x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 184

Multa por atraso de pagamento TFF pode repassar para contador?

Vanessa lima da silva

Vanessa Lima da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Comercial
há 1 ano Sexta-Feira | 17 junho 2022 | 11:11

Recebir recentemente um email da Sefaz informando que o TFF 2019 encontrava em aberto indo para divida ativa caso nao fosse pago na nova data, paguei imediatamente porem obteve cobrança de multa e juros. A pergunta é, essa multa pode ser repassado para o contador, ja que o mesmo nao identicou e encaminhou para a empresa, mesmo fazendo fechamento mensal e por nao ter visto essa divida quando foi encaminhar a guia de pagamento dos tff dos anos subsequentes, ou é obrigaçao da empresa arcar?

Willian Winter

Willian Winter

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 17 junho 2022 | 17:15

Eu penso que:

Se o valor/taxa/tributo/encargo é devido pela empresa então cabe a empresa se efetuar o recolhimento, agora quanto aos juros e multas podem ser repassadas ao contador quando dele for a responsabilidade exemplo quando juros e a multa for decorrente de atraso ou impericia para alguma declaração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.