x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 1.049

Alguém aqui já fez o curso com o Prof. Paulo Adyr no IbiJus? Vale a pena?

Aline Silva

Aline Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 33 semanas Quarta-Feira | 30 julho 2025 | 09:05

Olá, colegas.
Gostaria de ouvir a opinião de quem já teve contato com o curso de recuperação tributária oferecido pelo IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito, especialmente o programa apresentado nas lives ministradas pelo Prof. Paulo Adyr.
A proposta é bastante atrativa, com foco na recuperação de créditos tributários e a promessa de honorários elevados (citam ganhos mensais na casa de R$ 30 mil). Em um dos vídeos, chegou-se a afirmar que não seria necessário dominar profundamente o direito tributário para começar a atuar (informação irreal) , o que me deixou em dúvida.
Estou avaliando a possibilidade de investir na formação, mas quero entender melhor se a proposta condiz com a realidade do mercado e da prática contábil/jurídica.
Alguém aqui já fez esse curso ou conhece alguém que tenha feito? Vale a pena?
Desde já, agradeço a quem puder compartilhar experiências.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 33 semanas Quarta-Feira | 30 julho 2025 | 09:55

Bom dia,  Aline Silva Pessoa

Entendo sua insegurança e a importância de buscar informações antes de investir em formação. Sobre o curso de recuperação tributária do IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito e as lives do Prof. Paulo Adyr, preciso ser direto: Não conheço a instituição, nem o "professor" (que seria instrutor ou mentor) em questão.

No entanto, com meus 30 anos de experiência na área contábil, percebo que a proposta e as promessas (especialmente a de altos ganhos mensais e a desnecessidade de profundo domínio do direito tributário) têm alta probabilidade de serem marketing enganoso e completamente irreais.

Cuidado com Golpes na Área Tributária
Infelizmente, é crescente o número de golpes onde supostos "consultores tributários" prometem restituições significativas e a dinâmica é preocupante:
* Cobram honorários elevados de antemão.
* Usando uma procuração digital da empresa, alijam o contador responsável, impedindo-o de atuar.
* Retificam declarações dos últimos 5 anos para gerar créditos fictícios.
* Tentam o ressarcimento ou compensação com base nessas informações fraudulentas.

O desfecho, porém, é sempre o mesmo: o Fisco descobre as manobras ilícitas, multa a empresa, que nada restitui ou compensa, e acaba arcando com expressivos gastos irrecuperáveis e as penalidades.

Recomendo cautela extrema com propostas que parecem "boas demais para ser verdade" e que minimizam a complexidade de uma área tão séria como a tributária. O domínio do Direito Tributário é fundamental para atuar com segurança e ética.

Reflita.

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
Blog de Procedimentos Contábeis
Aline Silva

Aline Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 33 semanas Quarta-Feira | 30 julho 2025 | 10:10

Agradeço muito pelo feedback compartilhado.
As informações foram extremamente úteis e esclareceram pontos que eu já vinha analisando com cautela. A experiência relatada e os alertas sobre os riscos envolvidos me ajudaram a tomar uma decisão mais consciente e alinhada com a realidade do mercado.
Agradeço novamente por contribuir com tanta clareza e responsabilidade. Esse tipo de troca é essencial para quem busca atuar com seriedade na área contábil e tributária.

Ana Bicca

Ana Bicca

Iniciante DIVISÃO 1 , Agente Administrativo
há 1 semana Quinta-Feira | 12 março 2026 | 19:32

Boa noite Aline

Vi tua pergunta  apareceu pelo google, e me escrevi aqui pra te responder. Eu comprei o curso, e ganhei "todos" os bônus por ter sido uma das 10 primeiras, e minha sugestão é, se 3000 mil reais te fazem falta, não compre. 

São fortes no markenting, e trafégo pago, tanto que caí, via sempre os anúncios e comprei, e antes procurei e não tinha nada contra, nenhum ex aluno falando nada, mas devia ter desconfiado que também não tinha ninguém falando nada de bom.

Sou da area jurídica e estava retornando ao país então quis me atualizar. Como eu vi que o professor tinha segundo divulgam, pós doutorado em direito tributário pensei, é algo sério, vai ser bom, mas infelizmente sei tanto de tributário como quando começei.

O curso basicamente te ensina marketing para captar clientes online, inclusive dando exemplos de pessoas, escritórios que ficam ligando o dia todo, para as suspostas listas de possíveis clientes que a pessoa possa captar na região, esse é o bônus. Ou seja, é pra ser vendedor, vender seu serviço, que  o cliente não sabe que precisa. Agora eu te pergunto, quem em sã consciência vai querer entrar num bo desses, sem conhecimento técnico suficiente? Ainda falam, que ok, pode cair na malha fina da receita, avise o seu cliente, olha chega ser anti-ético ao meu ver. Mas enfim, não tinha como pedir devolução porque tinham passados 7 dias, na verdade em 7 dias não tem como avaliar o curso que dura 12 meses, me desmotivei total de continuar assistindo essa encheção de linguiça.
A plataforma é ruim, os colegas todos perdidos no whatsaap tentando parcerias, vender algo, um caos. Me arrependo muitíssimo!! Ainda tenho uns dias pra vencer, até dia 15/03 eu acho  e embora dizem que as pessoas não terminam os seus cursos, eu não sou dessas pessoas. Já comprei 4 cursos online que terminei 100% e renovei!!! e inclusive faço propaganda porque cumpriram o que prometeram, em técnica e me foi muito útil. 

Posso estar errada em alguma percepção minha, talvez eles precisam se organizar melhor, tirar um pouco de encheção de linguiça da plataforma, mas sinceramente já estão a muitos anos no mercado, já ganharam milhões, e se estivessem 100% de boa vontade a ensinar algo útil, ou sequer perto de pelo menos cada aluno ganhar o que pagou no curso, longe até dos 30 mil prometidos na nova profissão, teriam condições de fazer. Então fica o meu singelo desabafo, porque paguei, e por meses me senti enganada e até indignada por ter caído nesse conto. Espero que te ajude, Abraço, Ana.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade