x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 123

Dúvida parte teórico, conceitos básicos.

Bruna Oliveira

Bruna Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 5 semanas Quarta-Feira | 19 março 2025 | 11:17

Caros colegas,
posso afirmar que: A conta de PCLD ou PECLD , é uma conta do Ativo e  de natureza credora, porque, seu saldo é negativo no Ativo e reduz assim o direito a receber de Clientes ?                                                            

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 5 semanas Quarta-Feira | 19 março 2025 | 13:36

Bruna,

Exatamente, o termo utilizado usualmente é conta redutora do ativo do grupo clientes. É válido lembrar que o "saldo" negativo é apenas no ativo, já a parte da provisão da perda é uma conta de resultado com natureza de despesas.

Base:
CPC 48 e IFRS 9
Lei 6.404/76

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: