x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 2.277

Provisão de Férias não registrada

Danilo Alves de Oliveira

Danilo Alves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Domingo | 25 julho 2010 | 19:43

Olá pessoal td bem?estou com uma dúvida e preciso da ajuda de vcs

Bomm vamos ao que importa

Meu professor me passou um trabalho que ja tinha o balanço de dezembro de 2009 fechado,mas estava com um erro que era justamente as provisões de férias que não foram registradas,ele aproveitando esse erro pediu a nós (alunos) que pesquisasse na internet com deveriamos proceder para corrigir esse erro.

Gostaria da explicação de vcs,pois sou novo nessa area quero saber de detalhes se tenho que abrir o balanço ja fechado que nesse caso é o de dezembro de 2009 ou vou ter que lançar no balanço de janeiro de 2010?ou pode ser que n seja nenhum desses ai vcs que vão me dizer espero a ajuda de vcss abraçosss obrigadooo

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 07:33

Danilo Alves de Oliveira

Seja bem vindo ao forum.

Se de fato tiver que fazer a correção, basta que voce faça os seguintes lançamentos:

Pela Provisão
D-Ajuste de Exercicios Anteriores(PL)
C-Provisão de Ferias(PC)

Se houve pagamento de ferias no periodo foi registrada na despesa sem a devida provisão, portanto:

Pelo valor registrado na despesa de ferias
D-Provisão de férias
C-Ajuste de Exercicios Anterirores


Apos os ajustes se o saldo da conta Ajuste de Exercicio Anterior for devedor faça:
D-Lucro ou Prejuizo Acumulado(PL)
C-Ajuste de Exercicios Anteriores(PL)

Sendo credor
D-Ajuste de Exercicio Anterior
C-Lucro ou Prejuizo Acumulado

Sendo o sistema de apuração LUCRO REAL, os registros acima devem ser escriturados no LALUR.

Se o Resultado do exercicio anterior foi um lucro voce deve efetuar o novo cálculo do IRPJ e a CSLL em cima do lucro após o ajuste e fazer o PERD/COMP, pedindo a compensação destes tributos que foram recolhidos a MAIOR devido a não provisão de Ferias dentro do periodo de competência.

Somente a título de informação quero apontar que, contabilmente, voce deve fazer as provisão de férias, mas sobre o aspecto fiscal se voce não fizer não sofrerá sanção nenhuma, isto porque quando voce deixa de registrar uma despesa estará aumentando a base de cálculo dos tributos. Portanto, se voce não fizer as provisõe poderá ser advertido pela a entidade de classe dos contabilista, mas não será multado pelo fisco.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Danilo Alves de Oliveira

Danilo Alves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 12:27

Messias mto obrigado pela explicação mas ainda estou com um pouquinho de duvida,que é de saber qual desses eu vou usar o professor só quer que a gente coloque as provisões que n oram colocadas n teve pagamento de nenhum dos funcionarios ainda pq n completou 1 ano ainda,então eu acho que vou ter que usar esse (me corrija se eu estiver errado):
]
Pela Provisão
D-Ajuste de Exercicios Anteriores(PL)
C-Provisão de Ferias(PC)
agora eu n entendi onde eu vou deixar essas contas,pelo que vc marcou a debito é no (PL) e a credito é no (PC) mas aii que ta minha duvida a conta "ajuste de exercicios anteriores eu vou jogar pra diminuir o (PL) estou certo?

Desculpa a ingnorância de eu não ter entendido sua explicação,por isso pesso para que me explique denovo por favor muito obrigadoo

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 12:59

Danilo Alves de Oliveira


Pela Provisão
D-Ajuste de Exercicios Anteriores(PL)
C-Provisão de Ferias(PC)

Apos o ajuste:
D-Lucro ou Prejuizo Acumulado(PL)
C-Ajuste de Exercicios Anteriores(PL)

Veja que a conta Ajuste de Exercicio Anteriores é transitória, ou seja ela tem que zerar no término do exercicio.

Vale o comentário acima sobre o LALUR e os impostos.



Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade