Diogo
Iniciante DIVISÃO 1 , Gestor(a)Prezados(as),
Estou estudando para um concurso que ainda não tem previsão de edital. Com base em uma análise estatística que realizei a partir de dados de concursos anteriores para o mesmo cargo, há uma grande possibilidade de que o próximo edital seja publicado em 2027, 2028 ou até mesmo 2029. Iniciei minha preparação em fevereiro deste ano, logo após receber alta hospitalar, pois havia sofrido um acidente bastante severo. Além de estar focado na aprovação, utilizo os estudos também como uma forma de terapia.
Conforme os editais anteriores, a disciplina de Contabilidade é cobrada em duas áreas: Geral e Pública. Ao começar a estudar, percebi que não é possível compreender bem a Contabilidade Pública sem uma boa base em Contabilidade Geral. Encontrei ótimos materiais, inclusive alguns bem antigos que pertenciam ao acervo do meu falecido pai, que era contador — entre eles, obras do Osni, que considero excelente e bastante didáticas.
O livro que estou utilizando é antigo, de 1967, a escrituração era feita de modo manual (me trouxe saudades de ver as anotações do coroa). Não sei se ainda há previsão legal que obrigue esse formato de escrituração, mas hoje, me parece que quase tudo ocorre por meio do SPED. Baixei o manual do SPED, que é bem didático até certo ponto, mas pressupõe um conhecimento prévio que ainda não possuo por completo. Minha lógica é aprender o básico com esse material que tenho; assim que estiver mais seguro do conteúdo, pretendo comprar um livro do mesmo autor de edição mais atual para "me atualizar" e bom a dúvida que tenho é a seguinte:
Neste lançamento no Diário, que supostamente ocorreu no dia 15/02/25, um Cliente nomeado Cliente 01, contratou um serviço da empresa, procedi a escrituração da seguinte forma:
10.1 Caixa
40.5 a Receita de Serviços