo:
x Realizar o planejamento estratégico é pensar e agir a longo prazo. Para um
bom planejamento
épreciso definir a visão que se deseja atingir no futuro e determinar as ações
para alcançá-
lo. Desse modo quais são os problemas que existem em relação as empresas
informais que
desejamcrescer?
xQuando o negócio está consolidado e formalizado, as oportunidades podem ser
aproveitadas,
quais estratégias genéricas de competição você utilizaria e por quê?
x As estratégias de construção são bastante utilizadas em mercados em expansão,
as ações
podem ser focadas em ampliação de mercado e/ou conquista de participação de
mercado.
Qual estratégia você utilizaria pós formalização da empresa? Justifique.
Etapa2 PRODUÇÃO TEXTUAL – Portfólio Da informalidade empresarial para a
formalidade
A mudança ambiental é o principal evento dos ajustes na estrutura
organizacional, então,
estruturas organizacionais diferentes. Dessa forma, a estratégia define a
estrutura organizacional
(CHIAVENATO, 2014, p. 503). Por isso, pensando nos donos de empresas que
desejam sair da
informalidade e no planejamento estratégico desenvolvido:
x Utilize a Teoria Contingencial para explicar como o novo contexto da empresa
e suas
características situacionais impactam as ações administrativas a fim de obter
resultados
organizacionais.
x A abordagem contingencial pressupõe a existência de dois tipos de
organizações:
mecanísticas (mecanicistas) e orgânicas. Exemplifique cada um desses modelos
utilizando um
exemplo de um novo empreendimento, (essas empresas podem ser fictícias ou
reais, desde
que os exemplos sejam apresentados e contextualizados na prática).
PRODUÇÃOTEXTUAL – Portfólio Da informalidade empresarial para a formalidade
Etapa3
(IPEA) elevou suas projeções para a inflação no Brasil em 2021 e 2022, com a
estimativa para 2021
próximo dos 10%. Ainda de acordo com o instituto, o IPCA (indicie que mensura a
inflação no país)
deve encerrar 2021 com alta acumulada de 9,8%. O resultado fica bem acima do
teto da meta oficial
para o ano, de 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais
ou para menos.
Já para 2022, é esperada desaceleração em relação à taxa de inflação, a projeção
do Ipea para a alta
dos preços foi para 4,9%, fora do centro da meta, que neste caso é de 3,5%, com
margem também
de 1,5 ponto.
Fonte:GAIER, R. V. Ipea passa a ver inflação perto de 10% em 2021. Disponível em <
https://www.istoedinheiro.com.br/ipea-passa-a-ver-2/>;. Acesso em 16 dez 2021.
A inflação e de longe uma das maiores preocupações dos agentes econômicos. A
inflação
afeta negativamente tanto as empresas quanto as pessoas, principalmente as
famílias de menor
poder aquisitivo. Visto que o Brasil registrou um número recorde de 1,4 milhão
de empresas
abertas entre maio e agosto de 2021, qual os impactos da inflação para essas
empresas e para as
que já estão consolidadas no mercado?
Obs. Para responder essa pergunta elabore uma resposta de no mínimo 10 linhas,
relacionando os efeitos da inflação nas empresas e na econômica de modo geral.
Etapa4
O Brasil apresenta-se como um país de muitos empreendedores, porém, devemos
estar
atentos aos detalhes deste assunto que mostram que, proporcionalmente a alta
taxa de surgimento
de novos empreendimentos, está também, a alta taxa de mortalidade desses novos
negócios.
Segundo as informações do Valor Econômico (2020), antes mesmo da crise
econômica causada pela
pandemia, mais de 70% das empresas fundadas no país fecham suas portas em menos
de dez anos
de atividade. É um dado relevante e que deve ser pensado antes de se
empreender.
Pensando neste quesito, quais são algumas das habilidades importantes para um
empreendedor ou um gestor?
Do ponto de vista teórico, Chiavenato (2021) destaca que o administrador, para
exercer bem
as suas funções deve saber planejar, organizar, dirigir e controlar uma
organização. E exercer ainda,
um conjunto de papéis importantes para a gestão: Papéis interpessoais,
informacionais e de decisão.
Ao destacar os papéis interpessoais, Chiavenato (2021) afirma que o papel
interpessoal do gestor
condiz em saber lidar com relações com outras pessoas e, por isso, a importância
das habilidades
humanas. Tem relação direta de como o administrador interage com as outras
pessoas e as
influenciam. O gestor precisa relacionar-se constantemente com os seus
colaboradores, clientes e
fornecedores e parceiros para realizar uma boa gestão. Utilizando este
contexto, precisamos pensar
na capacidade de negociação do empreendedor.
Considerandoo contexto citado acima, 
faça a correlação desta importante habilidade na prática diária do empreendedor
que precisa
garantir a sobrevivência da sua empresa.
Etapa5 – PRODUÇÃO TEXTUAL – Portfólio Da informalidade empresarial para a
formalidade
No Brasil, é amplamente conhecido que, entre os desafios enfrentados pelos
empreendedores, sejam eles de novos negócios ou aqueles já em funcionamento,
está a carga
tributária e a complexidade inerente ao recolhimento de tributos. Quando
falamos de
empreendimentos que estão iniciando suas atividades, a situação apresenta um
agravante, pois
insere-se nesse contexto o fato que, muitas vezes, a legislação tributária Ͷ e
todas as nuances que
ela apresenta Ͷ não está entre as habilidades que são dominadas pelo
empreendedor.
Diante desse contexto, torna-se fundamental a aplicação multidisciplinar do
planejamento
tributário que, Segundo Chaves (2010), define-se como um processo de escolha de
ação, não
simulada, anterior à ocorrência do fato gerador, visando direta ou
indiretamente a economia de
tributo. Pode-se ainda, adotar a definição de planejamento tributário trazida
por Oliveira (2006), que
vê o planejamento tributário como uma forma lícita de reduzir a carga fiscal,
que exige alta dose de
conhecimento técnico e bom senso dos responsáveis pelas decisões estratégicas
no ambiente
corporativo. Nesse sentido, uma das principais escolhas que precisam ser feitas
diz respeito ao
regime tributário a ser adotado pela empresa. Com isso, pesquise e defina as
três principais
possibilidades de regimes de tributação apresentados a seguir.
a) Regime Simples Nacional (conceito e principais características).
b) Regime de Lucro Real (conceito e principais características).
c) Regime de Lucro Presumido (conceito e principais características).
 
Aproposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTG) terá como tema a
“Consultoria Gamma”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar
dos conteúdos trabalhados neste semestre letivo.
Na PTG você conhecerá uma Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), aborda a
história da
Gamma, que é uma empresa de consultoria que auxilia as organizações que desejam
realizar o IPO
(Initial public offering – Oferta pública inicial), você é funcionário da Gamma
e precisará auxiliar osclientes nas duas dúvidas, inserindo-se nesse contexto,
para realizar as atividades previstas. Siga as
orientações fornecidas neste material, além de outras fundamentações teóricas
(livros didáticos das
disciplinas, tele aulas, web aulas, entre outros materiais complementares) para
enriquecer seus
estudos.
Vamos conhecer a nossa SGA?
Planejamentoe Gestão no Mercado de Capitais
IMAGINE A SEGUINTE SITUAÇÃO:
Aose deparar com seu ciclo de necessidades e afim de manter um crescimento
prospero
diante de sua posição no mercado, as empresas estão buscando a abertura de
capital, como forma
de captação de recursos próprios para desenvolver projetos, ou até mesmo para
quitar dívidas.
Quando se fala em mercado de capitais, muitas pessoas logo pensam em ativos,
como as
ações ofertadas pela Bolsa de Valores. Na verdade, o mercado de capitais vai
muito além do
investimento em ações.
O mercado de capitais é o sistema por onde se distribui os valores mobiliários
que, por sua
vez, proporcionam liquidez aos títulos de uma empresa. Este processo propicia a
capitalização de
recursos para uma companhia. O mercado de capitais é composto pelas bolsas de
valores, as
corretoras e demais instituições financeiras autorizadas. Todo o mecanismo do
mercado de capitais
é fiscalizado e regulado também pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
As empresas, quando crescem muito, passam a precisar de mais recursos. É aqui
que o
mercado de capitais é mais útil. Ao aproximar quem precisa de investimento de
quem possui dinheiro
para investir, todos saem ganhando.
Fonte:Baseado em https://vainvestir.com.br/desenvolvimento-do-mercado-de-capitais-no-brasil
Acesso em 16 Dez. 2021.
AGORAÉ COM VOCÊ
Levandoem consideração a SGA, responda todos os questionamentos apresentados abaixo.
A sua participação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento das
competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional.
A) TAREFA 1:
O sistema de gestão ambiental (SGA) é uma importante estratégia de negócio para
as
empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o
meio ambiente.
Basicamente, consiste em um conjunto de procedimentos de gestão, a fim de
tornar o processo
produtivo ou prestação de serviço de uma empresa o mais sustentável possível.
É através do SGA que a empresa determina a sua gestão de meio ambiente, os
objetivos e
indicadores ambientais e como serão monitorados. Além disso, define quais os
processos afetam o
meio ambiente. O Sistema de Gestão Ambiental foi estabelecido pela ABNT NBR ISO
14001. A ISO
14001:2015 tem como objetivo, o controle dos processos da empresa e sua relação
com o meio
ambiente. Assim, a norma abordará a questão de riscos, melhoria contínua,
prevenção de acidentes
e redução do impacto ambiental causado pelas operações da organização.
Em relação ao Sistema de Gestão Ambiental, discorra sobre os pontos abaixo:
a) Qual a importância do Sistema de Gestão Ambiental para as empresas?
b) É possível obter vantagem competitiva com a implantação de SGA para as
grandes
empresas e suas marcas?
B)TAREFA 2:
Você, enquanto consultor da Gamma, sabe da importância de ter um relacionamento
baseado em credibilidade com seus clientes, sanando as dúvidas e criando
vínculos com suas equipes
de trabalho. Em acordo com a Diretoria, ficou definido que após firmado
contrato de consultoria com
as empresas clientes, um dos passos iniciais para se aproximar e compreender
aquela realidade
organizacional é aplicar uma pesquisa que elucide as principais percepções dos
colaboradores a
respeito do ambiente profissional, buscando adotar uma política estratégica de
foco nos negócios
por meio de pessoas. De acordo com Luz (2003), por meio da aplicação de um
instrumento de coletade dados, é possível conseguir subsídios importantes para
o contínuo aprimoramento do clima
organizacional. Baseado na SGA, indique:
a)Quais tópicos deveriam ser prioritariamente verificados durante a aplicação de
um
instrumento de pesquisa de clima organizacional;
b) Qual seria o modelo de aplicação escolhido (impresso ou on-line) e
c) A justificativa da escolha pelos itens apresentados.
C)TAREFA 3:
Segundo Maximiano (2010) a organização é uma combinação de esforços individuais
que tem
propósitos coletivos que seriam impossíveis de serem alcançado por uma única
pessoa. Os tipos de
organizações podem ser de pequeno, médio e grande porte. Escolas, laboratório,
hospital, igreja,
clínica, são exemplos de organizações.
As organizações vivem na era das informações, milhares de informações são
geradas a cada
segundo, e saber geri-las para transformar em conhecimento é fundamental para
as empresas.
a) Qual a importância da gestão do conhecimento para as organizações?
b) Qual a importância da inteligência competitiva para as empresas de capital
aberto?
D)TAREFA 4:
Você é colaborador da Gamma Consultoria e constantemente realiza reuniões com
empresários interessados em conhecer o mercado de capitais e que avaliam a
possibilidade de abrir
o capital de suas empresas. Sabe-se que a estratégia de abrir o capital social
da organização, é uma
possibilidade de captar maiores recursos financeiro e garantir novos
investimentos para a expansão
dos negócios. No entanto, você tem percebido nas reuniões que os empresários
possuem muitas
dúvidas, e assim surgiu a ideia de elaborar uma cartilha com respostas para as
principais indagações
dos empresários. Após algumas análises, constatou-se que as principais dúvidas
são:
a)Quais são os tipos de ações existentes?
b) Quais são os tipos de mercados de negociações de ações?
c) Quais as vantagens e desvantagens de abrir o capital da empresa na bolsa de
valores?
d)Quais os passos necessários para a abertura do capital da empresa na Bolsa de
Valores?
e) Quais são os níveis existentes de Governança Corporativa?
Nesse contexto, elabore um relatório que contemple todas as respostas desses
questionamentos.
E)TAREFA 5:
Segundo Maximiano (2010) o planejamento envolve interferir na realidade, para
passar de
uma situação conhecida a uma outra situação desejada, dentro de um intervalo
definido de tempo.
Os níveis do planejamento são divididos em estratégico, tático e operacional.
Uma organização para
obter sucesso precisa entender o ambiente na qual está inserida, conhecer os
seus recursos e ter
objetivos definidos, para determinar as ações que deverão ser realizadas para
obter o sucesso.
As organizações que desejam abrir o seu capital precisam ter uma saúde
financeira forte e
robusta. E você como consultor da “Gamma” deve auxiliar os clientes em suas
dúvidas.
a)Qual a funções da administração financeira?
b) Qual a importância do planejamento financeiro?
c) Qual a importância e função do planejamento orçamentário?
d) Qual a importância do orçamento de caixa?
REFERÊNCIAS
AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2015.
AVONA, Marcia Eloisa. OZAKI, Yaeko. Gestão do Conhecimento. Londrina: Editorae Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
PETROKAS, Leandro Augusto. BUENO, Thiago Von Atzingen. Planejamento Financeiro
e
Orçamentário. Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
 
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG)terá como temática
“Doençaobstrutiva crônica e a atuação biomédica”. Esta temática foi desenvolvida com
intuito de
aliaros aspectos práticos da profissão com o conhecimento das respostas fisiológicas
e bioquímicas
diantedessa patologia.
A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativosque nortearão a análise do
Tutora Distância para atribuir o conceito à produção textual:
•Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com
atendimento ao
númerode páginas solicitadas.
•Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada com: introdução
(1
lauda),desenvolvimento (2 a 3 laudas) e conclusão (1 lauda).
•Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma
padrão.
•Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com
objetividade,
criatividade,originalidade e autenticidade.
•Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores
eventualmentecitados.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM
Um paciente do sexo masculino, 57 anos, hipertenso e tabagistadesde os 18 anos (fumante de
cercade 20 cigarros por dia), relatou dispneia aos pequenos esforços e tosse
produtiva crônica com
iníciohá dois anos. Na última semana, observou acentuação da dispneia e da tosse com
expectoração
purulenta.Não apresentava febre e nem dor torácica. Ainda durante a anamnese o paciente
comentouque é hipertenso há dez anos e faz uso de besilato de anlodipino 5mg/ 1x dia e
furosemida
40mg/ 2x dia. Também faz uso da sinvastatina 10 mg/1x ao dia para controle da
hipercolesterolemia.
Noexame físico, verificou-se a frequência respiratória de 22 rpm, respiração com
lábios
semicerrados,aumento do diâmetro anteroposterior do tórax, hipersonoridade à percussão e
alguns
sibilosexpiratórios na ausculta. Após alguns exames laboratoriais e realização de
espirometria, o
pacientefoi diagnosticado com doença obstrutiva crônica (DPOC), sendo indicado o uso de
xinafoato
desalmeterol/2x dia. O paciente foi encaminhado para a UBS do seu bairro para que
pudesse iniciar
sua terapia farmacológica para DPOC e dar continuidade aotratamento para hipertensão e
hipercolesterolemia.
Baseado na situação geradora descrita acima produza um texto queaborde todos os tópicos
mencionadosabaixo. Para isso, busque soluções para os problemas apresentados a seguir,
mas,
lembrem-sede que TODOS os Desafios propostos devem ser respondidos fazendo articulações
com
asituação geradora de aprendizagem apresentada e a respectiva teoria. Logo, é
fundamental
apresentarpoder argumentativo e boa fundamentação das justificativas.
DESAFIOS PROPOSTOS
Desafio 1
Adoença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) engloba dois tipos de doença
obstrutiva que
acometemas vias aéreas: o enfisema, caracterizado pelo alargamento dos espaços aéreos e
destruiçãodo tecido pulmonar, e a bronquite obstrutiva crônica, que resulta em aumento da
produçãode muco, obstrução das vias respiratórias menores e tosse crônica. A causa mais
comum
daDPOC é o tabagismo, embora haja outras causas e fatores predisponentes
envolvidos. Nesse
contexto,explique quais são os efeitos do fumo no tecido pulmonar que propiciam o
desenvolvimentodo enfisema na DPOC.
Desafio 2
Ahipercolesterolemia corresponde ao aumento dos níveis de colesterol no sangue.
Pensando no
exposto,descreva sucintamente a função e a importância que o colesterol desempenha no
organismo.
Desafio 3
A cada respiração, inalamos vários microrganismos, portanto, otrato respiratório superior é a
principalporta de entrada de patógenos. Na realidade, as infecções do sistema respiratório
são o tipo
maiscomum de infecção e estão entre as mais nocivas.
a)Considerando a situação apresentada, há algum indício de que o paciente pode
apresentar uma
infecçãobacteriana do trato respiratório? Justifique.
b)Explique qual é a relação das infecções do trato respiratório como um fator de
risco para o
desenvolvimentoda DPOC?
Desafio 4
Vocêaprendeu na disciplina de Farmacologia sobre os conceitos de Farmacocinética e
Farmacodinâmica,baseando-se nos seus conhecimentos prévios sobre a DPOC discorra sobre a
possívelação do fármaco xinafoato de salmeterol no tratamento farmacológico da DPOC.
 
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG)terá como temática
Doençasinfecciosas e exames laboratoriais e sua relação com a atuação do profissional
biomédico.
Escolhemosesta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidosnas disciplinas desse semestre conforme o eixo integrador.
Naatividade de produção textual, os alunos responderão questionamentos
relacionados a
cadadisciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a
situação-problema
(SituaçãoGeradora de Aprendizagem – SGA) proposta.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Fernanda 30 anos, estava fazendo aniversário e para comemorarrealizou um cruzeiro com
suasamigas pelo oceano Pacífico. Encantada com o navio e com a viagem, a cada noite
havia um
jantartemático e ela sempre aproveitava para saborear os diversos pratos existentes
no buffet. Certa
noiteno jantar os principais pratos apresentados eram os que continham peixes e
frutos do mar
como:mariscos, peixe-espada, garoupa, mexilhões e ostras. Fernanda comeu uma grande
quantidade do alimento para satisfazer seus desejos e retornoupara seu quarto contente pela
comemoraçãodo seu aniversário. Na manhã seguinte Fernanda acordou sentindo mal-estar, como
dorabdominal, vômitos, dor de cabeça, calafrios, febre e apresentava diarreia
frequente. Ela
compareceuao consultório médico do navio e após a anamnese da paciente e a solicitação de
um
hemogramao médico constatou que se tratava de uma infecção gastrointestinal que poderia
ser
causadapor uma bactéria ou um protozoário, ou até mesmo ambos e prescreveu o uso de
antibióticose metronidazol para tratar essa infecção.
Fernandautilizou o antibiótico de forma adequada e sarou da infecção, mas passados 20
diasela começou a apresentar coceira na região vaginal, ardência na região da
vulva, inchaço e
vermelhidãona região genital e um corrimento branco e espesso. Ela retornou ao médico
novamente
quesolicitou uma coleta endocervical.
Baseadona situação geradora descrita acima produza um texto que aborde todos os
tópicos
mencionadosabaixo:
Paraisso, busque soluções para os problemas apresentados a seguir, mas, lembrem-se
de
queTODOS os Desafios propostos devem ser respondidos, em forma de texto corrido,
fazendo
articulaçõescom a SGA apresentada e a teoria respectiva. Logo, é fundamental apresentar
poder
argumentativoe boa fundamentação das justificativas.
DESAFIOS PROPOSTOS
1. Considerando as manifestações clínicas de Fernanda e osexames laboratoriais realizados,
responda:
a)Por que o médico solicitou o hemograma? No que consiste esse exame?
b) Qual foi a análise do hemograma que possibilitou confirmarque a infecção se trata possivelmente
deuma infecção bacteriana?
c) Qual foi a análise do hemograma que possibilitou confirmarque a infecção se trata possivelmente
deuma infecção causada por protozoários?
2. Considerando que possivelmente Fernanda desenvolveu acandidíase após a utilização do
antibióticopara tratar a infecção gastrointestinal, responda:
a)O que são os antibióticos? E como são classificados?
b)Qual é o efeito dos antibióticos sobre a microbiota?
3. Considerando a manifestação clínica da candidíase emFernanda, responda:
a)Descreva o processo de coleta e coloração de material para a confirmação do
diagnóstico.
b)Na emissão do laudo, quais características da análise devem constar?
REFERÊNCIAS
GAMBONI,M. & MIZIARA, E. F. Manual de citopatologia diagnóstica. Barueri, SP:
Manole, 2013.
(Disponívelem: Minha Biblioteca).
MELO,P. S. Citopatologia oncótica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional,
2018.
OLIVEIRA,R.B. Líquidos biológicos. 1.ed. Paraná: Londrina, 2017.
ROSS,M.H.; PAWLINA, W. Ross Histologia- Texto e atlas. 7. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan,
2016(Disponível em: Minha Biblioteca).
TORTORA, G.J. et al. Microbiologia. 12.ed. SãoPaulo: Artmed, 2017 (Disponível em: Minha
Biblioteca);
 
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deveráseguir as instruções voltadas à
elaboraçãodo trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a
Distância,
considerandoas disciplinas norteadoras.
Aparticipação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimentode competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produçãotextual deverá ser considerado o case “Desafios econômicos para 2022”,
apresentado na
sequência.
NaProdução Textual Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer
a
SituaçãoGeradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a situação de possíveis cenários de
crescimentoeconômico para 2022.
Emum segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem(SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para
realizar
essastarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações
teóricas
diversas(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais
complementares, sejam estes
indicadospelos professores ou pesquisados por vocês).
Nofinal deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção
do
trabalho.Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o
desenvolvimentodo trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a
atividade
exige.
Sehouver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruçõesaqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa
auxiliá-lo da
melhorforma possível.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O economista Sergio Vale, em reportagem ao site CNN Brasil(15/11/2021), sugere que a
políticafiscal do Brasil não ajuda o Banco Central do Brasil a controlar a inflação, o
que provoca um
ciclode alta na taxa básica de juros, a Selic. De acordo com a reportagem, o cenário
de alta na taxa
Seliccolocou o crescimento econômico de 2022 em risco. Para o economista, o cenário
é pior porque,
diferentementede outros momentos, a política fiscal não está ajudando o Banco Central a
controlar
ainflação.
Umestudo do Banco do Brasil revela que os efeitos das políticas de crédito
adotadas em 2020,
comoinstrumentos de combate à pandemia, favoreceram uma trajetória de forte
crescimento do
estoquede crédito naquele ano, resultando na relativa perda em 2021 na carteira de
Pessoa Jurídica
(PJ).Além disso, a trajetória de elevação da taxa básica de juros e seus efeitos
esperados também
favorecemuma desaceleração do mercado de crédito. Para 2022, o cenário projetado foi de
um
crescimentode 7% na carteira total, o que reflete uma desaceleração em relação a 2021,
haja vista
osmaiores desafios previstos para o próximo ano (PIB com crescimento mais
modesto, 0,7%, e Selic
atingindo12,25%).
Omecanismo de combate à inflação é via aumento na taxa de básica de juros, o que
reduz o
créditoe consequentemente o consumo das famílias. Um consumo menor reduz a produção e
assim
reduza geração de emprego. Essa redução no emprego reduz a renda disponível dos
indivíduos, o
quegera um novo ciclo de redução no consumo e assim nova redução da produção e
menos
emprego.Além desse desafio a ser superado outros vão surgindo, como a preocupação com a
varianteÔmicron do coronavírus, descoberta no final do mês de novembro de 2021, que
acendeu
umsinal de alerta de novas paralizações e lockdowns ao redor do planeta e de seus
efeitos sobre a
economia.
Nãomenos importante, outros desafios levantados no estudo feito pelo Banco do
Brasil se
fazempresentes, como o futuro fiscal das contas públicas e a trajetória
inflacionária persistente e
disseminada,que vem afetando a renda real das famílias e provocando desdobramentos importantes
nadinâmica da política monetária, não deixaram de ser preocupações pertinentes.
Leiturassugeridas:
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
a)Crescimento econômico está sob risco em 2022, diz economista. Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/business/crescimento-economico-esta-sob-risco-em-2022-diz-
economista/Acesso em: 08 de dez. de 2021.
b) Ambiente econômico: da nova variante aos velhos desafios daeconomia. Disponível em:
https://www.bb.com.br/docs/portal/utg/EstudoEconomico.pdf Acessoem: 08 de dez. de 2021.
ConjunturaEconômica e Perspectivas 2022-2024. Disponível em:
https://paranacooperativo.coop.br/ppc/images/Comunicacao/2021/noticias/11/26/educacao_polit
ica_I/3_211125_Ocepar_economia.pdfAcesso em: 08 de dez. de 2021.
2. Agora, é com você!
Diante do cenário apresentado na SGA, é possível refletir acercade diversos aspectos inter-
relacionados:questões econômicas históricas e atuais, tributárias e relacionadas com
consumo,
produção, inflação, taxa de juros, dentre outras.
Nessesentido, o desafio é responder as questões a seguir acerca da temática
“Desafios
econômicospara 2022”.
Passo 1:
OComitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) apresentou em seu
relatório da
inflaçãode Dezembro de 2021, as perspectivas econômicas para 2022. Segundo a
publicação, as
projeçõesde crescimento para o PIB foram reduzidas em relação às do Relatório de
Inflação anterior:
de4,7% para 4,4% em 2021 e de 2,1% para 1,0% em 2022.
Ainflação ao consumidor continua persistente e elevada. A alta dos preços
surpreendeu mais uma
vezno trimestre encerrado em novembro, com variação 1,42 p.p. acima do cenário
básico
apresentadono Relatório de Inflação anterior. As expectativas de variação do Índice
Nacional de
Preçosao Consumidor Amplo (IPCA) apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno
de 10,2%,
5,0%e 3,5% para 2021, 2022 e 2023, respectivamente.
Essecenário supõe trajetória de juros que se eleva para 9,25% a.a. em 2021 e para
11,75% a.a.
durante2022, terminando o ano em 11,25% a.a., e reduz-se para 8,00% a.a. em 2023.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
O Copom considera que, diante do aumento de suas projeções e dorisco de desancoragem das
expectativaspara prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário avance
significativamenteem território contracionista. O Comitê irá perseverar em sua estratégia até que
se
consolidenão apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas
em
tornode suas metas.
Fonte:Relatório de Inflação. Volume 23 | Número 4 | Dezembro 2021. Disponível em:<
https://www.bcb.gov.br/content/ri/relatorioinflacao/202112/ri202112p.pdf>; Acesso em20
Dez.2021.
Diantedesse contexto de pressão inflacionária e política monetária restritiva,
explique o impacto do
atualaumento da taxa de juros sobre as seguintes variáveis macroeconômicas:
*Quantidade de moeda (M);
*Juros de mercado (i);
*Investimentos produtivos(I);
*Consumo (C);
*Produto (Y);
*Inflação (π)
*Taxa de câmbio (e)
Para te auxiliar, leia esses artigos:
a)Crescimento econômico está sob risco em 2022, diz economista. Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/business/crescimento-economico-esta-sob-risco-em-2022-diz-economista/ .
Acessoem: 08, Dez.2021.
b)ConjunturaEconômica e Perspectivas 2022-2024. Disponível em:
https://paranacooperativo.coop.br/ppc/images/Comunicacao/2021/noticias/11/26/educacao_polit
ica_I/3_211125_Ocepar_economia.pdf.Acesso 08, Dez.2021.
Passo 2:
Aeconomia é uma ciência social, já que tem como objetivo alocar os recursos
produtivos,
tambémchamados de fatores de produção, escassos para a produção de bens e serviços de
forma a
satisfazeras necessidades ou desejos ilimitados da população. Neste sentido, ao longo dos
séculos a
economiae a história das nações estão diretamente relacionadas, já que teorias e
escolas surgiram
paraexplicar determinados fatos econômicos, sociais e políticos que ocorriam, e
muitas vezes,
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
propor mudanças para tais situações. Como, por exemplo, osmercantilistas que defendiam a
acumulaçãode metais preciosos como fonte de riqueza das nações, oriunda das Grandes
Navegações,ou ainda, os fisiocratas que não concordavam com esta ideia e afirmavam que a
agriculturaera a verdadeira fonte geradora da riqueza. Em economia considera-se
normalmente a
“EscolaClássica” do século XVIII como primeira teoria econômica formalizada, tendo
como principais
pensadoresAdam Smith e David Ricardo.
Adoutrina clássica é chamada por alguns de liberalismo econômico, tendo como
base: a
liberdadepessoal, a propriedade privada, a iniciativa individual, a empresa privada e a
interferência
mínimado governo. Dessa forma, as práticas liberais de Adam Smith foram postas à
prova no início
doséculo XX, com a famosa Crise de 1929 que se abateu nos Estados Unidos e se
espalhou pelo
restantedo mundo. O que fazer contra a liberdade comercial? Qual era o papel do Estado
diante dos
problemaseconômicos? Inúmeras foram as respostas para buscar mediar, ou ao menos limitar
os
problemascausados pelo liberalismo.
Nocenário apresentado a “mão invisível” de Adam Smith não estava corrigindo os
problemas
econômicosda época e assim surgiu uma nova vertente econômica tentando resolver o
problema.
Qualteoria econômica surgiu para contrapor as principais ideias do liberalismo
econômico?
Justifiquesua resposta apresentando as ideias do principal autor dessa escola de pensamento
econômico.
Passo 3:
Nocontexto da economia, a matemática pode ser utilizada como uma linguagem para
expressar e
representaros fenômenos dessa área do conhecimento. Podemos utilizar as funções, por
exemplo,
paraexpressar a inflação, bem como o crescimento e decrescimento das taxas de
juros. O conceito
depercentagem pode ser utilizado para parametrizar algumas variações das
grandezas em períodos
diferentes.O que temos que sempre nos atentar é a identificação das grandezas envolvidas
no
fenômeno,bem como o estabelecimento de relação entre elas, de modo a observar quais são
as
dependentese as independentes.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Diante dessa classificação, as funções de uma ou mais variáveisreais e suas propriedades se colocam
pertinentespara se obter uma compreensão matemática, de modo a contribuir na tomada de
decisãoe obtenção de inferências que possa ajudar o economista a intervir no cenário
econômico.
Ummodelo matemático que expresse as relações entre as grandezas envolvidas no
fenômeno leva
oeconomista à realização das seguintes ações:
a.Levantamento de hipóteses;
b.Análise da realidade;
c.Isolamentos das variáveis dependentes e independentes;
d.Coleta de dados e;
e.Simplificações;
Paraexemplificar, pode-se pensar, de forma simplificada, no lucro de uma fábrica
que produz um
determinadoproduto (x):
L(x)= R(x)-C(x)
Nesse caso, tem-se que a quantidade de produtos fabricados evendidos é expresso pela variável x.
Avariável lucro é expressa sendo a diferença entre as variáveis receita e custo.
Logo, a variável lucro
estáem função da receita e do custo e ambas são expressas pela quantidade de
produtos produzidos
evendidos.
Levandoem consideração essas informações, apresente pelo menos um contexto em economia
que
sepode modelar via o conceito de funções de uma ou mais variáveis reais. Destaque
as variáveis que
compõeesse contexto, separando-as em variáveis dependentes e variáveis independentes.
Para
finalizar,destaque a importância de se conhecer o que são e como são elaborados os
modelos
matemáticos,bem como a maneira como devem ser utilizados na prática do economista,
enfatizando
osproblemas que o uso não-crítico dessas informações pode acarretar.
Vocêpode consultar os seguintes textos para se embasar sua produção textual:
“ModelosMatemáticos e Economia Política – algumas reflexões” Disponível em:<
https://revistas.pucsp.br/rpe/article/view/11950/8652>; (Acessoem: 10 dez. 2021).
“Entenda como analistas fazem projeções para a economia”. Disponível em:<
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/02/04/entenda-como-os-analistas-fazem-projecoes-
para-a-economia.htm>(Acesso em: 10 dez. 2021).
Passo 4:
A tão debatida e esperada Reforma Tributária está prevista paraser votada pelo Congresso
Nacionalno primeiro semestre de 2022. De acordo com o autor da PEC 110, Luiz Carlos
Hauly: “O
Brasilnão prospera, em grande parte, por causa das inadequações e inconsistências do
nosso sistema
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
tributário, que é considerado um dos piores do mundo. O sistematributário é a estrutura central da
organizaçãoda economia de qualquer país”. (REDAÇÂO JOTA, 2021).
Suatarefa é: pesquisar, refletir e escrever sobre a relação entre tributação e
crescimento
econômico.Tenha em vista o cenário econômico previsto para 2022.
Parate auxiliar, comece por aqui:
a)PIRES, Manoel. Tributação, equidade e crescimento econômico. Observatório de
Política Fiscal, 22
fev. 2021. Disponível em: https://observatorio-politica-fiscal.ibre.fgv.br/politica-
economica/outros/tributacao-equidade-e-crescimento-economicoAcesso em 09 dez. 2021.
b) REDAÇÃO JOTA. Reforma tributária é necessária para ocrescimento do país. JOTA, 29 set. 2021.
Disponível em: https://www.jota.info/coberturas-especiais/seguranca-juridica-
desenvolvimento/reforma-tributaria-e-necessaria-para-o-crescimento-do-pais-29092021Acesso em
09 dez. 2021.
Passo 5:
Emcenários de incertezas ter ferramentas para tentar prever o comportamento
futuro é de
sumaimportância. Os dados contidos na tabela abaixo, corresponde ao consumo de um
determinado
grupode pessoas (C) e a renda desse grupo de pessoas (R). Com base nas informações
estime o
seguintemodelo de regressão e intérprete seus parâmetro.

 
 
A presente proposta de Produção Textual Individual (PTI) terácomo temática central “A
situaçãocarcerária no Brasil ”
Taltemática foi escolhida a fim de possibilitar a aprendizagem interdisciplinar
dos conteúdos
trabalhadosnas disciplinas deste semestre. Na PTI, você deverá conhecer a Situação
Geradora de
Aprendizagem(SGA) para a realização das atividades previstas. Siga as orientações as
instruções
disponibilizadasneste manual, além de demais fontes de conteúdo complementares!
Vamos conhecer a SGA?
A situação carcerária no Brasil
A situação carcerária no Brasil sempre foi um grande desafio paraa redução da criminalidade
nopaís e para a implementação dos fins da pena, especialmente, no que se
relaciona com a
ressocializaçãodo apenado.
Essadificuldade se verifica pelo fato da superlotação dos presídios, da morosidade
do Poder
Judiciáriona condução de processos de natureza penal e na inexistência de uma política
criminal de
combateao crime organizado dentro das unidades prisionais.
Emmaio/2021 foi divulgado um levantamento que demonstrou que o número de presos
diminuiuno Brasil no período que coincide com a pandemia da COVID-19, o que aconteceu
pela
primeiravez desde que estudos mensuram a população carcerária.
No entanto, mesmo nesse contexto de redução da populaçãocarcerária no Brasil, as
penitenciáriacontinuam com uma ocupação 54,9% acima de sua capacidade, que faz com que os
problemasdo encarceramento ainda persistam.
Sobreo assunto, observe o gráfico abaixo que representa um “raio X das prisões”:

Um dos maiores fatores que contribui para a superlotações dosestabelecimentos prisionais
noBrasil é a realidade do encarceramento de acusados que ainda não foram
condenados pelos
crimesque, eventualmente, comentaram e que, portanto, são presos em condições
provisórias.
Sobreesse aspecto:

Considerando essa temática, você deve relacionar os temasestudados ao longo deste
semestreem todas as disciplinas! Para tal, você deve responder as questões propostas a
seguir.
Osquestionamentos apresentados a seguir foram então elaborados com base nas
seguintes
disciplinas:Fundamentos da criminologia; Introdução à filosofia; Política criminal e
processos de
criminalização;Psicologia aplicada ao Direito; Psicologia social e Teoria Jurídica do Direito
Penal. A
suaparticipação nesta atividade é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento das
competênciase habilidades requeridas em sua atuação profissional.
ETAPA1:
Considerandoo tema da situação carcerária no Brasil e os fundamentos da criminologia,
responda,de maneira fundamentada aos seguintes questionamentos:
(A)O que é criminologia?
(B)Entre as escolas criminológicas, o que define a escola do etiquetamento e a
escola da
criminologiacrítica?
(C)Você acha que existe alguma relação das escolas criminológicas do etiquetamento
e da
criminologiacrítica e a superlotação dos estabelecimentos prisionais no Brasil? Porquê?
ETAPA2:
Considerandoo tema da situação carcerária no Brasil e uma introdução à filosofia, responda,
demaneira fundamentada aos seguintes questionamentos:
(A)Para a filosofia clássica de Aristóteles o homem é um animal político, no que
isso
consiste?
(B)O que é a filosofia escolástica e em que período histórico se desenvolveu?
ETAPA3:
Considerandoo tema da situação carcerária no Brasil, a política criminal e os processos de
criminalização,responda, de maneira fundamentada aos seguintes questionamentos:
(A)O que é política criminal?
(B)O que é o processo de criminalização secundária e como ele contribui para o
aumento
dapolução carcerária no Brasil?
ETAPA 4:
Considerandoo tema da situação carcerária no Brasil e a psicologia aplicada ao Direito,
responda,de maneira fundamentada aos seguintes questionamentos:
(A) Qual a importância da psicologia para o Direito?
(B)Em sua análise, qual a relação entre a psicologia e o Direito Penal?
ETAPA5:
Considerandoo tema da situação carcerária no Brasil e a psicologia social, responda, de
maneirafundamentada aos seguintes questionamentos:
(A)Quando se desenvolveu e quais os objetos de estudo da psicologia social?
(B)Você acredita que os estudos da psicologia social podem contribuir para
entendermos a
superlotaçãodos estabelecimentos prisionais no Brasil? Porquê?
ETAPA6:
Considerandoo tema da situação carcerária no Brasil e a teoria jurídica do direito penal,
responda,de maneira fundamentada aos seguintes questionamentos:
(A)Em que consiste o princípio da presunção de inocência no Direito Penal?
(B)A existência de tantos presos provisórios no Brasil caracteriza uma violação ao
princípio
dapresunção de inocência?
 
Projeto Integrado cursos da área deTiTarefa 1 – Explique o que é Computação de Borda (EdgeComputing). Cite também os benefícios e principais desafios deste paradigma de
rede.
Tarefa 2 – Leia o fragmento, interprete o código Python em questãoe assinale alternativa correta.

a) descreva como o método recebe o valor:
b) não sendo o método, como será a busca? Lembre-se do head.
c) quais alterações ocorrerá na lista?
Tarefa 3 – Qual a diferença entre Bancos de dados relacionais enão relacionais? Cite as principais características e diferenças entre cada um
deles.
Tarefa 4 – Explique o que é uma VPN (Virtual Private Network) ecomo é o seu funcionamento.
Tarefa 5 – A maioria dos sistemas operacionais da atualidadeutiliza o recurso chamado Memória Virtual. Uma das funções da Memória Virtual é
a paginação ou troca. Escreva o nome deste processo e detalhe sobre ele.
 
ATIVIDADES
Tarefa 1:
Definao que é um teste de invasão. Qual é a diferença entre teste de invasão e
análise de
vulnerabilidade?
Tarefa 2:
Vocêficou muito tempo em casa nesse último ano e resolveu desenvolver um e-commerce
para
vendade cursos básicos de computação. Para isso, faça uma pesquisa de computadores
disponíveis
nomercado e indique a melhor configuração para o(s) computadores que você terá de
comprar
parapoder disponibilizar essa plataforma. Com no mínimo:
a)Tipo de processador, sua velocidade e quantidade de núcleos.
b)Capacidade de memória RAM.
c)Tamanho em bytes do disco rígido.
d)Se acompanha teclado e mouse.
e)O tipo e o tamanho de monitor.
f)Se acompanha algum tipo de acessório de som, jogo ou de placa gráfica.
g)O preço encontrado para esse computador.
Tarefa 3:
Emrelação a vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais, cada vez mais
as organizações
eseus sistemas de informação e redes enfrentam ameaças de segurança vindas das
mais diversas
fontes. Sobre o texto, comente sobre a gestão da segurança dainformação, detalhando o ciclo
PDCA.
Tarefa 4:
Muitasempresas têm que fazer mudanças estruturais e nessas adequações, muitos
colaboradores
sãodesligados. Um dos problemas sérios que enfrentamos em segurança são
ex-funcionários
insatisfeitos.
ImagineJosé, que trabalhava com o banco de dados da empresa e depois de uma semana que
perdeuo emprego, descobre que ainda têm acesso completo aos sistemas da empresa.
estasituação, quais são:
a)As vulnerabilidades,
b)As ameaças,
c)Os agentes de ameaça e
d)Os impactos possíveis desse acesso?
Tarefa 5:
Acomunicação dos dados de uma máquina para outra em um sistema distribuído pode
ocorrer a
partirda quarta camada (transporte) através de sockets!
Aimagem a seguir apresenta as primitivas utilizadas para se estabelecer uma
comunicação via
Socketentre cliente e servidor.

Neste contexto, responda as seguintes questões:
a)Defina Socket.
b) Analise o código a seguir, que apresenta a implementação dolado cliente de um chat simples
entreduas máquinas (cliente e servidor). Após a análise, descreva sucintamente o
significado de
cadauma das primitivas Socket, Connect, Write e Read, e em seguida identifique-as
no código
(forneçao número da linha onde cada uma está sendo implementada).

  
ATIVIDADES
Tarefa 1:
Umataque é a ação de explorar uma vulnerabilidade para violar uma propriedade de
segurança do
sistema.Descreva os tipos de ataque listados a seguir:
a)Interrupção;
b)Interceptação;
c)Modificação;
d)Fabricação
Tarefa 2:
Vocêficou muito tempo em casa nesse último ano e resolveu desenvolver um e-commerce
para
vendade cursos básicos de computação. Para isso, faça uma pesquisa de computadores
disponíveis
nomercado e indique a melhor configuração para o(s) computadores que você terá de
comprar
parapoder disponibilizar essa plataforma. Com no mínimo:
a)Tipo de processador, sua velocidade e quantidade de núcleos.
b)Capacidade de memória RAM.
c)Tamanho em bytes do disco rígido.
d)Se acompanha teclado e mouse.
e)O tipo e o tamanho de monitor.
f)Se acompanha algum tipo de acessório de som, jogo ou de placa gráfica.
g)O preço encontrado para esse computador.
PROJETO INTEGRADO
Tarefa 3:
Arespeito da análise de risco em segurança da informação, os objetivos são de
identificar os bens e
seusvalores; identificar vulnerabilidades e ameaças; quantificar a probabilidade e
o impacto nos
negóciosdas ameaças potenciais; oferecer um equilíbrio econômico entre o impacto da
ameaça e
docusto da prevenção. Qual é o método de risco que se refere à definição dos
valores monetários
paraos itens na avaliação de risco?
Tarefa 4:
Conformeartigo https://www.gta.ufrj.br/grad/15_1/rfid/segurepriv.html <acessoem 16dez21>,
Umacaracterística da tecnologia RFID, tem como uma de suas vantagens, a capacidade
de
transmissãoe armazenamento de um grande número de informações. Contudo, esse é um dos
principaisfatores que pode deixar o sistema vulnerável em relação à segurança e à
privacidade.
Dessaforma, busca-se por um sistema à prova de interceptações, garantindo a
autenticidade dos
usuários,a privacidade das mensagens e a integridade dos dados.
Contudo,ainda há muitos tipos de falhas relacionadas à segurança envolvendo a
radiofrequência:
A)Interceptação: as etiquetas podem ser lidas por qualquer leitor compatível,
inclusive de um
usuáriomal-intencionado, o qual terá acesso a informações pessoais.
B)Rastreamento: etiquetas colocadas em pertences de indivíduos podem ser
rastreadas e
monitoradas,gerando problemas de privacidade.
C)Clonagem: utilização de uma etiqueta clonada para se comunicar com o leitor
original e, assim,
conseguiracesso ao sistema.
D)Alteração de conteúdo: a transmissão realizada entre a etiqueta e o leitor pode
ser interceptada
ealterada por um dispositivo.
E)Negação de serviços: a comunicação entre a etiqueta e o leitor pode ser
interrompida de várias
formasno meio de uma transmissão e dados incompletos serão registrados no sistema.
Tendoessas informações, pesquise e escreva duas definições das propriedades
fundamentais da
segurançada informação (CID) e correlacione com as nossas pulseiras e dê uma sugestão de
como
vocêresolveria essas falhas (A,B,C,D, e E) citadas acima.
Paraessa sugestão você pode pesquisar na internet e usar sua imaginação.
PROJETO INTEGRADO
Tarefa 5:
Umadas tecnologias mais populares que temos atualmente é o uso de contêineres para
a execução
desistemas dos mais variados tipos. Isso ocorre devido à facilidade e à
flexibilidade que advêm do
usodeles. O contêiner funciona como uma tecnologia que dá o suporte para o
funcionamento de
umaaplicação e pode ser considerado a emulação de nossa aplicação. Quando a
aplicação é
executadaatravés de um contêiner, ela tem todas as bibliotecas e os elementos
necessários para o
funcionamentodisponíveis dentro do contêiner.
Umadas plataformas mais comuns para este fim é o Docker! Porém, não é a única.
Sendo assim,
realizauma pesquisa sobre alguma outra plataformas utilizadas para trabalhar com
conteinerização
emsistemas distribuídos. Cite suas principais características e vantagens de sua
utilização.
 
