x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 197

DRE CONSOLIDADA

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 semanas Sexta-Feira | 20 setembro 2024 | 15:07

Boa tarde,
Na elaboração da DRE consolidada sobre duas empresas, sendo que a controladora possui 100% do capital da controlada, deve-se considerar/somar as vendas de controladora para a controlada?
Por exemplo, a controladora vendeu 400k que lhe custou 200k para a controlada, e a controlada vendeu para terceiros 50% do que comprou por 250k.
Na DRE consolidada, soma-se as duas vendas ou se considera somente o que se vende para terceiros, já que a venda de 400k da controladora permaneceu no "grupo das empresas"?

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 11 semanas Sexta-Feira | 20 setembro 2024 | 15:38

Boa tarde!

O que não saiu do grupo econômico deve ser removido das demonstrações, todas as relações intercompanhias (não realizadas com partes de fora do grupo) devem ser excluídas. Neste caso desconsiderar-se-á a parte da operação intergrupo que não foi vendida a terceiros.

É um tema um pouco complexo para explicar mais detalhadamente por aqui, mas sugiro a leitura do CPC 05 Divulgação sobre Partes Relacionadas e o CPC 36 (R3) Demonstrações Consolidadas, em especial o 36.

Mas segue breve trecho do CPC 36 que responde sua duvida:
Requisitos contábeis
Procedimentos de consolidação

B86. Demonstrações consolidadas devem:
(...)
(c) eliminar integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo (resultados decorrentes de transações intragrupo que sejam reconhecidos em ativos, tais como estoques e ativos fixos, são eliminados integralmente). Os prejuízos intragrupo podem indicar uma redução no valor recuperável de ativos, que exige o seu reconhecimento nas demonstrações consolidadas. O Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o Lucro se aplica a diferenças temporárias, que surgem da eliminação de lucros e prejuízos resultantes de transações intragrupo.

Novamente, consolidar balanços e tratar de partes relacionadas é um processo um complicado, não atoa costuma estar na matéria de Contabilidade Avançada nas universidades rsrsrs, então sugiro se aprofundar um pouco antes e ler com calma sobre o assunto, tem bastantes peculiaridades para divulgação correta

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 semanas Sexta-Feira | 20 setembro 2024 | 16:14

Agradeço por sua resposta, consegui compreender o assunto da minha dúvida.
Agradeço também pelas dicas de leitura, vou aplicá-las para conhecer melhor as peculiaridades do assunto.
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.