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Portfolio - Projetos de Extensão CORRIGIDOS e APROVADOS

Ana Julia

Ana Julia

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 semanas Terça-Feira | 21 maio 2024 | 15:48

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[table]

CURSO:

 



PEDAGOGIA – LICENCIATURA

 



COMPONENTE CURRICULAR:

 



PROJETO DE EXTENSÃO I – PEDAGOGIA

 



PROGRAMA DE EXTENSÃO:

 



PROGRAMA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO.

 



FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

 



Pelo programa de extensão Inovação e Empreendedorismo o curso de Pedagogia – Licenciatura, tem a missão
de transferir à sociedade os conhecimentos gerados e otencializar a geração
de novos conhecimentos aplicados, permitindo o desenvolvimento de ações no
âmbito da tecnologia e inovação, que apresentam soluções e produtos para
resolução de problemas diversificados presentes no contexto social, trazendo
impacto positivo a comunidade contemplada. Ao identificar as problemáticas da
comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio
relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas
e soft skills específicas.
Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Tecnologias e inovações em educação; Educação inclusiva e
valorização da diversidade; Didática, planejamento e avaliação; Políticas
educacionais e ensino.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações
de bairro, dentre outros.

 



COMPETÊNCIAS:

 



I – Identificar e problematizar questões inerentesa Pedagogia, incluindo seus aspectos científicos, históricos e
filosóficos;
II – Realizar atividades de gestão educacional nos diversos espaços institucionais;
III – Elaborar, aplicar e avaliar estratégias pedagógicas e materiais didáticos.

 



PERFIL DE EGRESSO:

 



O perfil do egresso do curso de Pedagogia – Licenciatura Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente,
que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a
Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem,
voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o
desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao
conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação e Empreendedorismo,
demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua responsabilidade
como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem como
permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de
ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

 



SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

 



Planejamento e organização
Criatividade e inovação
Tomada de Decisão

 



OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

 



O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e Empreendedorismo do curso de Pedagogia – Licenciatura
está relacionado ao fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares
desenvolvidos no curso, com a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito
tecnológico e empreendedor por meio da educação, assim potencializando a
geração de conhecimentos desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades
dos egressos.

 



CONTEÚDOS:

 



I – Tecnologias e inovações em educação;
II – Educação inclusiva e valorização da diversidade;
III – Didática, planejamento e avaliação;
IV – Políticas educacionais e ensino.

 



INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

 



TEIXEIRA, Clarissa Stefani. Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na
Educação: volume 4. São Paulo: Blucher, 2018.
CAMPOS, Flávio Rodrigues. Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.
AFFONSO, Luciane Marina Zimerman. Políticas Educacionais e Base Nacional Comum Curricular de ensino religioso. Porto Alegre: Grupo A,
2021.
TOMAZELI, Luciane. Educação Inclusiva Aplicada às Deficiências: Visual, Auditiva, Física e Intelectual. São Paulo: Contentus,
2020.
SANT’ANNA. Geraldo José. Planejamento, gestão e legislação escolar. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.
CARVALHO, Marly Monteiro de; JÚNIOR RABECHINI, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar
projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
ALIAS, Gabriela. Diversidade, Currículo Escolar e Projetos Pedagógicos. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.
PAULO, Fernanda dos Santos. Concepções de Educação: Espaços, Práticas, Metodologias e Trabalhadores da Educação Não Escolar.
Curitiba: Intersaberes, 2020.

 



TEMPLATE PDCA:

 



Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo
não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.

 



1.  PLANEJAMENTO (PLAN)

 



Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações
Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo
tempo em que participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada
objetivo e observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário
que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode
escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
 
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
 

 



 



 
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
 
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1.       Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro
convive com maior frequência?

1.1.     Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2.     É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de
extensão.

Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3.     A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2.       Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?

3.       Onde será realizada a ação?
4.       Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5.       Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6.       Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7.       Será necessário agendamento?
8.       Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
 

 



 



IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.

 



 



PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.

 



 



IDEIAS E ANOTAÇÕES:

 



 



2. REALIZAÇÃO (DO)

 



CRONOGRAMA:

 



ATIVIDADES


PER. 1


PER. 2


PER. 3


PER.4




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




3. VERIFICAÇÃO (CHECK)

 



Planejamento:

 



Imersão realizada?

 



() SIM

 



() NÃO

 



Ideação realizada?

 



() SIM

 



() NÃO

 



Prototipação realizada?

 



() SIM

 



() NÃO

 



Planejamento está ok?

 



() SIM

 



() NÃO

 



Realização:

 



Cronograma realizado?

 



() SIM

 



() NÃO

 



Cronograma atende a realização do projeto?

 



() SIM

 



() NÃO

 



Verificação:

 



Cronograma atende a realização do projeto?

 



() SIM

 



() NÃO

 



Projeto atende a proposta da instituição escolhida?

 



() SIM

 



() NÃO

 



Houve necessidade de mudança de estratégia?

 



() SIM

 



() NÃO

 



Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?

 



 



4. AÇÃO (ACT)

 



AÇÃO PROPOSTA:

 



 



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.
 
 

 









[/table]DESCRIÇÃO:
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO I – ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
A realizaçãode atividades extensionistas no curso de Administração vinculadas ao Programa
de Contexto à Comunidade tem o objetivo de estreitar o relacionamento do saber
universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de
problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o
desenvolvimento de competências e soft skills específicas no corpo discente do
curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do
problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro,
Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa.
COMPETÊNCIAS:
I – Reconhecer e delimitar problemas e identificar oportunidades;
II – Promover a comunicação no ambiente organizacional interno e externo;
III – Coordenar e integrar as diferentes áreas funcionais da organização.
PERFIL DE EGRESSO:
O perfil do egresso idealizado pela IES para o curso de Administração
possibilita a formação do Administrador generalista, crítico, reflexivo,
propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar tecnologias inerentes à
sua área de atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao
Programa de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver
habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da
realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido,
direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o
desenvolvimento social e da qualidade de vida.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Planejamento e organização
Aprendizado Ativo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O principal objetivo da extensão universitária do curso de Administração por
meio do Programa de Contexto à Comunidade é a geração do novo saber que
ocorrerá devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso durante a busca
da contribuição à resolução de problemas contextuais à sociedade, e, ainda, ao
desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida, dessa forma,
oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas na sua aprendizagem
multidisciplinar.
CONTEÚDOS:
I – Sociologia, ética e direitos humanos;
II – Teorias da administração;
III – Comportamento organizacional.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
CINTRA, Josiane. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora
e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Teorias da administração. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
TEMPLATE PDCA:
Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA.
Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as
orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.
1. PLANEJAMENTO (PLAN)
Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com
as metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que
participa de soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua
proposta e ao seu projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e
observe a listagem de metas disponível em cada um. É necessário que você
escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua
proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa
forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser
declarada em seu Relatório Final de Atividades Extensionistas.
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
 
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevistacom o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a
instituição/parceiro convive com maior frequência?
1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no
componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de
duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da
comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os
problemas identificados?
3. Onde será realizada a ação?
4. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7. Será necessário agendamento?
8. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.
PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.
IDEIAS E ANOTAÇÕES:
REALIZAÇÃO  (DO)
CRONOGRAMA:
ATIVIDADES PER. 1 PER. 2 PER. 3 PER.4 VERIFICAÇÃO  (CHECK)
Planejamento:
Imersão realizada?
() SIM
() NÃO
Ideação realizada?
() SIM
() NÃO
Prototipação realizada?
() SIM
() NÃO
Planejamento está ok?
() SIM
() NÃO
Realização:
Cronograma realizado?
() SIM
() NÃO
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Verificação:
Cronograma atende a realização do projeto?
() SIM
() NÃO
Projeto atende a proposta da instituição escolhida?
() SIM
() NÃO
Houve necessidade de mudança de estratégia?
() SIM
() NÃO
Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? AÇÃO  (ACT)
AÇÃO PROPOSTA: 
 
[table]

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – BACHARELADO







COMPONENTE CURRICULAR:




PROJETO DE EXTENSÃO I – CIÊNCIAS CONTÁBEIS




PROGRAMA DE EXTENSÃO:




PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.




FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:




Portfólio Individual Projeto de extensão Os potenciais benefícios da realização de atividades
extensionistas no curso de Ciências Contábeis vinculadas pelo Programa de
Contexto à Comunidade são estreitar o relacionamento do saber universitário
com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de problemas
sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o
desenvolvimento de competências profissionais e de cidadania e soft skills
específicas no corpo discente do curso. As ações poderão ser realizadas em
diversos locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas
possibilidades: Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro
e Pequena Empresa.




COMPETÊNCIAS:




I – Identificar e analisar processos contábeis com visão sistêmica e interdisciplinar;II –
Interpretar e aplicar as normatizações, os pronunciamentos e as legislações
inerentes à contabilidade, gerando informações para o processo decisório;
III – Elaborar pareceres e relatórios, valendo-se da quantificação de informações.




PERFIL DE EGRESSO:




A IES busca que o egresso do curso de Ciências Contábeis seja um profissional que tenha como pressupostos essenciais um
perfil generalista, crítico, propositivo, dinâmico, humanístico e reflexivo,
capaz de
atuar como profissional ético, produzindo informações contábeis que subsidiem os
usuários para a tomada de decisões, pronto para exercer as funções contábeis
com conhecimento e proficiência técnica e
científica, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à
Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para
conduzir atividades r
eferentes à compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio em que está
inserido, direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o
desenvolvimento social e da qualidade de vida.




Portfólio Individual Projeto de extensão I Ciências Contábeis



Análise e resolução de problemasFlexibilidade e adaptação
Aprendizado Ativo




OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:




A extensão universitária do curso de Ciências Contábeis, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, tem como principal
objetivo a geração do novo saber originário da aplicação do conhecimento
adquirido no curso durante a busca da contribuição à resolução de problemas
contextuais à sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da
qualidade de vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize
ações a partir de sua aprendizagem multidisciplinar adquirida no curso.




CONTEÚDOS:




I – Teoria da contabilidade;II – Contabilidade e custos;
III – Legislação tributária;
IV – Sociedade e direitos humanos.




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:




ALVES, Robinson. Teoria da contabilidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.CIZOTO, Sonelise
Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
FÉLIX, Gláucia Vieira. Legislação tributária. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2018.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2017.
POLIZEL, Gisele Zanardi; VILLAVA; Wagner Luiz; SANTOS, Willian Ferreira dos. Contabilidade.
Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
PROENÇA, Fábio Rogério et al. Gestão de custo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,
2014.




Projeto de extensão I Ciências Contábeis



Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.




1.  PLANEJAMENTO (PLAN)




Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de
um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de
metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e
mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
 
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
 







DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
 
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1.       Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive
com maior frequência?

1.1.     Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2.     É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3.     A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2.       Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?

3.       Onde será realizada a ação?
4.       Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5.       Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6.       Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7.       Será necessário agendamento?
8.       Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
 







IDEAÇÃO:DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.







PROTOTIPAÇÃO:DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.







IDEIAS E ANOTAÇÕES:




Portfólio Individual Projeto de extensão




2. REALIZAÇÃO (DO)




CRONOGRAMA:




ATIVIDADES


PER. 1


PER. 2


PER. 3


PER.4




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




3. VERIFICAÇÃO (CHECK)




Planejamento:




Imersão realizada?




() SIM




() NÃO




Ideação realizada?




() SIM




() NÃO




Prototipação realizada?




() SIM




() NÃO




Planejamento está ok?




() SIM




() NÃO




Realização:




Cronograma realizado?




() SIM




() NÃO




Cronograma atende a realização do projeto?




() SIM




() NÃO




Verificação:




Cronograma atende a realização do projeto?




() SIM




() NÃO




Projeto atende a proposta da instituição escolhida?




() SIM




() NÃO




Houve necessidade de mudança de estratégia?




() SIM




() NÃO




Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?







4. AÇÃO (ACT)


[/table] 
DESCRIÇÃO:
 
[table]

CURSO:




CST EM GESTÃO PÚBLICA




COMPONENTE CURRICULAR:




PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO PÚBLICA




PROGRAMA DE EXTENSÃO:




PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.




 




FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:




A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso, está relacionado
ao fomento à cultura locorregional, fomentando a difusão, a transparência e a
democratização das ações culturais,
por meio de projetos que possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos
multidisciplinares desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar
a geração de conhecimentos aplicados, permitindo ao egresso um maior
envolvimento junto às ações culturais e sociais no âmbito das diversas
ciências como também da tecnologia, articulados com os anseios da comunidade.
Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são:
Portfólio individual – Projeto de Extensão I – Gestão Pública
Estado, governo e administração pública; Gestão de recursos humanos no setor público; Gestão de
programas e projetos.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à Administração Pública
municipal, estadual ou federal; escolas; colégios; Organizações não
governamentais (ONG); Instituições privadas com ações sociais; fundações;
entidades do Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas como
igrejas, ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou assistência;
entidades de saúde e assistência social; Organizações da Sociedade Civil de
Interesse Público (OSCIPs); Organizações de moradores e Cooperativas, entre
outras.




COMPETÊNCIAS:




I – Aplicar princípios e fundamentos técnicos e teóricos interdisciplinares na gestão pública;
II – Planejar e implantar ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam
aos setores e aos segmentos dos processos de gestão;
III – Diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública.




Portfólio individual – Projeto de Extensão I – Gestão Pública



O perfil do egresso do curso de CST em Gestão pública idealizado pela IES proporciona a formação do profissional que aplica
metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração
pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e
ética profissional; planeja e implanta ações vinculadas à prestação de
serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de
gestão; diagnostica o cenário político, econômico, social e legal na
totalidade da gestão pública.




SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):




Análise e resolução de problemas
Comunicação Interpessoal
Gestão do Tempo




OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:




O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a disseminação e articulação de conhecimentos
adquiridos no curso para promover as ações de difusão cultural no âmbito das
ciências, relacionados diretamente à Gestão Pública e com a articulação da
tecnologia junto à comunidade.




CONTEÚDOS:




I – Estado, governo e administração pública;II – Gestão de recursos humanos no setor público;
III – Gestão de programas e projetos.




Projeto de Extensão I – Gestão Pública



DUTRA, Joel Souza; DUTRA, Tatiana Almendra; DUTRA, Gabriela Almendra. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros. São
Paulo: Atlas, 2017.
CAMPOS, Leticia Mirela Fisher. Administração pública estratégica: planejamento, ferramentas e
implantação. Curitiba: Contetus, 2020.
XAVIER, Carlos Magno da Silva. Gerenciamento de Projetos: como definir e controlar o escopo do
projeto. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.




RELATÓRIO FINAL:



Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das
atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!


[/table] 
 
[table]

Projeto de extensão I Gestão Comercial







CURSO: CST EM GESTÃO COMERCIAL







COMPONENTE CURRICULAR:




PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO COMERCIAL




PROGRAMA DE EXTENSÃO:




PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.




FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:




A extensão universitária do CST em Gestão Comercial, vinculada ao Programa de Contexto à Comunidade,
pode representar a oportunidade para estreitar o relacionamento do saber
universitário com a comunidade, por meio das contribuições na resolução de
problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado, possibilitar o
desenvolvimento de competências e soft skills específicas no alunado do
curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais, dependendo do
problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação de Bairro,
Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa, Centro Comercial.




COMPETÊNCIAS:




I – Exercer as práticas de negociação;
II – Desenvolver equipes comerciais;
III – Promover relacionamento com as partes interessadas da área comercial.




PERFIL DE EGRESSO:




O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Gestão Comercial possibilita a formação do profissional que apresente como
valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo,
propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, diagnosticando
os ambientes externo e interno, para a tomada de decisão e do estabelecimento
de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las
nos processos estruturados e otimizados, atuando com postura socialmente responsável,
sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão
Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e
capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da realidade
social, cultural e econômica do meio em que está inserido, direcionando suas
ações para a transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da
qualidade de vida.




SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):




Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Aprendizado Ativo




OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:




O principal objetivo da extensão universitária do CST em Gestão Comercial, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o novo
saber que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso,
durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à
sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de
vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas
na sua aprendizagem multidisciplinar.




CONTEÚDOS:




I – Economia e mercado;
II – Gestão de pessoas e de equipes;
III – Negociação e gestão de conflitos;
IV – Sociedade e direitos humanos.




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:




AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
COSTA, Julio Cesar da. Negociação e gestão de conflitos. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2018.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2017.
SILVA, C.R.L.D.; LUIZ, S. Economia e Mercados, 19. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
SILVA, Daniele Fernandes da …[et al.]. Realidade socioeconômica e política brasileira. Porto
Alegre: SAGAH, 2018.




TEMPLATE PDCA:




Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.




1.  PLANEJAMENTO (PLAN)




Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um
organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de
metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher dessa forma e
mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
 
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
 







 
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
 
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1.       Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive
com maior frequência?

1.1.     Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2.     É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3.     A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2.       Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?

3.       Onde será realizada a ação?
4.       Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5.       Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6.       Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7.       Será necessário agendamento?
8.       Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
 







IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.







PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.







IDEIAS E ANOTAÇÕES:







2. REALIZAÇÃO (DO)




CRONOGRAMA:




ATIVIDADES


PER. 1


PER. 2


PER. 3


PER.4




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




3. VERIFICAÇÃO (CHECK)




Planejamento:




Imersão realizada?




() SIM




() NÃO




Ideação realizada?




() SIM




() NÃO




Prototipação realizada?




() SIM




() NÃO




Planejamento está ok?




() SIM




() NÃO




Realização:




Cronograma realizado?




() SIM




() NÃO




Cronograma atende a realização do projeto?




() SIM




() NÃO




Verificação:




Cronograma atende a realização do projeto?




() SIM




() NÃO




Projeto atende a proposta da instituição escolhida?




() SIM




() NÃO




Houve necessidade de mudança de estratégia?




() SIM




() NÃO




Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?







4. AÇÃO (ACT)




AÇÃO PROPOSTA:


[/table] 
DESCRIÇÃO:
[table]







CURSO:CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL







COMPONENTE CURRICULAR:




PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL




PROGRAMA DE EXTENSÃO:




PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.




FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:




O Programa de Contexto à Comunidade do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial
proporciona maior articulação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, a
partir da transferência de conhecimento e auxílio no atendimento de demandas e
necessidades locais. Estas ações, orientações e possíveis soluções podem
surgir em relação as áreas de gestão da qualidade, logística, desenvolvimento
de produto, gestão de pessoas, entre outras. São diversos os locais que
poderão contemplar esse projeto extensionista, como: prefeituras; associações
de bairros; escolas municipais e estaduais; instituições religiosas;
organizações não governamentais (ONGs).




COMPETÊNCIAS:




I – Analisar e gerenciar o processo de desenvolvimento de projetos, reconhecendo as atividades
críticas;
II – Promover a implantação e manutenção dos sistemas de gestão da qualidade;
III – Implantar métodos e técnicas de trabalho em equipe e gestão participativa.




PERFIL DE EGRESSO:




A partir das atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Contexto à Comunidade, espera-se que o egresso do Curso Superior
de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial seja um profissional ético,
crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico e que possa aplicar
os seus conhecimentos, habilidades e competências em ações relacionadas em
áreas como gestão de projeto, pessoas, qualidade e produto.




SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):




Análise e resolução de problemas
Comunicação Interpessoal
Aprendizado Ativo




OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:




As atividades de extensão relacionadas ao Programa de Contexto à Comunidade do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção
Industrial têm como objetivo auxiliar a comunidade na resolução de problemas
e na busca de soluções, a partir da transferência de conhecimento e de
orientações técnicas sobre diferentes temáticas.




CONTEÚDOS:




I – Gestão de Projetos;
II – Sistemas de Gestão da Qualidade;
III – Gestão de Pessoas.




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:




KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 4.ed. Porto Alegre: Grupo A, 2020.
LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da qualidade. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
QUENEBEN, Rômulo. Gestão de pessoas. Curitiba: Contentus, 2020.




TEMPLATE PDCA:




Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.




1.  PLANEJAMENTO (PLAN)




Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um
organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de
metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher
dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
 
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
 







 
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
 
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1.       Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive
com maior frequência?

1.1.     Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2.     É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3.     A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2.       Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?

3.       Onde será realizada a ação?
4.       Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5.       Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6.       Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7.       Será necessário agendamento?
8.       Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
 







IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.







PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.







IDEIAS E ANOTAÇÕES:




Portfólio Individual Projeto de extensão




2. REALIZAÇÃO (DO)




CRONOGRAMA:




ATIVIDADES


PER. 1


PER. 2


PER. 3


PER.4




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




3. VERIFICAÇÃO (CHECK)




Planejamento:




Imersão realizada?




() SIM




() NÃO




Ideação realizada?




() SIM




() NÃO




Prototipação realizada?




() SIM




() NÃO




Planejamento está ok?




() SIM




() NÃO




Realização:




Cronograma realizado?




() SIM




() NÃO




Cronograma atende a realização do projeto?




() SIM




() NÃO




Verificação:




Cronograma atende a realização do projeto?




() SIM




() NÃO




Projeto atende a proposta da instituição escolhida?




() SIM




() NÃO




Houve necessidade de mudança de estratégia?




() SIM




() NÃO




Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?







4. AÇÃO (ACT)




AÇÃO PROPOSTA:







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a n


[/table] 
 
DESCRIÇÃO:
 
[table]

CURSO:




CST EM GESTÃO PÚBLICA




COMPONENTE CURRICULAR:




PROJETO DE EXTENSÃO I – GESTÃO PÚBLICA




PROGRAMA DE EXTENSÃO:




PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL.




 




FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:




A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso, está relacionado
ao fomento à cultura locorregional, fomentando a difusão, a transparência e a
democratização das ações culturais,
por meio de projetos que possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos
multidisciplinares desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar
a geração de conhecimentos aplicados, permitindo ao egresso um maior
envolvimento junto às ações culturais e sociais no âmbito das diversas
ciências como também da tecnologia, articulados com os anseios da comunidade.
Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são:
Portfólio individual – Projeto de Extensão I – Gestão Pública
Estado, governo e administração pública; Gestão de recursos humanos no setor público; Gestão de
programas e projetos.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à Administração Pública
municipal, estadual ou federal; escolas; colégios; Organizações não governamentais
(ONG); Instituições privadas com ações sociais; fundações; entidades do
Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas como igrejas,
ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou assistência;
entidades de saúde e assistência social; Organizações da Sociedade Civil de
Interesse Público (OSCIPs); Organizações de moradores e Cooperativas, entre
outras.




COMPETÊNCIAS:




I – Aplicar princípios e fundamentos técnicos e teóricos interdisciplinares na gestão pública;
II – Planejar e implantar ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam
aos setores e aos segmentos dos processos de gestão;
III – Diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública.




Portfólio individual – Projeto de Extensão I – Gestão Pública



O perfil do egresso do curso de CST em Gestão pública idealizado pela IES proporciona a formação do profissional que aplica
metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração
pública, legislação vigente, tecnologias gerenciais, aspectos ambientais e
ética profissional; planeja e implanta ações vinculadas à prestação de
serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de
gestão; diagnostica o cenário político, econômico, social e legal na
totalidade da gestão pública.




SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):




Análise e resolução de problemas
Comunicação Interpessoal
Gestão do Tempo




OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:




O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a disseminação e articulação de conhecimentos
adquiridos no curso para promover as ações de difusão cultural no âmbito das
ciências, relacionados diretamente à Gestão Pública e com a articulação da
tecnologia junto à comunidade.




CONTEÚDOS:




I – Estado, governo e administração pública;II – Gestão de recursos humanos no setor público;
III – Gestão de programas e projetos.




Projeto de Extensão I – Gestão Pública



DUTRA, Joel Souza; DUTRA, Tatiana Almendra; DUTRA, Gabriela Almendra. Gestão de pessoas: realidade atual e desafios futuros. São
Paulo: Atlas, 2017.
CAMPOS, Leticia Mirela Fisher. Administração pública estratégica: planejamento, ferramentas e
implantação. Curitiba: Contetus, 2020.
XAVIER, Carlos Magno da Silva. Gerenciamento de Projetos: como definir e controlar o escopo do
projeto. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.




RELATÓRIO FINAL:



Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das
atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!


[/table] 
 
DESCRIÇÃO:
 
 
[table]

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:




A realização das atividades extensionistas do CST em Marketing, vinculada ao Programa de
Contexto à Comunidade, pode representar a oportunidade para estreitar o
relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio das contribuições
na resolução de problemas sociais presentes no contexto e, por outro lado,
possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills específicas no
alunado do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos locais,
dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades: Associação
de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena Empresa, Centro
Comercial.


[/table] 
[table]

COMPETÊNCIAS:




I – Diagnosticar potenciais de mercado considerando oportunidades e ameaças;
II – Criar, inovar e gerenciar bens e serviços;
III – Criar experiências positivas com base no comportamento do consumidor.


[/table] 
[table]

PERFIL DO EGRESSO:




O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Marketing possibilita a formação do
profissional que tenha como valores e pressupostos essenciais um perfil
generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, apto a
agir eticamente, diagnosticando os ambientes externo e interno, para a tomada
de decisão e do estabelecimento de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e
implementá-las nos processos estruturados e, atuando postura socialmente
responsável, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa
de Extensão Contexto à Comunidade, esse egresso poderá desenvolver
habilidades e capacidade para conduzir atividades referentes à compreensão da
realidade social, cultural e econômica do meio em que está inserido,
direcionando suas ações para a transformação da realidade e para o
desenvolvimento social e da qualidade de vida.


[/table] 
[table]

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):




Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Aprendizado Ativo


[/table] 
[table]

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Projeto de Extensão I MARKETING ead curso




O principal objetivo da extensão universitária do CST em Marketing, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o novo saber
que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no curso,
durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à
sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de
vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas
na sua aprendizagem multidisciplinar.
portfólio individual projeto de extensão


[/table] 
[table]

CONTEÚDOS:




I – Comportamento do consumidor;
II – Estratégias mercadológicas;
III – Pesquisa mercadológica;
IV – Sociedade e direitos humanos.


[/table] 
O que colocar em um portfólio de marketing?
[table]

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
curso tem como objetivo sobre o curso público alvo carga




CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
FOGGETTI, Cristiano (org.). Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. São Paulo :
Pearson, 2015.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2017.


[/table] 
[table]

RELATÓRIO FINAL:
Projeto de Extensão I MARKETING



Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
coordenação pedagógica Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das
atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
objetivo do curso é



DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS




Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que
você explorou no seu planejamento.

 
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):

[/table] 
[table]

RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e
inédito, evite plágio.

Questões norteadoras:
(1)               Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas
ações extensionistas?

(2)               Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3)               Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações
extensionistas?

Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com
justificativas.





 




DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da
ação realizada por você.

 




 




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS como
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT,
para isso consulte sua Biblioteca Virtual;

[/table] 
 
DESCRIÇÃO:
 
[table]

Projeto de extensão I Processos Gerenciais







CURSO: CST EM PROCESSOS GERENCIAIS







COMPONENTE CURRICULAR:




PROJETO DE EXTENSÃO I – PROCESSOS GERENCIAIS




PROGRAMA DE EXTENSÃO:




PROGRAMA DE CONTEXTO À COMUNIDADE.




FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:




A realização das atividades extensionistas do CST em Processos Gerenciais, vinculada ao
Programa de Contexto à Comunidade, pode representar a oportunidade para
estreitar o relacionamento do saber universitário com a comunidade, por meio
das contribuições na resolução de problemas sociais presentes no contexto e,
por outro lado, possibilitar o desenvolvimento de competências e soft skills
específicas no alunado do curso. As ações poderão ser realizadas em diversos
locais, dependendo do problema identificado, sendo algumas possibilidades:
Associação de Bairro, Prefeitura, ONG, Igreja, Escola, Micro e Pequena
Empresa.




COMPETÊNCIAS:




I – Articular recursos com foco no planejamento, na inovação e no desenvolvimento de negócios;
II – Mapear, diagnosticar, implementar e aperfeiçoar os processos gerenciais na
contemporaneidade;
III – Gerenciar recursos e processos organizacionais e tecnológicos.




PERFIL DE EGRESSO:




O perfil do egresso idealizado pela IES para o CST em Processos Gerenciais possibilita a formação do profissional que tenha como
valores e pressupostos essenciais um perfil generalista, crítico, reflexivo,
propositivo, humanístico e dinâmico, apto a agir eticamente, diagnosticando
os ambientes externo e interno, para a tomada de decisão e do estabelecimento
de estratégias e objetivos, a fim de investigar inovações e implementá-las
nos processos estruturados e, atuando postura socialmente responsável, sendo que
pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Contexto à
Comunidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades e capacidade para
conduzir atividades referentes à compreensão da realidade social, cultural e
econômica do meio em que está inserido, direcionando suas ações para a
transformação da realidade e para o desenvolvimento social e da qualidade de
vida.




SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):




Análise e resolução de problemas
Flexibilidade e adaptação
Aprendizado Ativo




OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:




O principal objetivo da extensão universitária do CST em Processos Gerenciais, por meio do Programa de Contexto à Comunidade, é o
novo saber que é originado devido à aplicação do conhecimento adquirido no
curso, durante a busca da contribuição à resolução de problemas contextuais à
sociedade, e, ainda, ao desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de
vida, dessa forma, oportunizando que o corpo discente realize ações embasadas
na sua aprendizagem multidisciplinar.




CONTEÚDOS:




I – Estratégia organizacional;
II – Sistemas de informações gerenciais;
III – Gestão de pessoas;
IV – Sociedade e direitos humanos.




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:




ARMELIN, Danylo Augusto. Sistemas de informação gerencial. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
MASCARO, Laura Degaspare Monte. Direitos humanos e cidadania. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2017.
RODRIGUES, Edna de Almeida. Modelos de gestão. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2016.




TEMPLATE PDCA:




Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS.




1.  PLANEJAMENTO (PLAN)




Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf.
Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as metas de um
organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de
soluções de seu contexto!
Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu
projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de
metas disponível em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja. Pode escolher
dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta.
Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu
Relatório Final de Atividades Extensionistas.
 
LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO
 







 
DEFINA A PROPOSTA.
IMERSÃO:
DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO
 
Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.
SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA
1.       Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive
com maior frequência?

1.1.     Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente curricular?
Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1.
1.2.     É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de extensão.
Se não for possível deve voltar à pergunta 1.
1.3.     A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?
Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.
2.       Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas
identificados?

3.       Onde será realizada a ação?
4.       Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado?
5.       Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente?
6.       Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação?
7.       Será necessário agendamento?
8.       Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação?
 







IDEAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO.







PROTOTIPAÇÃO:
DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO.







IDEIAS E ANOTAÇÕES:







2. REALIZAÇÃO (DO)




CRONOGRAMA:




ATIVIDADES


PER. 1


PER. 2


PER. 3


PER.4




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




 


 


 


 


 




3. VERIFICAÇÃO (CHECK)




Planejamento:




Imersão realizada?




() SIM




() NÃO




Ideação realizada?




() SIM




() NÃO




Prototipação realizada?




() SIM




() NÃO




Planejamento está ok?




() SIM




() NÃO




Realização:




Cronograma realizado?




() SIM




() NÃO




Cronograma atende a realização do projeto?




() SIM




() NÃO




Verificação:




Cronograma atende a realização do projeto?




() SIM




() NÃO




Projeto atende a proposta da instituição escolhida?




() SIM




() NÃO




Houve necessidade de mudança de estratégia?




() SIM




() NÃO




Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias?







4. AÇÃO (ACT)




AÇÃO PROPOSTA:







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.


[/table] 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.