x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 108

Empréstimo bancário com comissão

Carlos Expedito de Castro Monte

Carlos Expedito de Castro Monte

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 semanas Quinta-Feira | 14 março 2024 | 10:46

Olá, amigos. Prazer. Minha dúvida é a seguinte: a empresa MONTE LTDA. captou um empréstimo bancário no valor de R$ 250.000,00, com pagamento em 3 anos. Com juros anuais de 7%. Na data da captação do empréstimo, o banco cobrou uma comissão de R$ 20.000 para realizar a operação. O montante será pago no mês seguinte. Sei que essa comissão é uma despesa financeira, todavia, li que ela será contabilizada na DRE durante a vigência do empréstimo. Eu iria contabilizar assim:

D - Banco 
D - Juros passivos a vencer 
D - Despesas bancárias
C - Empréstimos bancários 

Ok, neste sentido a comissão engloba o custo do empréstimo. Só que essa comissão será paga no mês que vem: D - Empréstimos bancários; C - Disponível. 
Eu não entendi exatamente o que é "contabilizar durante a vigência do empréstimo". Eu fiz o registro assim que obtive o empréstimo, já reconheci a despesa. 

E caso o pagamento da comissão fosse à vista, a contabilização seria no momento da captação? A diferença é que o crédito ao invés de ser em "empréstimos bancários" seria em disponível?

Desde já agradeço imensamente por quaisquer esclarecimentos. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.