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Planos de Aulas

MARCIO

Marcio

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 semanas Quinta-Feira | 13 março 2025 | 08:41

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), a elaboração de planos de aula constitui requisito fundamental para garantir o planejamento do processo de ensino-aprendizagem em todas as etapas da educação. Tal exigência jurídica decorre do princípio da responsabilidade pedagógica, garantindo-se que o docente explique objetivos, conteúdos, estratégias metodológicas e procedimentos avaliativos, permitindo um registro formal do processo educacional. Nas disciplinas de Contabilidade e áreas correlatas, o plano de aula possibilita não apenas a organização do conteúdo técnico, mas também a adequação das atividades práticas, estimulando o raciocínio lógico e a aplicação dos conhecimentos em situações concretas.
Nesse sentido, um plano de aula costuma conter a identificação da disciplina (Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Perícia Contábil etc.), os objetivos de aprendizagem (por exemplo, compreender princípios contábeis, projeções financeiras e analisar cenários econômicos-financeiros), o detalhamento do conteúdo programático, os recursos didáticos (livros, slides, calculadoras, estudos de caso, exercícios) e a forma de avaliação (trabalhos em grupo, testes discursivos, resolução de problemas). É útil, ainda, incluir previsões de carga horária, estratégias de ensino (exposição dialogada, debates ou estudos de caso reais) e instruções para trabalhos práticos.
Para ilustrar, um modelo simples de plano de aula pode conter: (i) “Tema” – Demonstrações Contábeis; (ii) “Objetivos” – identificar componentes do balanço patrimonial e DRE; (iii) “Conteúdo” – teoria das contas patrimoniais, exemplos práticos, resolução de exercícios; (iv) “Metodologia” – aulas expositivas, análise de balanços de empresas reais; (v) “Avaliação” – participação em sala, listas de exercícios e apresentação de trabalho final; (vi) “Recursos” – apostilas, planilhas eletrônicas, exemplos de projeções contábeis publicadas. Tal estrutura, em conformidade com a legislação supramencionada, amplia legalmente o processo educativo e confere transparência e qualidade às disciplinas de Contabilidade.

Marcio L. Diniz
61-98513-4992

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