A proposta de Projeto Integrado é possibilitar a aprendizageminterdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidosnas disciplinas desse semestre.
PROJETO INTEGRADO
2. Leitura proposta
Paraatingir os objetivos deste projeto integrado, você deverá seguir as instruções
voltadas à
elaboraçãodo trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a
Distância.
ATIVIDADES
Tarefa 1:
AUML (Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem-padrão para a elaboração
da
estruturade projetos de software. Ela pode ser empregada para a visualização, a
especificação, a
construçãoe a documentação de artefatos que façam uso de sistemas complexos de software.
A
UMLpossui diagramas estruturais e comportamentais. Sobre esse assunto, responda às
questões a
seguir:
•Descreva a diferença entre os diagramas estruturais e comportamentais;
•Escolha um diagrama comportamental e um diagrama estrutural e descreva as suas
principais
característicase em qual momento do projeto eles se encaixam.
Tarefa 2:
Parao design de interfaces, devemos nos preocupar com diversos aspectos.
Imagineque você desenvolverá a página inicial do site de um programa para o Ministério
da
Educação.Ele poderá ser acessado tanto na web quanto nos dispositivos móveis. Esse
programa fará
omapeamento de faculdades com cursos de tecnologia que existem no Brasil.
Algunsitens importantes e necessários nessa interface:
a)Login e senha
b)Cadastro
c)Uma parte visual, onde será colocado o mapa do Brasil e teremos o mapeamento de
quantas
faculdadestemos no estado, quais as cidades que as oferecem e se entrarmos na cidade,
poderemosver quais são as faculdades naquele município.
PROJETO INTEGRADO
Faça uma pesquisa e descreva como você fará:
a)Como você desenhará essa página inicial,
b)Que técnicas poderemos trabalhar para desenvolver essa página e
c)Quais os aspectos importantes da criação dessa página, como usabilidade entre
outros
d)Lembrando que deveremos desenvolver um protótipo dessa tela, como faremos isso?
Tarefa 3:
Leiao fragmento, interprete o código Python em questão e assinale alternativa
correta.
1. def remove(self, valor):
2.if self.head.data == valor:
3.self.head = self.head.nextItem
4.else:
5.before = None
6.navegar = self.head
7.while navegar and navegar.data != valor:
8.before = navegar
9.navegar = navegar.nextItem
10.if navegar:
11.before.nextItem = navegar.nextItem
12.else:
13.before.nextItem = None
a) Descreva como o método recebe o valor:
b)Não sendo o método, como será a busca? Lembre-se do head.
c)Quais alterações ocorrerá na lista?
PROJETO INTEGRADO
Tarefa 4:
1– Instanciação é um processo muito comum na programação orientada a objetos.
Isso porque, de
certaforma, instanciar é o mesmo que realizar uma “cópia” de algo. Dessa forma,
analise o código a
seguir,identifique as linhas tracejadas (3 e 9) e escreva o código que falta para que
ele funcione
perfeitamente.Uma dica, a classe que você utilizará nesse código se chama User e o método que
vocêprecisará para conexão com banco de dados se chama conectar.
1 <?php
2require_once ‘usuarios.php’;
3_______________________
4if (isset($_POST[‘usuario’])){
5$user = addslashes($_POST[‘usuario’]);
6$passwd = addslashes($_POST[‘senha’]);
7
8if (!empty($usuario) && !empty($senha)){
9$u->__________(“nomeDB”, “localhost”, “user”, “password”);
10if ($u->msgErro == “”){
11if (!$u->logar($user, $passwd)){
12echo “Credenciais incorretas!”;
13}
14} else{
15echo “Erro: ” . $u->msgErro;
16}
17} else{
18echo “Preencha todos os campos obrigatórios!”;
19}
20}
21?>
PROJETO INTEGRADO
Tarefa 5:
Qual a diferença entre Bancos de dados relacionais e nãorelacionais? Cite as principais características
ediferenças entre cada um deles.
 
Tarefa 1:
Desenvolvamum diagrama de casos de uso para um sistema de leilão via internet, de acordo
com os
seguintesrequisitos:
Existemdiversos participantes em casa leilão, interessados em adquirir os itens
ofertados. Os
participantesdevem se registrar via internet, antes do leilão.
•Durante o leilão, são ofertados cada um dos itens que estão inventariados.
•Um participante pode realizar quantos lances quiser durante a realização do
leilão, mas não
éobrigado a realizar lance nenhum. Antes de poder fazer quaisquer ofertas, ele
precisa se
logarno sistema.
•Sempre que um lance superar o lance anterior, o sistema deve anunciá-lo,
declarando qual o
vencedorquando os lances se encerram.
(Adaptado de: Guedes, Gilleanes TA. UML 2-Uma abordagem prática.Novatec Editora, 2018.)
Tarefa2:
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Em tempos de pandemia, foram criados diversos aplicativos com oobjetivo de mapear o coronavírus.
Oministério da Saúde escolheu alguns desses aplicativos para fazer esse mapeamento
e está
desenvolvendoos conceitos relacionados à interface e usabilidade do Sistema c@r@navirus.
Vocêficou responsável por desenhar a tela inicial do Sistema c@r@navirus. Essa tela
inicial terá um
cadastrode todos os brasileiros. Será composto de Nome, sobrenome, endereço completo
(endereço,num, complemento, bairro, cep, cidade, estado), telefone residencial e celular,
tipo
sanguíneo(A, B, AB e O, que se subdividem em Rh positivo(+) e Rh negativo(-)), profissão
e local de
trabalho.Além do preenchimento de 1a dose – marca da vacina; 2a dose – marca da vacina;
3a dose
–marca da vacina ou nenhuma dose.
Paradesenvolver essa tela inicial, para que possa ser utilizada por TODOS os
brasileiros, identifique
osaspectos importantes de:
a)Usabilidade
b)Acessibilidade
c)Descreva como trabalhamos com a técnica de Personas e como ela poderia ser
trabalhada
nessecaso.
Tarefa 3:
Leiao fragmento, interprete o código Python em questão, identifique o código abaixo
e descreva sua
função.
1. def busca(lista, valor):
2.navegar = lista.head
3.while navegar and navegar.data != valor:
4.navegar = navegar.nextItem
5.return navegar
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Tarefa4:
Oconceito de orientação a objetos é muito utilizado no mercado de software. Isso
porque ele
apresentacomo principal característica, a possibilidade de reutilização de código. Além
disso,
permiteagrupar tarefas semelhantes em Classes. Por exemplo, a herança é um dos pilares
da
programaçãoorientada a objetos. As classes acumulam recursos que conhecemos por métodos e
funções.
Seudesafio nesse contexto é muito simples: construa uma função em javascript que
coleta
informaçãode usuário e senha num formulário html e verifica se ambos os campos estão
preenchidos.Se não, ele exibe uma mensagem avisando que são campos de preenchimento
obrigatório.Caso contrário, mostra uma mensagem de sucesso.
Tarefa 5:
1.Utilizando o banco de dados MySQL, crie um script contendo os comandos DDL
necessários para
criarum banco de dados e suas tabelas. O banco deverá ser chamado de
“universidade-bd” e algumas
dastabelas deste banco são as seguintes:
ALUNO:armazena os dados pessoais dos alunos (nome, cpf, endereço, …)
PROFESSOR:armazena os dados dos professores da escola (nome, cpf, salário, carga
horária…).
CURSO:armazena os dados dos cursos ofertados pela universidade
MATRÍCULA:tabela que agrega as informações de alunos matriculados em determinados cursos
Vocêdeverá implementar obrigatoriamente estas três tabelas, porém ficará a seu
critério a definição
dosatributos que cada tabela terá, e ainda poderá inserir mais tabelas desde que
continue de acordo
coma temática da tarefa. Não se esqueça de definir corretamente os relacionamentos
entre as
tabelaspor meio da integridade referencial.
2.Elabore o código para uma consulta SQL que exiba corretamente os dados
completos de uma
matrícula,contendo nome do aluno, seu número de matrícula, o curso que está matriculado,
e
demaisinformações que houver.
Produção textual Sistema de leilão
 
ATIVIDADES
Tarefa 1 – Podemos afirmar que um Sistema Operacional é “oconjunto de programas que gerenciam
recursos,processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da
máquina e seus
periféricos.O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. O Sistema
Operacionalcria uma plataforma comum a todos os programas utilizados.” Sobre o tema,
descreva
quaisprogramas de sistemas operacionais são do tipo Open Source?
Tarefa2 – Você ficou muito tempo em casa nesse último ano e resolveu desenvolver um
e-commerce
paravenda de cursos básicos de computação. Para isso, faça uma pesquisa de
computadores
disponíveisno mercado e indique a melhor configuração para o(s) computadores que você terá
de
comprarpara poder disponibilizar essa plataforma. Com no mínimo:
a.Tipo de processador, sua velocidade e quantidade de núcleos.
b.Capacidade de memória RAM.
c.Tamanho em bytes do disco rígido.
d.Se acompanha teclado e mouse.
e.O tipo e o tamanho de monitor.
f.Se acompanha algum tipo de acessório de som, jogo ou de placa gráfica.
g.O preço encontrado para esse computador.
Tarefa 3 – A multiplexação consiste basicamente em formas detransmitir um certo número de canais
independentespor um único sinal, de forma que ele consiga ser recebido pelos destinatários
com a
mínimaperda de qualidade possível. A figura a seguir ilustra o processo de
multiplexação por divisão
detempo (TDM).

Defina o que é multiplexação por divisão de tempo (TDM) e citesuas vantagens e desvantagens.
Tarefa 4 – Muitas empresas têm que fazer mudanças estruturais enessas adequações, muitos
colaboradores são desligados. Um dos problemas sérios queenfrentamos em segurança são ex-
funcionáriosinsatisfeitos.
Imagine José, que trabalhava com o banco de dados da empresa edepois de uma semana que perdeu
oemprego, descobre que ainda têm acesso completo aos sistemas da empresa. Esta
situação, quais
são:
a. As vulnerabilidades:
b.As ameaças:
c. Os agentes de ameaça:
d.Os impactos possíveis desse acesso?
Tarefa 5 – A comunicação dos dados de uma máquina para outra emum sistema distribuído pode
ocorrera partir da quarta camada (transporte) através de sockets!
Aimagem a seguir apresenta as primitivas utilizadas para se estabelecer uma
comunicação via Socket
entrecliente e servidor.

Neste contexto, responda as seguintes questões:
a)Defina Socket:
b)Analise o código a seguir, que apresenta a implementação do lado cliente de um
chat simples
entreduas máquinas (cliente e servidor). Após a análise, descreva sucintamente o
significado
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL– PTI
decada uma das primitivas Socket, Connect, Write e Read, e em seguida
identifique-as no
código(forneça o número da linha onde cada uma está sendo implementada).

 
A proposta de Projeto Integrado é possibilitar a aprendizageminterdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidosnas disciplinas desse semestre.
Para atingir os objetivos deste projeto integrado, você deveráseguir as instruções voltadas à
elaboraçãodo trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a
Distância.
ATIVIDADES
Tarefa 1 – Um técnico precisa instalar o sistema operacionalWindows 7 em um computador que já
possuio Ubuntu instalado. Foi solicitado ao técnico que seja mantido o Ubuntu. Nessas
condições o
queo técnico deverá fazer?
Tarefa 2 – Uma parte fundamental de um computador é oprocessador. Pesquise sobre as
arquiteturasde alto desempenho:
a)Arquitetura de sistema de processamento paralelo:
b)Arquiteturas multithreaded:
c)Arquiteturas multicore:
d)Descreva os mais recentes processadores que estão disponíveis no mercado com no
mínimo:
I.Modelo
II.Frequência
III.Núcleos
IV.Threads
V.Cache
VI.Frequência
VII.Turbo max
Tarefa 3 – Defina os processos de modulação e demodulação,indicando quais os principais tipos de
modulaçãoexistentes.
Tarefa 4 – Conforme artigo https://www.gta.ufrj.br/grad/15_1/rfid/segurepriv.html <acessoem
16dez21>,Uma característica da tecnologia RFID, tem como uma de suas vantagens, a
capacidade
PROJETO INTEGRADO
de transmissão e armazenamento de um grande número deinformações. Contudo, esse é um dos
principaisfatores que pode deixar o sistema vulnerável em relação à segurança e à
privacidade.
Dessaforma, busca-se por um sistema à prova de interceptações, garantindo a
autenticidade dos
usuários,a privacidade das mensagens e a integridade dos dados.
Contudo,ainda há muitos tipos de falhas relacionadas à segurança envolvendo a
radiofrequência:
A)Interceptação: as etiquetas podem ser lidas por qualquer leitor compatível,
inclusive de um
usuáriomal-intencionado, o qual terá acesso a informações pessoais.
B)Rastreamento: etiquetas colocadas em pertences de indivíduos podem ser
rastreadas e
monitoradas,gerando problemas de privacidade.
C)Clonagem: utilização de uma etiqueta clonada para se comunicar com o leitor
original e, assim,
conseguiracesso ao sistema.
D)Alteração de conteúdo: a transmissão realizada entre a etiqueta e o leitor pode
ser interceptada
ealterada por um dispositivo.
E)Negação de serviços: a comunicação entre a etiqueta e o leitor pode ser
interrompida de várias
formasno meio de uma transmissão e dados incompletos serão registrados no sistema.
Tendoessas informações, pesquise e escreva duas definições das propriedades
fundamentais da
segurançada informação (CID) e correlacione com as nossas pulseiras e dê uma sugestão de
como
vocêresolveria essas falhas (A,B,C,D, e E) citadas acima.
Paraessa sugestão você pode pesquisar na internet e usar sua imaginação.
Tarefa 5 – Uma das tecnologias mais populares que temos atualmenteé o uso de contêineres para a
execuçãode sistemas dos mais variados tipos. Isso ocorre devido à facilidade e à
flexibilidade que
advêmdo uso deles. O contêiner funciona como uma tecnologia que dá o suporte para o
funcionamentode uma aplicação e pode ser considerado a emulação de nossa aplicação. Quando a
aplicaçãoé executada através de um contêiner, ela tem todas as bibliotecas e os
elementos
necessáriospara o funcionamento disponíveis dentro do contêiner.
Umadas plataformas mais comuns para este fim é o Docker! Porém, não é a única.
Sendo assim,
realizauma pesquisa sobre algumas outras plataformas utilizadas para trabalhar com
conteinerizaçãoem sistemas distribuídos. Cite suas principais características e vantagens de
sua
utilização.
 
Tarefa 1:
Emtempos de pandemia, foram criados diversos aplicativos com o objetivo de mapear
o coronavírus. O
ministérioda Saúde escolheu alguns desses aplicativos para fazer esse mapeamento e está
desenvolvendo os
conceitosrelacionados à interação do usuário com o computador (IHC) do Sistema
c@r@navirus.
Vocêficou responsável por desenhar a tela inicial do Sistema c@r@navirus. Essa tela
inicial terá o cadastro
detodos os brasileiros. Será composto de Nome completo, endereço completo
(endereço, num,
complemento,bairro, cep, cidade, estado), telefone residencial e celular, tipo sanguíneo
(A, B, AB e O, que se
subdividemem Rh positivo(+) e Rh negativo(-)), profissão e local de trabalho. Além do
preenchimento de 1a
dose– marca da vacina; 2a dose – marca da vacina; 3a dose – marca da vacina ou
nenhuma dose.
Paradesenvolver essa tela inicial, para que possa ser utilizada por TODOS os
brasileiros, identifique os aspectos
importantesde:
a)cores
b)formas,
c)ergonomia,
d)usabilidade,
e)acessibilidade e
f)outros se você desejar.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Tarefa 2:
Muitasempresas têm que fazer mudanças estruturais e nessas adequações, muitos
colaboradores são
desligados.Um dos problemas sérios que enfrentamos em segurança são ex-funcionários
insatisfeitos.
ImaginemJosé, que trabalhava com o banco de dados da empresa e depois de uma semana que
perdeu o
emprego,descobre que ainda têm acesso completo aos sistemas da empresa.
Nestasituação, quais são:
a)As vulnerabilidades,
b)As ameaças,
c)Os agentes de ameaça e
d)Os impactos possíveis desse acesso?
Tarefa 3:
Vocêfoi contratado para desenvolver um aplicativo para um condomínio de casas. Hoje
as tarefas são
totalmentemanuais e muito lentas. Os passos são:
1)Quando um visitante chega à portaria, o porteiro deve solicitar o seu
documentode identificação, confrontando a foto com a pessoa.
2)Em seguida, deve verificar na “Prancheta Autorizados” se o visitante está
previamente autorizado a
entrarno condomínio
3)Essa prancheta é preenchida quando um morador liga para a portaria, autorizando
previamente a
entradade visitantes
4)A prancheta contem :número da casa, nome do morador que autorizou e nome do
visitante.
5)Caso o visitante conste na “Prancheta Autorizados”, ele só preenche os dados na
“Prancheta
Visitantes”
6)Na “Prancheta Visitantes”, os dados são : nome, RG, casa de destino, nome do
autorizador, data e
horada entrada e nome dos acompanhantes.
7)Caso não conste, ele primeiro solicita, por telefone, ao morador da residência
de destino do visitante,
aautorização para entrada no condomínio (para isso, deve consultar a lista
telefônica dos moradores
afixadana portaria) e, uma vez autorizada a entrada, ele, então, preenche a “Prancheta
Visitantes”.
8)Caso não seja autorizada a entrada do visitante, o porteiro não permite que o
visitante entre no
condomínio.
9)Após tudo isso, ele abre o portão, se for o caso, por meio do controle remoto
da portaria, para que o
visitantesiga seu destino.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
Observando esse fluxo, Identifiquem as entradas, osprocessamentos e as saídas esperadas no procedimento
comvisitantes na portaria do condomínio. Depois, cite os dados e informações
envolvidos na atividade.

Prezado(a)aluno(a), Seja bem-vindo(a) a este semestre! A proposta de Produção Textual
Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: RPPN como possibilidade de
gestão ambiental sustentável. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse
semestre.
ORIENTAÇÕESDA PRODUÇÃO TEXTUAL
Estetrabalho tem por objetivo entender como o processo de implantação de uma
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) desenvolvida por uma empresa de
produção de energia elétrica, pode ser uma possibilidade de gestão ambiental
sustentável. Diante disso, você deverá produzir um texto, de acordo com os
questionamentos ou situações descritas em cada Tarefa.
 
SituaçãoGeradora de Aprendizagem (SGA)
 Imagine que uma empresa especializada naprodução de energia elétrica a partir do uso de painéis solares fotovoltaicos,
adquiriu uma área de 120 hectares na sua cidade, para a instalação de uma nova
unidade. Essa área possui 40% de seu espaço de vegetação nativa preservada e a
administração da empresa gostaria de transformá-la em uma Reserva Particular do
Patrimônio Natural (RPPN), a fim de conservar esse espaço e desenvolver
atividades para a população do entorno dessa área. A Lei 9985/2000 (art. 21),
salienta que as RPPNs são unidades de conservação de uso sustentável, de
domínio privado, localizadas em área urbana ou rural, com o objetivo de
preservar e conservar a diversidade biológica, promover a educação ambiental, a
pesquisa científica e o turismo ecológico, gravadas com perpetuidade, por
intermédio de termo de compromisso averbado à margem da inscrição no Registro
Público de Imóveis. Desta forma, você deverá desenvolver um texto, expondo
informações sobre o planejamento e gerenciamento da Unidade de Conservação
(RPPN), pensando numa gestão ambiental sustentável. Situação-Problema Essa
produção textual busca refletir sobre o processo de planejamento e implantação
de uma unidade de conservação, bem como sobre questões relativas à produção de
energia de forma sustentável e preservação do meio ambiente.
 
TAREFA 1.Caracterização da área A partir de pesquisas bibliográficas de estudos
realizados em sua região você deverá caracterizar os seguintes aspectos,
pensando em uma RPPN existente ou fictícia: A) Características físicas: tipo de
solo, relevo e clima; presença de recursos hídricos ou não, descrevendo, em
caso positivo, se a vegetação ciliar está preservada. B) Características
biológicas: bioma e tipo de vegetação predominante; principais espécies de
plantas e animais que ocorrem, bem como aquelas que estão ameaçadas de
extinção; descrever a ocorrência de espécies exóticas invasoras; destacar,
quando for o caso, se há algum desequilíbrio ambiental em relação à cadeia
alimentar (por exemplo, ausência de grandes predadores ou populações com
densidades muito elevadas de herbívoros, levando ao surgimento de pragas).
TAREFA 2.Uma vez que a área está caracterizada, reflita sobre as seguintes questões: A)
Zona de Amortecimento (ZA): A ZA é uma área estabelecida ao redor de uma
unidade de conservação com o objetivo de filtrar os impactos negativos das
atividades que ocorrem fora dela, como: ruídos, poluição, espécies invasoras e
avanço da ocupação humana, especialmente nas unidades próximas a áreas
intensamente ocupadas. Sendo assim, escreva um texto levantando as seguintes
questões: • Qual a importância da Zona de Amortecimento (ZA) para uma Unidade
de Conservação? • O estabelecimento de uma ZA é obrigatório para quais
categorias de unidades de conservação? B) Plano de Manejo: O plano de manejo é
um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo
diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas,
restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos
naturais da UC e no seu entorno. Sendo assim, escreva um texto considerando as
seguintes questões: • Para quais categorias de unidades de conservação é
exigido a elaboração de um plano de manejo? • De que forma o plano de manejo
auxilia no zoneamento de uma unidade de conservação?
 
TAREFA 3.A) Energias renováveis e não-renováveis: As fontes renováveis de energia, como
o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas
naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Enquanto
as fontes não-renováveis de energia são aquelas que poderão esgotar-se em um
futuro relativamente próximo. Sendo assim, escreva um texto considerando a
seguinte questão:
Trace umpanorama geral das principais fontes de energia ofertadas no Brasil nos últimos
2 anos, para geração de energia elétrica e, apresente as principais vantagens e
desvantagens de seu uso. B) Energia solar: é o aproveitamento da luz do sol. Há
duas formas de aproveitamento da energia solar, a fotovoltaica e a térmica. Na
primeira forma, são utilizadas células específicas que empregam o “efeito
fotoelétrico” para produzir eletricidade. A segunda forma, por sua vez, utiliza
o aquecimento da água tanto para uso direto quanto para geração de vapor, que
atuará em processos de ativação de geradores de energia. Considerando tais
informações, escreva um texto considerando as seguintes questões: • Comente
sobre a energia solar fotovoltaica, destacando aspectos econômicos, sociais e
ambientais e demonstre com mapas qual o potencial que o Brasil apresenta para o
uso desta fonte de energia. • Utilizando de dados recentes apresente os avanços
tecnológicos e os incentivos legais e fiscais ao uso da energia solar
fotovoltaica no Brasil e comente sobre os principais impedimentos para que esta
fonte ainda seja pouco utilizada em nosso país. • Considerando a proposta da
produção textual, discuta como a usina solar poderia ser utilizada para dar
suporte ao plano de manejo da RPPN a ser instalada.
TAREFA 4.
 Ressaltar os aspectos e a importância daEducação Ambiental e propor ações de Educação Ambiental não formal (Lei 9795/99
art. 13) que podem ser desenvolvidas com os funcionários e com moradores do
entorno, construindo desta forma valores sociais, conhecimentos, habilidades,
atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de
uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
TAREFA 5.
 Explicar a importância da constituição dessareserva enquanto ação de responsabilidade socioambiental, visto que a empresa
já percebeu que precisa ofertar à população das proximidades oportunidades de
melhor se relacionar com o meio ambiente, assim como ela mesma se
responsabilizar por ações sustentáveis. Pontos a ressaltar: · Implantação da
RPPN (Pode ser considerada como uma ação de gestão socioambiental, revelando os
valores da empresa?) . Ações de gestão socioambiental são também ações de
marketing empresarial? Caso você responda que sim, esse tipo de atitude é
prejudicial ou benéfica para a empresa? · Como a empresa pode usar esse espaço,
RPPN, como uma extensão de suas ações de gestão, pensando em beneficiar o meio
ambiente, funcionários, população do entorno da empresa etc? TAREFA 6.
Considerações finais É a finalização do texto, onde você irá expor a conclusão
geral do trabalho. Referências bibliográficas BELTRÃO, Carolina Lorentz.
Educação Ambiental em RPPNs: O caso de Lima Duarte – MG. 2007. Monografia
(Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de
Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/178/1/2007_CarolinaLorentzBeltrao.pdf.
Acesso em: 14 dez. 2021. NASCIMENTO, JML., and CURI, RC. A interface da
responsabilidade social na gestão de recursos naturais. In: LIRA, WS., and
CÂNDIDO, GA., orgs. Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem
participativa [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2013, pp. 173-192. ISBN
Oculto. Disponível em:
https://books.scielo.org/id/bxj5n/pdf/lira-Oculto-07.pdf Acesso em 13
dez. 2021. PHILIPI, A. Jr.; REIS, L.B. dos. Energia e Sustentabilidade. Manole,
Barueri, São Paulo, 2016. (Minha Biblioteca). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI GARCEZ, L.; GARCEZ, C.. Energia. 1 ed. Callis Editora, São
Paulo/SP, 2010. (Minha Biblioteca). REIS, L.B. dos; FADIGAS, E.A.; CARVALHO,
C.E. Energia, recursos naturais e a prática do desenvolvimento sustentável. 1
ed. Manole, Barueri, São Paulo, 2005. (Minha Biblioteca). DIAS, Reinaldo.
Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos
negócios. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2014. (Minha Biblioteca) ANDRADE, Rui
Otávio Bernardes de. Gestão socioambiental: estratégias na nova era da
sustentabilidade. Rui Otávio Andrade e Takeshy Tachizawa. – 2.ed. – Rio 
 
 
 
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.